Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Henkel Adhesive Technologies e Henkel Consumer Brands.
A cadeia de abastecimento de uma empresa é um recurso muito importante – a colaboração entre as empresas em cada etapa da cadeia de abastecimento pode abrir poderosas oportunidades para minimizar o impacto ambiental gerado e maximizar o impacto social positivo gerado. Na Henkel, a nossa cadeia de abastecimento mundial inclui parceiros de negócio de mais de 120 países. Juntos, queremos promover o progresso em direção a um fornecimento 100% responsável.
Com a nossa abordagem de liderança para o fornecimento responsável, o nosso objetivo é permitir um crescimento significativo através da promoção da sustentabilidade ao longo de toda a nossa cadeia de abastecimento – para benefício das pessoas e do planeta. Para isso, mantemos um diálogo e uma colaboração intensa com os nossos fornecedores para promover práticas sustentáveis e o respeito pelos direitos humanos. A nossa missão é ir além da conformidade, para gerar impacto e mudanças ao longo de toda a nossa cadeia de valor e criar valor sustentável para os nossos clientes.
A nossa Estratégia de Fornecimento 100% Responsável enfatiza o nosso objetivo de tomar decisões de abastecimento 100% responsáveis a nível global, em todas as regiões, unidades de negócio e grupos de materiais. Este enquadramento estratégico é construído com base na nossa sólida gestão de risco, bem como na abordagem de conformidade. Isso reflete os principais aspetos da Estratégia de Crescimento Intencional da Henkel, ao mesmo tempo que coloca no centro da nossa agenda de fornecimento responsável as três áreas focais de sustentabilidade: positiva para o clima, economia circular e progresso social. As nossas contribuições para essas áreas focais são potenciadas pelos quatro principais facilitadores estratégicos de colaboração, transformação, inovação e capacitação que irão guiar o nosso progresso para um fornecimento 100% responsável.
No nosso departamento de compras, estamos fortemente empenhados em contribuir para a Agenda de Crescimento Intencional da Henkel e para as suas ambições com a nossa Estratégia de Fornecimento 100% Responsável.
Bertrand Conquéret, Chief Procurement Officer (CPO) da Henkel e presidente da iniciativa TfS
O principal objetivo do nosso sólido pilar de Gestão de Risco & Conformidade é promover avaliações de fornecimento com base no risco em termos de sustentabilidade para permitir a tomada de decisões informadas para mitigar a gestão de risco, bem como avaliar e melhorar o desempenho do fornecedor em termos de sustentabilidade. O foco deste pilar estratégico central está na devida diligência de risco, políticas e padrões, conformidade do fornecedor, bem como transparência e rastreabilidade da cadeia de abastecimento.
A Henkel tem atualmente parceiros de negócio em mais de 120 países e coloca a todos as mesmas exigências. Esperamos que a sua conduta comercial seja consistente com os nossos requisitos de sustentabilidade. Ao selecionar e trabalhar com os nossos parceiros de negócio, consideramos também o seu desempenho no que diz respeito à segurança, saúde, ambiente, padrões sociais e práticas comerciais justas. Isto baseia-se nas nossas normas empresariais de segurança, saúde e ambiente. As nossas normas empresariais de aquisição continuam a aplicar-se. O Chief Procurement Officer (CPO) é responsável por todas as atividades de aquisição e por assegurar uma gestão responsável da cadeia de abastecimento. Ele responde diretamente ao Diretor Financeiro (CFO).
O cumprimento do Código de Conduta intersectorial da Associação Alemã de Gestão de Materiais, Compras e Logística (BME) é obrigatório para todos os fornecedores da Henkel em todo o mundo. O Código de Conduta da BME é baseado nos dez princípios do Pacto Global da ONU. Este Código de Conduta torna possível a aplicação internacional e, para além da Política de Fornecimento Responsável, também serve de base para as relações contratuais com os nossos fornecedores estratégicos. A Política de Fornecimento Responsável, que está integrada no ciclo de compra-fornecedor, foi revista em 2023 para acrescentar aspetos específicos da diligência devida da cadeia de fornecimento.
A nossa Estratégia de Fornecimento 100% Responsável coloca as dimensões do enquadramento de ambição de sustentabilidade 2030+ da Henkel – planeta regenerativo, comunidades prósperas e parceiro de confiança – no centro da sua agenda de fornecimento. Para o efeito, centramo-nos nos seguintes domínios:
Nos domínios da sustentabilidade estratégica do aprovisionamento acima referidos, é recolhido e disponibilizado um grande número de indicadores para medir a contribuição de valor como base para as decisões estratégicas de aprovisionamento.
Para implementar a nossa Estratégia de Fornecimento 100% Responsável, os seguintes fatores são facilitadores fundamentais: colaboração, transformação, inovação e capacitação. Aceleramos os nossos esforços intensificando a nossa colaboração interna e externa com os parceiros comerciais e as principais partes interessadas. A nossa estrutura global de aquisições permite-nos impulsionar a transformação, integrando plenamente as respetivas estratégias de sustentabilidade das unidades de negócio e funções na nossa agenda de fornecimento responsável. Além disso, centrar-nos-emos em inovações sustentáveis, impulsionando a inovação de soluções digitais e conduzindo a mudança para uma mentalidade de fornecimento 100% responsável, capacitando as partes interessadas internas e externas através de oportunidades de desenvolvimento de capacidades.
A atual cooperação com os nossos fornecedores centra-se na definição e implementação de um plano comum para os objetivos de sustentabilidade da Henkel para 2025 e mais além. Utilizamos diferentes plataformas e fóruns para desenvolver inovações pioneiras no domínio dos produtos e tecnologias sustentáveis em conjunto com os nossos fornecedores.
Utilizamos os acordos de objetivos como uma ferramenta para orientar soluções de abastecimento sustentáveis com os nossos fornecedores estratégicos. Como parte da nossa abordagem de gestão de risco, estamos a trabalhar para melhorar continuamente a transparência das nossas cadeias de fornecimento a montante no que diz respeito aos riscos de sustentabilidade. Por isso, também exigimos que os fornecedores selecionados, por exemplo, nos sectores das matérias-primas e das embalagens, sejam transparentes quanto aos níveis de emissões da carteira de produtos fornecidos à Henkel. Os fornecedores selecionados para participar neste Programa de Compromisso Climático representam coletivamente mais de 50% das nossas emissões de âmbito 3. Em 2023, conseguimos validar mais de 2.500 pontos de dados de pegada de carbono de produtos em matérias-primas coletadas de fornecedores e disponibilizar essas informações internamente como uma fonte de dados primária. Em 2024, aumentámos ainda mais este número para mais de 6.000 pontos de dados de pegada de carbono de produtos.
O ano de 2024 também marcou o lançamento da “Henkel Climate Connect” - uma iniciativa chave de aquisição global para expandir o nosso compromisso com os fornecedores relacionados com o clima e a recolha de dados de emissões para além dos principais emissores e materiais diretos. Através desta iniciativa, esperamos mapear, validar e reduzir sistematicamente as emissões dos nossos fornecedores, e que estes contribuam ativamente para a redução das emissões ao longo das suas cadeias de abastecimento, em linha com o nosso objetivo de zero emissões líquidas. Através da nossa parceria existente com a Together for Sustainability (“TfS”) e o recém-lançado “Henkel Climate Connect”, fornecemos apoio e recursos de formação para aumentar as capacidades de transição climática dos fornecedores a uma escala global, atendendo a diferentes níveis de maturidade dos fornecedores.
Como outro marco no caminho para uma maior sustentabilidade na cadeia de valor, em 2022 a Henkel uniu forças com o Deutsche Bank para ligar o desempenho de sustentabilidade dos fornecedores a um programa de financiamento de fornecedores existente na Europa. Com base na sua classificação EcoVadis, os fornecedores europeus que já estão a participar no financiamento da cadeia de fornecimento com o Deutsche Bank podem beneficiar de melhores condições de financiamento. As taxas de financiamento são gradualmente reduzidas à medida que a classificação ESG dos fornecedores continua a melhorar. Isto significa que os cinco programas regionais de financiamento de fornecedores estão atualmente ligados a critérios de sustentabilidade. Outros países serão gradualmente integrados nestes programas, conforme necessário, para aumentar ainda mais a cobertura da cadeia de fornecimento da Henkel.
O nosso "Processo de Fornecimento Responsável" de seis fases é um elemento central da nossa abordagem estratégica de gestão de riscos e conformidade, que se centra na identificação de riscos e na definição de medidas adequadas para os minimizar. Com base na avaliação do desempenho de sustentabilidade dos nossos fornecedores, utilizamos a transparência resultante para apoiar os nossos clientes no trabalho com os fornecedores a fim de introduzir melhorias duradouras na cadeia de valor. Estes processos de melhoria contínua baseiam-se principalmente na transferência de conhecimentos e no desenvolvimento de competências no que diz respeito à otimização dos processos, à eficiência dos recursos e às normas ambientais e sociais. Este processo é parte integrante de todas as nossas atividades de compra. Utilizando este processo de seis etapas, cobrimos cerca de 97% do nosso volume de compras nas áreas de embalagem, matérias-primas e fabrico por contrato.
Os resultados da pré-verificação e da avaliação de risco fluem para o nosso processo de integração do fornecedor. Esperamos que os nossos fornecedores reconheçam o nosso Código de Conduta do Fornecedor, bem como a nossa Política de Compra Responsável. O nosso processo de integração é ancorado a um sistema de registo globalmente uniforme e fornece um resumo padronizado dos nossos requisitos de sustentabilidade.
No início de uma nova relação comercial, é solicitado aos fornecedores que divulguem os resultados de desempenho em termos de sustentabilidade existentes ou que preencham um questionário que garanta a transparência do seu desempenho em matéria de sustentabilidade. Fazemo-lo para a parte significativa do nosso volume de compras externas, utilizando uma metodologia de avaliação elaborada pela EcoVadis, um especialista independente em avaliação de sustentabilidade. Esses questionários cobrem expetativas nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente, qualidade, direitos humanos, padrões de colaboradores e anticorrupção.
Em 2021, introduzimos a solução de software como serviço IntegrityNext para fornecedores com volumes de compras mais baixos. Esta solução de software baseia-se num questionário compacto de autoavaliação do desempenho e dos riscos em matéria de sustentabilidade.
Os fornecedores selecionados são submetidos a uma auditoria para além da avaliação. Nesse processo, a Henkel trabalha com empresas de auditoria independentes para verificar a conformidade com os padrões definidos nas auditorias. As nossas auditorias consistem em inspeções no local (por exemplo, nos locais de produção) e incluem inspeções as fábricas e interação com colaboradores de todos os níveis de hierarquia.
Especialistas externos em sustentabilidade, bem como os responsáveis pelos fornecedores na nossa equipa de Compras, analisam os resultados das avaliações feitas pela EcoVadis para identificar as debilidades em termos de sustentabilidade e áreas de melhoria. Ao mesmo tempo, são atribuídos aos fornecedores diferentes classes de risco em termos de sustentabilidade. Um processo padronizado após a avaliação ou auditoria garante que os nossos fornecedores implementam as ações corretivas que foram especificadas. A repetição de não conformidades graves leva ao término do contrato com o fornecedor.
Independentemente dos resultados de uma auditoria ou avaliação, solicitamos aos nossos fornecedores avaliados que elaborem um Plano de Ação Corretivo e que trabalhem nas áreas de melhoria definidas. Acompanhamos o progresso de implementação do Plano de Ação Corretiva em conjunto com os nossos fornecedores ao longo do tempo até que ocorra uma reavaliação ou uma nova auditoria.
Utilizamos as reavaliações ou novas auditórias recorrentes para monitorizar o progresso de desempenho dos nossos fornecedores e para garantir um ciclo de melhoria contínua que consiste em avaliações, análises e medidas corretivas. A transparência resultante sobre o desenvolvimento do desempenho de sustentabilidade dos nossos fornecedores é disponibilizada em tempo real através de plataformas digitais.
Esta abordagem de avaliação dos riscos de sustentabilidade na cadeia de abastecimento faz parte do sistema de gestão de riscos a nível do Grupo. Avaliamos o potencial de risco a nível regional e nacional, bem como a nível da cadeia de valor, incluindo os riscos específicos do setor. Ao fazê-lo, concentramo-nos em países identificados por instituições internacionais como estando associados a níveis elevados de riscos de sustentabilidade. A avaliação inclui critérios relacionados com os direitos humanos, o ambiente e a corrupção.
O exemplo contemporâneo mais proeminente de um país de risco associado a materiais que representam um risco para a sustentabilidade são as províncias orientais da República Democrática do Congo (RDC), onde vários exércitos, grupos rebeldes e intervenientes externos lucraram com a exploração mineira, contribuindo simultaneamente para a violência e a exploração durante as guerras na região. Os quatro minerais extraídos do Congo Oriental e dos países vizinhos são os chamados "minerais de conflito". Estes minerais incluem a columbite-tantalite (minério de tântalo), a cassiterite (minério de estanho), a volframite (fonte de tungsténio) e o ouro, utilizados para a produção final dos metais tântalo, estanho, tungsténio e ouro, conhecidos como 3TG.
As cadeias de abastecimento sem conflitos são uma parte integrante da nossa Política de Fornecimento Responsável. De acordo com o Guia da OCDE sobre o Dever de Diligência para Cadeias de Aprovisionamento Responsáveis em Minerais Provenientes de Zonas de Conflito ou de Alto Risco, realizamos a devida diligência na cadeia de abastecimento. Exigimos que os nossos fornecedores se empenhem em conformidade com os requisitos dos enquadramentos jurídicos aplicáveis em matéria de minerais de conflito (incluindo, entre outros, o Guia sobre o Dever de Diligência da OCDE, o Regulamento da UE e a lei Dodd-Frank). Os fornecedores têm de apresentar provas documentais de que todos os materiais que adquirem estão isentos de conflitos. Uma vez que a Henkel não tem uma relação comercial direta com os fundidores, esperamos que os nossos fornecedores se relacionem com estes fundidores numa base de verificação livre de conflitos, com o requisito de utilizarem exclusivamente fontes validadas pela Iniciativa Minerais Responsáveis (RMI) ou por outra iniciativa empresarial reconhecida pela OCDE.
Os resultados da pré-verificação e da avaliação de risco fluem para o nosso processo de integração do fornecedor. Esperamos que os nossos fornecedores reconheçam o nosso Código de Conduta do Fornecedor, bem como a nossa Política de Compra Responsável. O nosso processo de integração é ancorado a um sistema de registo globalmente uniforme e fornece um resumo padronizado dos nossos requisitos de sustentabilidade.
No início de uma nova relação comercial, é solicitado aos fornecedores que divulguem os resultados de desempenho em termos de sustentabilidade existentes ou que preencham um questionário que garanta a transparência do seu desempenho em matéria de sustentabilidade. Fazemo-lo para a parte significativa do nosso volume de compras externas, utilizando uma metodologia de avaliação elaborada pela EcoVadis, um especialista independente em avaliação de sustentabilidade. Esses questionários cobrem expetativas nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente, qualidade, direitos humanos, padrões de colaboradores e anticorrupção.
Em 2021, introduzimos a solução de software como serviço IntegrityNext para fornecedores com volumes de compras mais baixos. Esta solução de software baseia-se num questionário compacto de autoavaliação do desempenho e dos riscos em matéria de sustentabilidade.
Os fornecedores selecionados são submetidos a uma auditoria para além da avaliação. Nesse processo, a Henkel trabalha com empresas de auditoria independentes para verificar a conformidade com os padrões definidos nas auditorias. As nossas auditorias consistem em inspeções no local (por exemplo, nos locais de produção) e incluem inspeções as fábricas e interação com colaboradores de todos os níveis de hierarquia.
Especialistas externos em sustentabilidade, bem como os responsáveis pelos fornecedores na nossa equipa de Compras, analisam os resultados das avaliações feitas pela EcoVadis para identificar as debilidades em termos de sustentabilidade e áreas de melhoria. Ao mesmo tempo, são atribuídos aos fornecedores diferentes classes de risco em termos de sustentabilidade. Um processo padronizado após a avaliação ou auditoria garante que os nossos fornecedores implementam as ações corretivas que foram especificadas. A repetição de não conformidades graves leva ao término do contrato com o fornecedor.
Independentemente dos resultados de uma auditoria ou avaliação, solicitamos aos nossos fornecedores avaliados que elaborem um Plano de Ação Corretivo e que trabalhem nas áreas de melhoria definidas. Acompanhamos o progresso de implementação do Plano de Ação Corretiva em conjunto com os nossos fornecedores ao longo do tempo até que ocorra uma reavaliação ou uma nova auditoria.
Utilizamos as reavaliações ou novas auditórias recorrentes para monitorizar o progresso de desempenho dos nossos fornecedores e para garantir um ciclo de melhoria contínua que consiste em avaliações, análises e medidas corretivas. A transparência resultante sobre o desenvolvimento do desempenho de sustentabilidade dos nossos fornecedores é disponibilizada em tempo real através de plataformas digitais.
Trabalhamos intensamente com os nossos fornecedores para melhorar o seu desempenho sustentável. O foco está em iniciar uma mudança positiva em toda a cadeia de valor, por exemplo, através de programas de formação e projetos conjuntos. Durante o ano de 2024, não recebemos qualquer notificação de infração por parte de qualquer um dos nossos parceiros comerciais estratégicos que tivesse dado motivo para terminar a nossa relação com esse fornecedor.
Em 2011, a Henkel e cinco outras empresas da indústria química cofundaram a iniciativa “Juntos pela Sustentabilidade – Cadeias de Fornecimento de Produtos Químicos para um Mundo Melhor” (TfS). Baseada nos princípios do Pacto Global das Nações Unidas e na Iniciativa de Cuidado Responsável do Conselho Internacional das Associações Químicas (ICCA). A TfS visa harmonizar processos de gestão da cadeia de abastecimento cada vez mais complexos no que diz respeito à sustentabilidade e otimizar o diálogo entre parceiros comerciais mundiais. Acima de tudo, devem ser criadas sinergias para que os recursos possam ser utilizados de forma mais eficiente e com um mínimo de esforço administrativo, não só entre as empresas membro, mas também em conjunto com todos os nossos fornecedores comuns.
No centro das auditorias e avaliações online da iniciativa TfS está a seguinte ideia central: "Uma auditoria para um é uma auditoria para todos!". Os fornecedores só têm, então, de se submeter a uma avaliação ou a uma auditoria. As auditorias são realizadas por uma série de empresas de auditoria selecionadas e independentes. Para as avaliações online, a TfS trabalha com a EcoVadis, uma agência especialista em avaliação de desempenho de sustentabilidade. O desempenho é avaliado nas áreas de gestão, ambiente, saúde e segurança, direitos humanos e laborais, e questões de governação empresarial ética. Em 2024, a TfS tinha um conjunto de cerca de 20.600 avaliações e auditorias TfS ativas. No mesmo ano, cerca de 3.200 fornecedores da Henkel foram submetidos a uma avaliação ou auditoria TfS. Como vários membros do TfS também são fornecedores diretos da Henkel, e estes fornecedores também avaliam e auditam os seus fornecedores, conseguimos uma abordagem mais aprofundada (nível n) às práticas de sustentabilidade ao longo da cadeia de valor.
Um marco significativo na história da iniciativa TfS foi o lançamento da Diretriz de Pegada de Carbono de Produto (PCF) de Escopo 3 para a Indústria Química em 2022. Os membros do TfS trabalharam com ONGs globais, especialistas em sustentabilidade corporativa, especialistas da indústria química e organizações como o Fórum Económico Mundial (WEF) e o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) para garantir a compatibilidade das diretrizes PCF do TfS com as melhores práticas globais para contabilidade de emissões. A Henkel foi representada por especialistas nos grupos de trabalho do PCF. A diretriz recentemente atualizada consolida as abordagens de cálculo do PCF existentes no que diz respeito às especificidades da indústria química e permite que os clientes empresariais e industriais, bem como os consumidores, estabeleçam uma comparabilidade direta e uma avaliação do impacto climático dos produtos químicos no futuro. Em 2024, a iniciativa TfS lançou oficialmente o PCF Exchange - uma plataforma de dados padronizada que permite que fornecedores e empresas giram e troquem com segurança dados de carbono de suas cadeias de abastecimento.
Outro elemento central da iniciativa TfS é a Academia TfS - uma plataforma de aprendizagem e desenvolvimento de competências concebida para proporcionar às empresas associadas e aos seus fornecedores uma formação contínua sobre os principais tópicos de sustentabilidade na cadeia de abastecimento. Os cursos abrangem tópicos como saúde e segurança, ambiente, compras sustentáveis, direitos laborais e humanos, gestão e governação, bem como informações sobre o próprio TfS. Os conteúdos de aprendizagem estão todos ligados a ações corretivas resultantes das auditorias e avaliações do TfS. Isto proporciona aos fornecedores que foram avaliados uma série de oportunidades de aprendizagem concretas que estão diretamente relacionadas com os resultados da auditoria e que os apoiam nos seus esforços de melhoria contínua. No final de 2024, mais de 280 alunos da Henkel estavam inscritos em 790 cursos na Academia TfS.
Durante 2024, a Henkel continuou a concentrar-se no desenvolvimento de competências e na expansão do conhecimento dos seus compradores e fornecedores. Os especialistas da Henkel treinaram especialistas em compras e fornecedores em áreas de foco como óleo de palma (kernel), emissões de gases de efeito estufa, fabricação de contratos e produtos comerciais. Os especialistas da TfS formaram mais de 2.500 participantes em vários webinars em cinco idiomas em 2024.
Tal como em anos anteriores, as partes interessadas internas da Henkel e os novos colaboradores do departamento de Compras também receberam formação sobre os conteúdos da nossa estratégia de aprovisionamento responsável, com especial ênfase nos requisitos da Lei de Diligência Devida da Cadeia de Fornecimento. Em 2024, mais de 320 funcionários do departamento de Compras passaram por uma extensa formação de diligência devida em matéria de direitos humanos centrada nas cadeias de abastecimento.
Para impulsionar o progresso nas áreas da diversidade, equidade e inclusão, a nossa divisão de compras está a ajudar a fortalecer a diversidade entre os nossos fornecedores. Como parte deste esforço, lançámos o nosso Programa de Diversidade de Fornecedores na América do Norte para proporcionar aos fornecedores certificados interessados em fazer negócio com a Henkel mais oportunidades de colaboração. O programa tem como alvo empresas pertencentes a mulheres e empresas geridas por membros de grupos minoritários, como deficientes ou veteranos, entre outros. Um formulário de registo desenvolvido pela nossa equipa de Diversidade de Fornecedores no nosso site norte-americano proporciona uma forma de ligar potenciais fornecedores de diversidade diretamente à nossa organização de compras. Para além de uma série de associações empresariais, incluindo o National Minority Supplier Development Council (NMSDC) e a Women-owned or Minority-owned Business Enterprise (WMBE), a equipa de Diversidade de Fornecedores está envolvida em vários eventos de matchmaker de diversidade de fornecedores. Desta forma, pretendemos associar soluções de aquisição de elevada qualidade a uma base de fornecedores inclusiva e dinâmica. Pretendemos tirar partido da experiência adquirida com este programa no importante mercado norte-americano para expandir as nossas atividades globais.
Para além do nosso trabalho na iniciativa TfS, a Henkel é membro do AIM-Progress, um fórum de empresas da indústria de bens de consumo. O objetivo é também encorajar as empresas membros a partilharem experiências na área do fornecimento sustentável e a utilizarem sinergias. O fórum também se concentra na realização de eventos regionais de fornecedores para melhorar o desempenho da sustentabilidade na cadeia de valor. Somos também um dos membros fundadores da iniciativa Action for Sustainable Derivatives (ASD). Esta iniciativa reúne organizações ao longo da cadeia de abastecimento de derivados de óleo de palma para apoiar os esforços no sentido de aumentar a transparência e promover a conformidade com os princípios NDPE (No Deforestation, No Peat, No Exploitation) para transformar positivamente a indústria do óleo de palma.