Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
Na Henkel, moldamos o nosso futuro guiados por um enquadramento estratégico de longo prazo, baseada no nosso propósito e nos nossos valores.
Este enquadramento ajudar-nos-á a vencer nesta nova década com um foco claro num crescimento intencional. Isto significa criar um maior valor para o cliente e para o consumidor para superar os nossos mercados, reforçar a nossa liderança em sustentabilidade e permitir que os nossos funcionários cresçam, profissional e pessoalmente, através do seu trabalho na Henkel.
Os principais elementos deste enquadramento são um portefólio vencedor, vantagem competitiva nas áreas de inovação, sustentabilidade e digital, bem como modelos operacionais prontos para o futuro, sustentados por uma base sólida de uma cultura colaborativa e pessoas altamente habilitadas.
WIN THE 20s THROUGH
PURPOSEFUL GROWTH
Um elemento estratégico da nossa direção é a gestão ativa do nosso portefólio. Identificámos marcas e categorias com um volume total de vendas de mais de mil milhões de euros, principalmente na área do consumo, das quais uma grande parte já foi vendida ou descontinuada, desde a introdução da Agenda de Crescimento. Além disso, as Fusões e Aquisições são uma parte integral da estratégia da Henkel. Os critérios principais para aquisições são disponibilidade, adequação estratégica e atratividade financeira. Vamos utilizar o nosso balanço financeiro para encontrar aquisições de grande impacto. Embora o nosso objetivo seja expandir a nossa liderança tecnológica em Adhesive Technologies com aquisições, vamos concentrar-nos nos nossos negócios de consumo, em posições de liderança nacional e de categoria, com como em oportunidades e novos modelos de negócios.
Queremos acelerar inovações de impacto, suportadas por maiores investimentos. Isso incluirá uma abordagem de inovação por meio da expansão do uso de ferramentas e dados digitais para melhores e mais rápidos insights. À medida que potencializamos as tomadas de decisões em toda a organização, ainda mais perto do mercado, e alavancamos adicional o potencial de inovação aberta e crowdsourcing de ideias, também expandiremos as nossas abordagens e o investimento em incubadoras e centros de inovação. Isto permitirá o desenvolvimento de inovações de impacto nas dois unidades de negócio. Inovações e marcas serão apoiadas com investimentos consistentes nas principais categorias e regiões. Por conseguinte, a Henkel aumentou, mais uma vez, significativamente os investimentos de crescimento nas áreas de publicidade, digital e TI.
Com base no nosso histórico e no progresso em direção ao alcance dos nossos objetivos para 2020 e mais além, pretendemos reforçar a sustentabilidade enquanto fator competitivo e diferenciador. Definimos os próximos passos em três eixos principais, que são extremamente relevantes para os nossos consumidores, parceiros de negócio e sociedade em geral: A caminho de nos tornarmos uma empresa positiva para o clima na nossa atividade até 2030, planeamos reduzir 65% da pegada de carbono da nossa produção e salvar 100 milhões de toneladas de CO2 juntamente com os nossos consumidores, clientes e fornecedores até 2025, comparativamente com o ano base de 2010. Também pretendemos produzir 100% da eletricidade que obtemos de fontes de energia renováveis até 2030. Para trabalharmos em direção a uma economia circular e zero desperdício de plástico no meio ambiente, definimos um pacote de medidas ambicioso para 2025: 100% das embalagens da Henkel serão recicláveis ou reutilizáveis* e pretendemos reduzir em 50%, os plásticos virgens produzidos à base de combustíveis fósseis, presentes nas nossas embalagens direcionadas para o consumo. Também queremos melhorar o nosso impacto social nas comunidades – através do fornecimento 100%responsável juntamente com os nossos parceiros, alavancando os nossos alrededor de 48.000 colaboradores envolvidos e ajudando a melhorar 30 milhões de vidas em todo o mundo até 2030. A sustentabilidade estará assim enraizada em todas as nossas atividades. Ao definir a sustentabilidade como um pilar central nas estratégias de inovação, as áreas de consumo vão desenvolver os seus portfolios de produtos com especial atenção para soluções de packaging sustentáveis e no desenvolvimento de marcas com propósito. A área de negócio Adhesive Technologies vai continuar a alavancar o seu potencial através de produtos e tecnologias que definem os padrões da indústria.
No futuro, temos como objetivo que a transformação digital crie valor acrescentado para clientes e consumidores. Desejamos aumentar a ligação individual e as vendas digitais nos negócios de consumo, expandindo as plataformas digitais existentes e estabelecendo novas para uma relação mais direta com os consumidores. A digitalização end-to-end centrada no cliente nos negócios industriais será direcionada para gerar novos negócios e para digitalizar ainda mais a experiência do cliente em todos os pontos de contacto. Adicionalmente, continuaremos a integração de dados em toda a cadeia. Isto permitirá que a empresa, por exemplo, crie soluções inovadoras e personalizadas em inteligência artificial. Também investiremos em talento digital, especialmente cientistas e engenheiros de dados com capacidades futuras e profunda experiência no setor tecnológico. E, finalmente, queremos fomentar o foco nos negócios digitais e eficiência. Reorganizaremos completamente a nossa configuração digital, estabelecendo uma nova estrutura digital chamada "Digital Business". A Henkel definiu no final do ano passado uma nova posição CDIO (Chief Digital and Information Officer). As equipas de digital e TI da Henkel estão agora concertadas sob a liderança do CDIO, que reporta diretamente ao CEO.
O novo “Digital Business” da Henkel baseia-se em dois pilares: primeiro, “Business Technology”, que é um veículo para impulsionar a eficiência em toda a cadeia de valor, otimizando continuamente os processos de negócio e os sistemas de TI. O segundo pilar é "Henkel Digital", uma nova unidade dedicada à incubação e inovação orientadas para o mercado. Sob esta orientação, estamos a planear estabelecer centros de inovação digital em Berlim, Silicon Valley e na Ásia.
*Excluindo produtos adesivos em que resíduos podem afetar a reciclabilidade.
Estamos a redefinir todos os modelos operacionais da empresa para que sejam ajustados, rápidos e simples, e para melhorar continuamente a competitividade dos seus processos e estruturas. Pretendemos intensificar os nossos esforços para possibilitar novos modelos de negócio, aumentar a proximidade de clientes e consumidores com tomadas de decisões mais rápidas e ampliar continuamente a eficiência.
Uma cultura forte, valores partilhados e uma estrutura clara para colaborar como uma só equipa são fundamentais para o sucesso futuro da Henkel. Como primeiro passo, apresentamos os novos “Leadership Commitments” a todos os colaboradores em todo o mundo em 2019. Queremos acelerar essa jornada cultural com esses compromissos no núcleo central e promover uma cultura de colaboração e empowerment, capacitando os nossos colaboradores com skills futuros e fomentando o crescimento e o desenvolvimento das pessoas.