Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Henkel Adhesive Technologies e Henkel Consumer Brands.
As expetativas em relação à responsabilidade social e ambiental mudam constantemente. É por isso que as empresas confiam no diálogo aberto com as comunidades, fornecedores, clientes e muitos outros stakeholders para garantir que fornecem soluções para os desafios mais importantes.
Para entender verdadeiramente, é preciso ouvir com atenção. É por isso que as empresas estão tão interessadas em dialogar com os seus stakeholders. Uma abordagem aberta à partilha de opiniões e à troca de conhecimentos é a chave para compreender as expetativas dos diferentes grupos de interesse à medida que evoluem ao longo do tempo. Seja através de grupos, inquéritos ou participação em plataformas de discussão: as empresas recolhem informações sobre as preocupações e prioridades dos seus stakeholders – e refletem essas informações nas suas atividades diárias.
Na Henkel, a nossa abordagem à sustentabilidade é moldada pelas nossas interações com os nossos stakeholders. Estamos convencidos de que o diálogo aberto e contínuo com todos os grupos que têm interesse no nosso negócio é a chave para garantir que estamos a trabalhar nos desafios que mais importam. Através de conversas diretas, da participação em iniciativas com multi-stakeholders e do apoio a plataformas de diálogo, pretendemos partilhar o nosso conhecimento único, recolher insights – e depois integrar o que aprendemos nos nossos produtos, serviços e atividades comerciais. Queremos entender nossos stakeholders. É por isso que realmente ouvimos.
Compreender e mapear as exigências sociais que diferentes partes interessadas colocam à nossa empresa é uma componente fundamental da nossa gestão da sustentabilidade. São consideradas tanto as partes interessadas internas, como os funcionários, como as partes interessadas externas, como os clientes e os fornecedores. Também somos membros de numerosas associações industriais, fazemos parte de organizações globais, como o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e o World Economic Forum (WEF), e participamos no diálogo político e social, por exemplo, com organizações a nível europeu.
Para compreendermos melhor as expectativas e perspetivas das nossas partes interessadas e para nos empenharmos num diálogo mais direcionado e orientado para as soluções, monitorizamos continuamente as opiniões a vários níveis, por exemplo, através de inquéritos, no diálogo direto, em iniciativas de várias partes interessadas e através de plataformas de diálogo.
O envolvimento aberto com as partes interessadas ajuda-nos a compreender as suas expectativas e perspetivas e permite um diálogo orientado para a solução. Este diálogo promove a compreensão mútua entre as partes interessadas e a nossa empresa, criando a aceitação social das nossas decisões empresariais. Serve também como fonte de novas ideias, contribui para a inovação e a gestão de riscos e serve de base para o desenvolvimento da nossa estratégia de sustentabilidade e para a elaboração de relatórios
Estamos convencidos de que só podemos impulsionar uma mudança sustentável se estabelecermos parcerias fortes ao longo de toda a nossa cadeia de valor: desde a compra de matérias-primas e materiais de embalagem até à nossa empresa, incluindo a produção, a logística e a utilização dos nossos produtos pelos consumidores, bem como a reutilização nos ciclos de materiais.
Cada vez mais iniciativas estão a ser lançadas para incentivar os consumidores de hoje a mudarem os seus hábitos. No entanto, também é importante pensar nas gerações futuras. É por isso que as atividades educativas que promovem o comportamento sustentável e aumentam a consciência sobre os desafios que o nosso planeta enfrenta também estão a ganhar popularidade. Henkel’s Forscherwelt (“mundo dos investigadores”), por exemplo, incentiva as crianças a explorar o mundo da ciência, tornando a investigação divertida. O programa internacional inclui unidades didáticas e materiais para escolas de ensino fundamental. O conteúdo do programa reflete os pontos centrais das áreas de investigação da Henkel, enquanto explora a sustentabilidade.