Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
22/02/2018 Düsseldorf / Alemanha
"2017 foi um ano de sucesso para a Henkel. Apesar de condições de mercado desafiadoras e voláteis, atingimos novos níveis recordes em vendas e ganhos e alcançamos os nossos objetivos financeiros para o ano. Este forte desempenho foi impulsionado pela nossa equipa global empenhada e apaixonada pela companhia. Pela primeira vez, superamos as vendas anuais de 20 mil milhões de euros. Conseguimos também alcançar margens recorde e novos aumentos no lucro por ação – em linha com nosso compromisso de oferecer um crescimento financeiro sustentável", afirmou Hans Van Bylen, CEO da Henkel.
"Focamo-nos na implementação das nossas prioridades estratégicas e conseguimos avanços substanciais com muitas iniciativas e projetos chave. Ao longo do ano, também efetuamos várias e importantes aquisições, que complementarão e fortalecerão o nosso portfólio ".
Com base no forte desempenho de 2017 e nos progressos substanciais na implementação das prioridades estratégicas, a Henkel reconfirmou os seus objetivos financeiros para 2020 - crescimento orgânico das vendas de 2 a 4%, aumento contínuo da margem EBIT ajustada, crescimento ajustado do lucro por ação preferencial de 7 a 9% - e partilhou as perspetivas para 2018.
Para 2018, a Henkel espera gerar crescimento de vendas orgânicas de 2 a 4% com cada unidade de negócios. Para a margem de vendas (EBIT), a Henkel antecipa um aumento para mais de 17,5%, com as suas três unidades de negócio a contribuir para este valor. Refletindo as incertezas nos mercados de câmbio, especialmente a tendência do dólar norte-americano, a Henkel espera um aumento do lucro ajustado por ação preferencial em euros entre os 5 e 8%.
"Avançando, continuaremos a focar a nossa atenção no crescimento financeiro sustentável com retorno atrativo. Estamos empenhados em cumprir os nossos objetivos financeiros para 2020 ", sublinhou Hans Van Bylen.
No ano fiscal de 2017, as vendas superaram os 20 mil milhões de euros pela primeira vez e aumentaram 7,0% para 20.029 milhões de euros. Os movimentos de câmbio tiveram um efeito negativo global de 2,0% nas vendas. As aquisições e desinvestimentos representaram 5,9% do crescimento das vendas. As vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e aquisições/ desinvestimentos, revelaram um forte aumento de 3,1%. Esta melhoria está em linha com a orientação global de todo o ano de 2 a 4% de crescimento de vendas orgânicas.
A unidade de negócios Adhesive Technologies gerou um forte crescimento de vendas orgânicas de 5,0%. A unidade de negócios Beauty Care gerou um crescimento positivo de vendas orgânicas de 0,5%. A unidade de negócios Laundry & Home Care registou um bom aumento nas vendas orgânicas de 2,0%.
Os mercados emergentes tiveram novamente uma contribuição acima da média para o crescimento orgânico do grupo, revelando um aumento muito sólido nas vendas orgânicas de 5,3%. Os mercados maduros registaram um crescimento positivo de vendas orgânicas de 1,5%.
As vendas aumentaram organicamente em todas as regiões. Na região da Europa Ocidental, as vendas mostraram um desenvolvimento orgânico positivo. Na Europa Oriental, as vendas cresceram organicamente em 6,0%. Na África/Médio Oriente registou-se um crescimento orgânico de 1,7%. As vendas na América do Norte aumentaram organicamente em 3,0%. A América Latina alcançou um crescimento orgânico das vendas de 4,4% e, na região Ásia-Pacífico, as vendas cresceram organicamente em 5,9%.
O lucro operacional ajustado (EBIT) melhorou 9,1%, de 3.172 milhões de euros para 3.461 milhões de euros. As três unidades de negócio contribuíram para este aumento.
O retorno sobre as vendas ajustado (margem EBIT) subiu 0,4 pontos percentuais para 17,3%, alinhado com a orientação de todo o ano de 2017 de um aumento para mais de 17%.
O resultado financeiro ascendeu a -51 milhões de euros após -33 milhões de euros no exercício fiscal de 2016, devido aos custos de financiamento das aquisições concluídas nos exercícios de 2016 e 2017.
O lucro líquido ajustado do ano, excluindo interesses não controladores, aumentou 9,1% para 2.534 milhões de euros (2016: 2.323 milhões de euros).
O lucro ajustado por ação preferencial (EPS) cresceu 9,1%, de 5,36 para 5,85 euros. Este resultado está alinhado com a orientação melhorada para 2017, que antecipou um crescimento de EPS de cerca de 9%.
O Conselho de Administração, o Conselho Fiscal e o Conselho de Acionistas vão propor à Assembleia Geral Ordinária a 9 de abril de 2018 um aumento do dividendo por ação preferencial de 10,5% para 1,79 euros (ano anterior: 1,62 euros).
O dividendo proposto por ação ordinária é de 1,77 euros, um aumento de 10,6% em comparação com o ano anterior (1,60 euros). Este seria o maior dividendo na história da companhia e igual a um rácio de pagamento de 30,7%, estando assim de acordo com o índice de pagamento da Henkel de 25 a 35 %.
O capital líquido de gestão como percentagem de vendas foi de 1,3% acima do período anterior, atingindo 4,8%.
A posição financeira líquida encerrou o ano nos -3.225 milhões de euros (31 de dezembro de 2016: -2.301 milhões de euros). A variação em relação ao final do ano anterior deveu-se principalmente aos pagamentos por aquisições.
A unidade de negócios Adhesive Technologies gerou um forte crescimento de vendas orgânicas de 5,0% no ano fiscal de 2017. Em termos nominais, as vendas cresceram 4,8% para 9.387 milhões de euros. O lucro operacional ajustado aumentou 6,4% para 1.734 milhões de euros. O retorno ajustado nas vendas registou um aumento importante e atingiu um novo valor de 18,5%.
A unidade de negócios Beauty Care registou um crescimento positivo de vendas orgânicas de 0,5% no ano fiscal de 2017. Nominalmente, as vendas cresceram 0,8% para 3.868 milhões de euros. O lucro operacional ajustado cresceu 2,7%, para 665 milhões de euros. O retorno ajustado nas vendas revelou um bom crescimento, atingindo um novo recorde de 17,2%.
A unidade de negócios Laundry & Home Care gerou um bom crescimento de vendas orgânicas de 2,0% no ano fiscal de 2017. Nominalmente, as vendas aumentaram 14,8% para 6.651 milhões de euros. O lucro operacional ajustado cresceu 17,0% para 1.170 milhões de euros. O retorno ajustado nas vendas mostrou um bom desempenho e atingiu uma nova alta de 17,6%. A aquisição da The Sun Products Corporation contribuiu significativamente para as vendas e lucro operacional.
"Até 2020 e para além, estamos a concretizar a nossa importante ambição financeira para a Henkel. Queremos que a nossa companhia gere um crescimento sustentável e lucrativo e se torne ainda mais focada no cliente, inovadora, ágil e digital ", afirmou Hans Van Bylen, CEO da Henkel.
Para alcançar estes objetivos, a Henkel definiu quatro prioridades estratégicas: impulsionar o crescimento, acelerar a digitalização, aumentar a agilidade e o financiar o crescimento. No ano fiscal de 2017, a Henkel fez progressos substanciais na implementação destas prioridades.
Para impulsionar o crescimento, a Henkel reforçou a sua relação com clientes e consumidores em todos os níveis. No negócio de Adhesive Technologies, a Henkel encontra-se a implementar planos de ação para os 100 melhores clientes com o intuito de acelerar o crescimento com soluções customizadas. No segmento das empresas de consumo, a Henkel expandiu seu programa digital "Connect2Consumer" para potenciar inovações e serviços.
A Henkel também continuou a desenvolver suas principais marcas e tecnologias inovadoras. Na área de negócio de Adhesive Technologies, o forte desempenho foi impulsionado por soluções inovadoras e de elevado impacto para indústrias de crescimento dinâmico, como as de eletrónica de consumo e automotive, bem como a indústria no geral. Na área de Beauty Care, as inovações em coloração e styling geraram crescimento e ganhos de mercado. No negócio de Hair Professional nos EUA, a Henkel lançou com sucesso sua primeira marca influencer #mydentity. Laundry & Home Care expandiu o seu portfólio através de inovações em categorias atrativas, como detergentes especiais e cuidados de WC.
Após a aquisição da Sun Products, o negócio combinado de Laundry & Home Care na América do Norte registou um excelente desempenho em 2017.
A Henkel efetuou também várias e atrativas aquisições em 2017 com um valor total de cerca de 2 mil milhões de euros, o que complementará o seu portefólio e fortalecerá a competitividade dos seus negócios, quer a nível de consumo, quer a nível industrial.
A Henkel também capta novas fontes de crescimento através de investimentos e cooperações em serviços e tecnologias digitais, por exemplo, na área de impressão 3D e modelos inovadores de negócios de consumo.
Como parte da prioridade estratégica "acelerar a digitalização", a Henkel digitalizou ainda mais suas interações com clientes, consumidores, parceiros de negócios e fornecedores ao longo de toda a cadeia de valor. As vendas impulsionadas digitalmente aumentaram em dois dígitos em todas as unidades de negócios. A Henkel investiu na Indústria 4.0, implementou conceitos de fábricas mais inteligentes e digitalizou ainda mais a Cadeia Global de Abastecimento integrada. Para fortalecer as competências digitais dos colaboradores, foram lançados programas específicos de formação e desenvolvimento. O novo Chief Digital Officer criou uma organização dedicada, impulsionando a transformação digital em todas as unidades. Henkelx será a nova plataforma para reunir redes internas e externas e eventos de colaboração, novas formas de envolvimento digital, bem como novas formas de trabalhar.
Para criar uma organização mais ágil, a Henkel promoveu o espírito empreendedor de seus colaboradores, introduziu modelos de negócio mais flexíveis para melhor se adaptarem aos mercados dinâmicos. Em Adhesive Technologies, 28 unidades de direção orientadas para o cliente permitem uma colaboração mais próxima com os mesmos. A Henkel também otimizou os fluxos de trabalho e os processos para se tornarem mais rápidos e flexíveis. Como parte da iniciativa Fastest-Time-To-Market, os tempos de gestão da inovação foram reduzidos e as entradas em novos mercados foram aceleradas.
Todas as iniciativas para financiar o crescimento estão no caminho certo para alcançar os objetivos traçados: até 2020, espera-se gerar ganhos de eficiência anual de mais de 500 milhões de euros.
ONE!ViEW gera maior eficiência através de uma gestão otimizada de custos e maior transparência à escala global. ONE!GSC integra a organização global da cadeia de abastecimento da Henkel em todas as unidades de negócios. A Henkel também lançou a gestão de receita líquida em todas as unidades de negócios e aumentou a eficiência nas estruturas, por exemplo, através de novas abordagens nos centros de serviços partilhados com foco na automação e robótica.
* Ajustado por encargos/ganhos únicos e custos de reestruturação
** Proposta aos acionistas para a Assembleia Geral a 9 de abril de 2018
Este documento contém declarações prospetivas baseadas nas estimativas e premissas atuais feitas pela Administração Corporativa da Henkel AG & Co. KGaA. Declarações prospetivas são caracterizadas pelo uso de palavras como esperar, pretender, planear, prever, assumir, acreditar, estimar, antecipar e formulações semelhantes. Estas expressões não devem ser entendidas, de forma alguma, como garantias de que essas expectativas se tornarão realidade. O desempenho futuro e os resultados realmente alcançados pela Henkel AG & Co. KGaA e suas empresas afiliadas dependem de uma série de riscos e incertezas e podem, portanto, diferir das declarações prospetivas efetuadas. Muitos destes fatores estão fora do controlo da Henkel e não podem ser precisamente estimados com antecedência, como a conjetura económica futura e as ações dos concorrentes e outros envolvidos no mercado. A Henkel não planeia nem se compromete a atualizar as declarações de prospeção.
Relatório Anual 2017 (Capa)
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