Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
As expetativas em relação à responsabilidade social e ambiental mudam constantemente. É por isso que as empresas confiam no diálogo aberto com as comunidades, fornecedores, clientes e muitos outros stakeholders para garantir que fornecem soluções para os desafios mais importantes.
Para entender verdadeiramente, é preciso ouvir com atenção. É por isso que as empresas estão tão interessadas em dialogar com os seus stakeholders. Uma abordagem aberta à partilha de opiniões e à troca de conhecimentos é a chave para compreender as expetativas dos diferentes grupos de interesse à medida que evoluem ao longo do tempo. Seja através de grupos, inquéritos ou participação em plataformas de discussão: as empresas recolhem informações sobre as preocupações e prioridades dos seus stakeholders – e refletem essas informações nas suas atividades diárias.
Na Henkel, a nossa abordagem à sustentabilidade é moldada pelas nossas interações com os nossos stakeholders. Estamos convencidos de que o diálogo aberto e contínuo com todos os grupos que têm interesse no nosso negócio é a chave para garantir que estamos a trabalhar nos desafios que mais importam. Através de conversas diretas, da participação em iniciativas com multi-stakeholders e do apoio a plataformas de diálogo, pretendemos partilhar o nosso conhecimento único, recolher insights – e depois integrar o que aprendemos nos nossos produtos, serviços e atividades comerciais. Queremos entender nossos stakeholders. É por isso que realmente ouvimos.
Compreender e mapear as exigências sociais que as partes interessadas de todos os tipos colocam à nossa empresa é uma componente fundamental da nossa gestão da sustentabilidade. Isto inclui os nossos clientes, consumidores, fornecedores, parceiros comerciais, funcionários, acionistas, investidores, vizinhos e comunidades locais, associações e Organizações Não Governamentais (ONG), universidades, bem como políticos e autoridades governamentais.
Para compreender melhor as expetativas e perspetivas das nossas partes interessadas e estabelecer um diálogo mais direcionado e orientado para a solução, recorremos a inquéritos específicos e monitorizamos continuamente as opiniões a vários níveis: no diálogo direto, em iniciativas de várias partes interessadas e através de plataformas de diálogo. A cooperação com ONG e líderes de opinião dá-nos uma visão dos desafios globais e permite-nos responder aos problemas numa fase inicial. O diálogo com as partes interessadas é um elemento-chave das nossas abordagens à inovação e à gestão de riscos e ajuda-nos a desenvolver continuamente a nossa estratégia de sustentabilidade e os nossos relatórios.
Mantemos um diálogo intenso e permanente com as nossas partes interessadas, a fim de conhecer as suas expetativas em relação a nós e de as satisfazer.
Ao desenvolvermos a nossa estratégia de sustentabilidade, continuamos a tirar partido do inquérito exaustivo aos stakeholders realizado em 2021. O inquérito confirmou a importância de integrar a sustentabilidade em todas as nossas atividades para os nossos grupos-alvo e mostrou que os nossos stakeholders consideram que a Henkel está bem posicionada para abordar as questões de sustentabilidade. Lançámos a nossa estratégia de sustentabilidade em 2022 e continuámos a desenvolvê-la em colaboração com parceiros internacionais.
Em 2023, trabalhámos também com uma série de parceiros externos nas nossas áreas de incidência estratégica. No que diz respeito às matérias-primas naturais, por exemplo, realizámos uma análise para identificar o nosso impacto, riscos e dependências em relação à biodiversidade em toda a nossa cadeia de valor. Na vertente social, as nossas medidas incluíram uma avaliação do impacto social. O objetivo desta avaliação era combinar as diferentes perspetivas dos países em que operamos e as nossas atividades sociais para formar uma imagem global.
Estamos convencidos de que só podemos impulsionar uma mudança sustentável se estabelecermos parcerias fortes ao longo de toda a nossa cadeia de valor: desde a compra de matérias-primas e materiais de embalagem até à nossa empresa, incluindo a produção, a logística e a utilização dos nossos produtos pelos consumidores, bem como a reutilização nos ciclos de materiais.
Cada vez mais iniciativas estão a ser lançadas para incentivar os consumidores de hoje a mudarem os seus hábitos. No entanto, também é importante pensar nas gerações futuras. É por isso que as atividades educativas que promovem o comportamento sustentável e aumentam a consciência sobre os desafios que o nosso planeta enfrenta também estão a ganhar popularidade. Henkel’s Forscherwelt (“mundo dos investigadores”), por exemplo, incentiva as crianças a explorar o mundo da ciência, tornando a investigação divertida. O programa internacional inclui unidades didáticas e materiais para escolas de ensino fundamental. O conteúdo do programa reflete os pontos centrais das áreas de investigação da Henkel, enquanto explora a sustentabilidade.