Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
Proteger os produtos que amamos e fornece informações sobre como usá-los com segurança e responsabilidade – mas o embalamento necessita tornar-se parte de uma economia circular.
Eliminar, reduzir e, quando não é possível, reciclar as embalagens, especialmente para os bens de consumo, é a melhor forma de minimizar os resíduos e os efeitos negativos que tem para o ambiente. O nosso objetivo é reduzir a quantidade de material que utilizamos para embalar um produto para um mínimo – sem comprometer a qualidade, o desempenho e a segurança dos nossos produtos – e fornecer aos consumidores toda a informação que eles precisam para uma utilização segura e eliminação adequada. Com algumas excepções, as nossas embalagens foram desenvolvidas para proporcionar o nível de desempenho esperado pelos nossos consumidores, enquanto minimizamos a utilização de recursos. Além disso, as nossas embalagens podem ser eliminadas nos sistemas de recolha e reciclagem existentes.
Ao mesmo tempo, o consumo de recursos pode ser reduzido se os materiais forem mantidos em ciclos económicos, durante o maior tempo possível. Por essa razão, a nossa missão é incluir materiais provenientes de fontes sustentáveis e conceber embalagens que possam ser reutilizadas como matérias-primas para novos produtos, de modo a fechar o ciclo dos materiais. Os nossos criadores de embalagens trabalham de perto com os fornecedores, fabricantes de materiais de embalagem, recicladores e reprocessadores para cumprir os requisitos das embalagens funcionais.
Na nossa unidade de negócios Adhesive Technologies, estamos a concentrar-nos em soluções inovadoras que facilitam a reciclagem e na separação de materiais para que seja possível reparar, reutilizar e renovar os produtos e os seus componentes.
A Henkel está à procura de uma variedade de abordagens para implementar a reciclagem em circuito fechado nos seus próprios processos de produção. Nesta área, damos ênfase à recolha separada de todos os fluxos de resíduos recicláveis nas nossas instalações.
Na Henkel reconhecemos a nossa responsabilidade relativamente as embalagens. Temos o compromisso de promover a sustentabilidade e concretizar esse compromisso por meio de um conjunto de metas ambiciosas. A nossa estratégia é construída em torno de um conceito de economia circular e concentra-se em incluir materiais de fontes sustentáveis e usar um design inteligente para fechar o ciclo – para benefício das pessoas e do planeta.
A nossa estratégia para promover a economia circular para as embalagens centra-se em três pilares:
1. Criação inteligente da embalagem e redução de materiais
As soluções de embalagem sustentáveis são a melhor forma de criar uma economia circular eficiente e económica. O design inovador é essencial na substituição de matérias-primas virgens por alternativas recicladas ou renováveis sempre que possível, o que permite a utilização de materiais mais sustentáveis ou renováveis. O nosso objetivo é que, até 2025, 100% das embalagens da Henkel tenham todas as propriedades necessárias para entrar num processo de reciclagem ou serem reutilizadas.
2. Utilização de materiais provenientes de fontes sustentáveis
A Henkel trabalha constantemente para aumentar a percentagem de material reciclado nas suas embalagens. Também temos como objetivo utilizar embalagens feitas de matérias-primas sustentáveis. Os materiais de embalagem mais utilizados feitos de matérias-primas renováveis são o papel e o cartão. O nosso objetivo é obter 100% do papel e do cartão que utilizamos nas nossas embalagens a partir de material reciclado ou, quando é necessária fibra virgem, a partir de fontes florestais sustentáveis certificadas.
3. Fechar o ciclo em conjunto
Estabelecemos parcerias com organizações ao longo da cadeia de valor das embalagens para promover o progresso das infraestruturas de reciclagem. A nossa ambição, no âmbito da Responsabilidade Alargada do Produtor é garantir que não há eliminação não regulamentada de resíduos de embalagens. Para atingir este objetivo ambiental, impulsionamos a existência de sistemas de recolha e reciclagem que apoiam infraestruturas que produzem volumes mensuráveis de recolha e reciclagem. A Henkel está a desenvolver e a testar novos logótipos para as suas embalagens, para promover hábitos de compra sustentáveis e comunicar como reciclar corretamente. Os logótipos indicam a percentagem de material reciclado ou a capacidade de reciclagem da embalagem, e alguns também ajudam a garantir que a embalagem do produto é reciclada corretamente. Outra opção para evitar os resíduos é reutilizar as embalagens.
* Excluindo produtos cujos ingredientes ou resíduos possam afectar a reciclabilidade ou poluir os fluxos de reciclagem.
Paralelamente, pretendemos que 100% das fibras de papel das nossas embalagens de papel e cartão sejam feitas de material reciclado ou, nos casos em que é necessária fibra virgem, que esta seja proveniente de fibra fresca proveniente de florestas certificadas e sustentáveis. Tencionamos também deixar de utilizar PVC e outras substâncias potencialmente nocivas, suspeitas de serem prejudiciais para o ambiente e para a saúde.
A garrafa da Dial na América do Norte é feita de plástico 100% reciclado
Para assinalar o 75º aniversário da marca, a Dial decidiu renovar a sua linha de produtos. O foco desta atualização foi, especialmente, a questão das embalagens sustentáveis. Um novo design com 100% de PCR (post-consumer recyclate) na garrafa e menos 25% de plástico virgem na tampa. É também totalmente reciclável. O rótulo How2Recycle na embalagem promove a reciclagem responsável.
Relançamento do portfólio de adesivos e vedantes com até 95% de plástico reciclado
O novo conceito de embalagens para cartuchos dos nossos adesivos de consumo reduz significativamente o uso de plástico virgem, usando até 95% de plástico reciclado de PCR (post-consumer recyclate). A Henkel arrancou com esta iniciativa em junho de 2022 com o relançamento dos seus adesivos de construção Fix, que incluem várias marcas como a Pattex. Este novo conceito de embalagem será agora introduzido em toda a Europa, com o objetivo de concluir a implementação até ao final de 2024.
Pril Eco-Mark: Rótulo de fácil remoção e doseador totalmente de plástico na Coreia do Sul
Desenvolvemos a nova marca Pril Eco-Mark na Coreia do Sul, com um rótulo de fácil remoção e um doseador totalmente em plástico feito de monomaterial. Pril proporciona um poder de limpeza forte e eficaz numa embalagem mais sustentável - para uma reciclagem mais eficaz.
A nossa unidade de negócios Adhesive Technologies permite manter em circulação materiais de alta qualidade e transformar resíduos em recursos valiosos. Combinando a nossa experiência em materiais com as nossas tecnologias inovadoras, fornecemos soluções que desempenham um papel importante na transição para uma economia circular e que estão a impulsionar uma reformulação do design e da produção industrial.
A nossa abordagem para promover uma economia circular centra-se em:
O nosso objetivo é promover a circularidade nas nossas operações. Ao fazê-lo, esforçamo-nos por reduzir os resíduos da produção e por reciclar, recarregar ou reutilizar os resíduos da produção que não podem ser evitados, bem como por reduzir o volume de resíduos que vão para os aterros. Apoiamos este processo identificando sistematicamente os fluxos de resíduos de produção e criando novos sistemas circulares sempre que possível. Estamos a focarmo-nos no aumento da reciclagem nas nossas instalações e a trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros na cadeia de valor – fornecedores, clientes e empresas de reciclagem e eliminação.
As nossas iniciativas centram-se em três áreas-chave:
Os nossos esforços para atingir essas metas ganham vida graças à forte colaboração com parceiros de diversos setores para impulsionar a inovação no desenvolvimento de embalagens.
As embalagens estão constantemente a mudar, impulsionadas por novos designs inovadores e pelas mudanças nas expectativas dos consumidores. Essa constante transformação abre oportunidades estimulantes para minimizar o impacto ambiental negativo das embalagens. Na Henkel, os nossos especialistas estão comprometidos em explorar possibilidades de tornar as embalagens mais sustentaveis – protegendo os produtos que amamos e, ao mesmo tempo, oferecendo uma melhor contribuição para o planeta.