ENQUADRAMENTO ESTRATÉGICO

Na Henkel, moldamos o nosso futuro guiados por um enquadramento estratégico de longo prazo, baseada no nosso propósito e nos nossos valores.

Este enquadramento ajudar-nos-á a vencer nesta nova década com um foco claro num crescimento intencional. Isto significa criar um maior valor para o cliente e para o consumidor para superar os nossos mercados, reforçar a nossa liderança em sustentabilidade e permitir que os nossos funcionários cresçam, profissional e pessoalmente, através do seu trabalho na Henkel.

Os principais elementos deste enquadramento são um portefólio vencedor, vantagem competitiva nas áreas de inovação, sustentabilidade e digital, bem como modelos operacionais prontos para o futuro, sustentados por uma base sólida de uma cultura colaborativa e pessoas altamente habilitadas.

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WIN THE 20s THROUGH
PURPOSE­FUL GROWTH

Dar forma a um portefólio vencedor com rigor

Um elemento estratégico da nossa direção é a gestão ativa do nosso portefólio. Identificámos marcas e categorias com um volume total de vendas de mais de mil milhões de euros, principalmente na área do consumo, das quais uma grande parte já foi vendida ou descontinuada, desde a introdução da Agenda de Crescimento. Além disso, as Fusões e Aquisições são uma parte integral da estratégia da Henkel. Os critérios principais para aquisições são disponibilidade, adequação estratégica e atratividade financeira. Vamos utilizar o nosso balanço financeiro para encontrar aquisições de grande impacto. Embora o nosso objetivo seja expandir a nossa liderança tecnológica em Adhesive Technologies com aquisições, vamos concentrar-nos nos nossos negócios de consumo, em posições de liderança nacional e de categoria, com como em oportunidades e novos modelos de negócios.

Acelerar as inovações de impacto com maiores investimentos 

Queremos acelerar inovações de impacto, suportadas por maiores investimentos. Isso incluirá uma abordagem de inovação por meio da expansão do uso de ferramentas e dados digitais para melhores e mais rápidos insights. À medida que potencializamos as tomadas de decisões em toda a organização, ainda mais perto do mercado, e alavancamos adicional o potencial de inovação aberta e crowdsourcing de ideias, também expandiremos as nossas abordagens e o investimento em incubadoras e centros de inovação. Isto permitirá o desenvolvimento de inovações de impacto nas dois unidades de negócio. Inovações e marcas serão apoiadas com investimentos consistentes nas principais categorias e regiões. Por conseguinte, a Henkel aumentou, mais uma vez, significativamente os investimentos de crescimento nas áreas de publicidade, digital e TI.

Potenciar a sustentabilidade com base num histórico forte e com metas ambiciosas 

Com base no nosso histórico e no progresso em direção ao alcance dos nossos objetivos para 2020 e mais além, pretendemos reforçar a sustentabilidade enquanto fator competitivo e diferenciador. Definimos os próximos passos em três eixos principais, que são extremamente relevantes para os nossos consumidores, parceiros de negócio e sociedade em geral: A caminho de nos tornarmos uma empresa positiva para o clima na nossa atividade até 2030, planeamos reduzir 65% da pegada de carbono da nossa produção e salvar 100 milhões de toneladas de CO2 juntamente com os nossos consumidores, clientes e fornecedores até 2025, comparativamente com o ano base de 2010. Também pretendemos produzir 100% da eletricidade que obtemos de fontes de energia renováveis até 2030. Para trabalharmos em direção a uma economia circular e zero desperdício de plástico no meio ambiente, definimos um pacote de medidas ambicioso para 2025: 100% das embalagens da Henkel serão recicláveis ou reutilizáveis* e pretendemos reduzir em 50%, os plásticos virgens produzidos à base de combustíveis fósseis, presentes nas nossas embalagens direcionadas para o consumo. Também queremos melhorar o nosso impacto social nas comunidades – através do fornecimento 100%responsável juntamente com os nossos parceiros, alavancando os nossos alrededor de 48.000 colaboradores envolvidos e ajudando a melhorar 30 milhões de vidas em todo o mundo até 2030. A sustentabilidade estará assim enraizada em todas as nossas atividades. Ao definir a sustentabilidade como um pilar central nas estratégias de inovação, as áreas de consumo vão desenvolver os seus portfolios de produtos com especial atenção para soluções de packaging sustentáveis e no desenvolvimento de marcas com propósito. A área de negócio Adhesive Technologies vai continuar a alavancar o seu potencial através de produtos e tecnologias que definem os padrões da indústria.

Transformação Digital para criação de valor para clientes e consumidores 

No futuro, temos como objetivo que a transformação digital crie valor acrescentado para clientes e consumidores. Desejamos aumentar a ligação individual e as vendas digitais nos negócios de consumo, expandindo as plataformas digitais existentes e estabelecendo novas para uma relação mais direta com os consumidores. A digitalização end-to-end centrada no cliente nos negócios industriais será direcionada para gerar novos negócios e para digitalizar ainda mais a experiência do cliente em todos os pontos de contacto. Adicionalmente, continuaremos a integração de dados em toda a cadeia. Isto permitirá que a empresa, por exemplo, crie soluções inovadoras e personalizadas em inteligência artificial. Também investiremos em talento digital, especialmente cientistas e engenheiros de dados com capacidades futuras e profunda experiência no setor tecnológico. E, finalmente, queremos fomentar o foco nos negócios digitais e eficiência. Reorganizaremos completamente a nossa configuração digital, estabelecendo uma nova estrutura digital chamada "Digital Business". A Henkel definiu no final do ano passado uma nova posição CDIO (Chief Digital and Information Officer). As equipas de digital e TI da Henkel estão agora concertadas sob a liderança do CDIO, que reporta diretamente ao CEO. 

O novo “Digital Business” da Henkel baseia-se em dois pilares: primeiro, “Business Technology”, que é um veículo para impulsionar a eficiência em toda a cadeia de valor, otimizando continuamente os processos de negócio e os sistemas de TI. O segundo pilar é "Henkel Digital", uma nova unidade dedicada à incubação e inovação orientadas para o mercado. Sob esta orientação, estamos a planear estabelecer centros de inovação digital em Berlim, Silicon Valley e na Ásia.

*Excluindo produtos adesivos em que resíduos podem afetar a reciclabilidade. 

Redefinir os modelos operacionais para serem ajustados, rápidos e simples

Estamos a redefinir todos os modelos operacionais da empresa para que sejam ajustados, rápidos e simples, e para melhorar continuamente a competitividade dos seus processos e estruturas. Pretendemos intensificar os nossos esforços para possibilitar novos modelos de negócio, aumentar a proximidade de clientes e consumidores com tomadas de decisões mais rápidas e ampliar continuamente a eficiência.

Fortalecer a cultura colaborativa com pessoas capacitadas

Uma cultura forte, valores partilhados e uma estrutura clara para colaborar como uma só equipa são fundamentais para o sucesso futuro da Henkel. Como primeiro passo, apresentamos os novos “Leadership Commitments” a todos os colaboradores em todo o mundo em 2019. Queremos acelerar essa jornada cultural com esses compromissos no núcleo central e promover uma cultura de colaboração e empowerment, capacitando os nossos colaboradores com skills futuros e fomentando o crescimento e o desenvolvimento das pessoas