ECONOMIA CIRCULAR

circular-economy

Proteger os produtos que amamos e fornece informações sobre como usá-los com segurança e responsabilidade – mas o embalamento necessita tornar-se parte de uma economia circular.

Promover a circularidade

Eliminar, reduzir e, quando não é possível, reciclar as embalagens, especialmente para os bens de consumo, é a melhor forma de minimizar os resíduos e os efeitos negativos que tem para o ambiente. O nosso objetivo é reduzir a quantidade de material que utilizamos para embalar um produto para um mínimo – sem comprometer a qualidade, o desempenho e a segurança dos nossos produtos – e fornecer aos consumidores toda a informação que eles precisam para uma utilização segura e eliminação adequada. Com algumas excepções, as nossas embalagens foram desenvolvidas para proporcionar o nível de desempenho esperado pelos nossos consumidores, enquanto minimizamos a utilização de recursos. Além disso, as nossas embalagens podem ser eliminadas nos sistemas de recolha e reciclagem existentes.

Ao mesmo tempo, o consumo de recursos pode ser reduzido se os materiais forem mantidos em ciclos económicos, durante o maior tempo possível. Por essa razão, a nossa missão é incluir materiais provenientes de fontes sustentáveis e conceber embalagens que possam ser reutilizadas como matérias-primas para novos produtos, de modo a fechar o ciclo dos materiais. Os nossos criadores de embalagens trabalham de perto com os fornecedores, fabricantes de materiais de embalagem, recicladores e reprocessadores para cumprir os requisitos das embalagens funcionais.

Na nossa unidade de negócios Adhesive Technologies, estamos a concentrar-nos em soluções inovadoras que facilitam a reciclagem e na separação de materiais para que seja possível reparar, reutilizar e renovar os produtos e os seus componentes.

A Henkel está à procura de uma variedade de abordagens para implementar a reciclagem em circuito fechado nos seus próprios processos de produção. Nesta área, damos ênfase à recolha separada de todos os fluxos de resíduos recicláveis nas nossas instalações.

A nossa nova Política de Circularidade descreve as ambições, objetivos e medidas da Henkel na área da economia circular.

Nossa estratégia de embalagens: forte foco, metas ambiciosas

Na Henkel reconhecemos a nossa responsabilidade relativamente as embalagens. Temos o compromisso de promover a sustentabilidade e concretizar esse compromisso por meio de um conjunto de metas ambiciosas. A nossa estratégia é construída em torno de um conceito de economia circular e concentra-se em incluir materiais de fontes sustentáveis e usar um design inteligente para fechar o ciclo – para benefício das pessoas e do planeta.

A nossa estratégia para promover a economia circular para as embalagens centra-se em três pilares:

1. Criação inteligente da embalagem e redução de materiais

As soluções de embalagem sustentáveis são a melhor forma de criar uma economia circular eficiente e económica. O design inovador é essencial na substituição de matérias-primas virgens por alternativas recicladas ou renováveis sempre que possível, o que permite a utilização de materiais mais sustentáveis ou renováveis. O nosso objetivo é que, até 2025, 100% das embalagens da Henkel tenham todas as propriedades necessárias para entrar num processo de reciclagem ou serem reutilizadas.

2. Utilização de materiais provenientes de fontes sustentáveis

A Henkel trabalha constantemente para aumentar a percentagem de material reciclado nas suas embalagens. Também temos como objetivo utilizar embalagens feitas de matérias-primas sustentáveis. Os materiais de embalagem mais utilizados feitos de matérias-primas renováveis são o papel e o cartão. O nosso objetivo é obter 100% do papel e do cartão que utilizamos nas nossas embalagens a partir de material reciclado ou, quando é necessária fibra virgem, a partir de fontes florestais sustentáveis certificadas.

3. Fechar o ciclo em conjunto

Estabelecemos parcerias com organizações ao longo da cadeia de valor das embalagens para promover o progresso das infraestruturas de reciclagem. A nossa ambição, no âmbito da Responsabilidade Alargada do Produtor é garantir que não há eliminação não regulamentada de resíduos de embalagens. Para atingir este objetivo ambiental, impulsionamos a existência de sistemas de recolha e reciclagem que apoiam infraestruturas que produzem volumes mensuráveis de recolha e reciclagem. A Henkel está a desenvolver e a testar novos logótipos para as suas embalagens, para promover hábitos de compra sustentáveis e comunicar como reciclar corretamente. Os logótipos indicam a percentagem de material reciclado ou a capacidade de reciclagem da embalagem, e alguns também ajudam a garantir que a embalagem do produto é reciclada corretamente. Outra opção para evitar os resíduos é reutilizar as embalagens.


Os nossos objetivos e ambições para as Embalagens

  • 100% das embalagens da Henkel vão ser criadas e desenvolvidas para otimizar a possibilidade de reciclagem e reutilização até 2025
  • O nosso objetivo é reduzir em 50% a quantidade de plástico virgem proveniente de fontes fósseis, nos nossos productos de consumo, até 2025. Conseguiremos atingir este objetivo aumentando a proporção de plástico reciclado para mais de 30% e reduzindo o volume de plástico virgem.
  • Queremos ajudar a garantir que todos os resíduos de embalagens são correctamente eliminados e reciclados, evitando assim que entrem no ambiente. Para o conseguir, estamos a apoiar iniciativas de recolha e reciclagem de resíduos. Estamos a investir em soluções e tecnologias inovadoras que apoiam a melhoria das infraestruturas e da informação ao consumidor para impulsionar o processo de reciclagem.

* Excluindo produtos cujos ingredientes ou resíduos possam afectar a reciclabilidade ou poluir os fluxos de reciclagem.

Paralelamente, pretendemos que 100% das fibras de papel das nossas embalagens de papel e cartão sejam feitas de material reciclado ou, nos casos em que é necessária fibra virgem, que esta seja proveniente de fibra fresca proveniente de florestas certificadas e sustentáveis. Tencionamos também deixar de utilizar PVC e outras substâncias potencialmente nocivas, suspeitas de serem prejudiciais para o ambiente e para a saúde.

Exemplos de embalagens mais sustentáveis

 

Os corpos das garrafas de Vernel e Silan recebem o prémio World Star Packaging Award 2024 pela sua inovadora tecnologia de manga

Os corpos das garrafas do nosso amaciador de roupa Vernel são compostos por 100% de plástico reciclado (PET) e são recicláveis, mesmo que a manga não seja removida da garrafa. O segredo está na tecnologia EcoFloat, desenvolvida em estreita cooperação com a CCL Label GmbH. Quando a garrafa vazia chega à unidade de reciclagem, o material é triturado e separa-se naturalmente: o corpo da garrafa afunda-se como flocos pesados de PET no fundo do tanque cheio de água, enquanto o material EcoFloat da manga, de baixa densidade, flutua à superfície.

 

Aumento contínuo da proporção de material reciclado nas nossas embalagens de bens de consumo

Na Europa, temos aumentado continuamente a proporção de material reciclado nas nossas embalagens de detergentes líquidos e em produtos da categoria de Cuidado Capilar – por exemplo, em marcas bem conhecidas como Persil, Weißer Riese, Spee e Gliss. Os corpos das garrafas são recicláveis e a proporção de material reciclado pós-consumo é de, pelo menos, 50%. Na América do Norte, o teor de material reciclado no corpo da garrafa do sabonete líquido para as mãos da marca Dial foi aumentado para 100%.

 

Novo adesivo acrílico à base de água melhora a reciclabilidade das garrafas de PET

O nosso adesivo Aquence PS 3017 RE foi desenvolvido para facilitar a reciclagem das garrafas de PET. Anteriormente, era necessário um processo intensivo em energia e de alta temperatura para remover completamente os rótulos, mas o novo adesivo oferece uma excelente capacidade de remoção mesmo a baixas temperaturas. Como resultado, os rótulos podem ser facilmente retirados das garrafas com um menor consumo de energia, o que também aumenta a pureza e o valor do PET reciclado. O adesivo acrílico à base de água é também utilizado em embalagens da nossa unidade de negócio Consumer Brands, como na nossa marca Pril.

A nossa contribuição para a circularidade dos produtos industriais

A nossa unidade de negócios Adhesive Technologies permite manter em circulação materiais de alta qualidade e transformar resíduos em recursos valiosos. Combinando a nossa experiência em materiais com as nossas tecnologias inovadoras, fornecemos soluções que desempenham um papel importante na transição para uma economia circular e que estão a impulsionar uma reformulação do design e da produção industrial.

A nossa abordagem para promover uma economia circular centra-se em:

  • Reciclabilidad
  • Decomposição
  • Carbono renovável
  • Adesivos de base biológica

Reduzir os resíduos de produção

O nosso objetivo é promover a circularidade nas nossas operações. Ao fazê-lo, esforçamo-nos por reduzir os resíduos da produção e por reciclar, recarregar ou reutilizar os resíduos da produção que não podem ser evitados, bem como por reduzir o volume de resíduos que vão para os aterros. Apoiamos este processo identificando sistematicamente os fluxos de resíduos de produção e criando novos sistemas circulares sempre que possível. Estamos a focarmo-nos no aumento da reciclagem nas nossas instalações e a trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros na cadeia de valor – fornecedores, clientes e empresas de reciclagem e eliminação.

As nossas iniciativas centram-se em três áreas-chave:

  • Redução do consumo de materiais e a produção de resíduos.
  • Reutilização de materiais.
  • Materiais recicláveis.

Parcerias ao longo da cadeia de valor: juntos somos mais fortes

Os nossos esforços para atingir essas metas ganham vida graças à forte colaboração com parceiros de diversos setores para impulsionar a inovação no desenvolvimento de embalagens. 

  • New Plastics Economy: fazemos parte da iniciativa New Plastics Economy, que reúne stakeholders para repensar o futuro do plástico e criar o impulso para uma economia circular.
  • Fórum Reciclar: Esta aliança com mais de 70 membros - composta por retalhistas, fabricantes de produtos e embalagens, sistemas duais, empresas de gestão e reciclagem de resíduos, bem como representantes da ciência e da política - tem como objetivo sensibilizar as pessoas para um sistema circular.
  • Pacto para os Plásticos dos EUA: O acordo regional reúne governos e empresas para acelerar a transição para uma economia circular dos plásticos e comprometer-se com objetivos partilhados para 2025 que vão para além da legislação. A Henkel é uma das primeiras a aderir a este acordo.
  • CEFLEX: A Henkel é também membro do CEFLEX, um consórcio de mais de 130 empresas e organizações europeias como o objetivo de produzir embalagens flexíveis – que, regra geral, consistem em várias camadas de filme ou folhas que, muitas vezes, são difíceis de separar – mais fáceis de reciclar.

O que está por vir: tornar-se mais sustentável

As embalagens estão constantemente a mudar, impulsionadas por novos designs inovadores e pelas mudanças nas expectativas dos consumidores. Essa constante transformação abre oportunidades estimulantes para minimizar o impacto ambiental negativo das embalagens. Na Henkel, os nossos especialistas estão comprometidos em explorar possibilidades de tornar as embalagens mais sustentaveis – protegendo os produtos que amamos e, ao mesmo tempo, oferecendo uma melhor contribuição para o planeta.