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21/02/2019 Düsseldorf / Alemanha
Em 2018, a Henkel continuou a fazer progressos na implementação da sua estratégia de sustentabilidade. O plástico foi um dos principais tópicos em destaque, com a empresa a procurar metas ambiciosas para embalagens para impulsionar o progresso em direção ao desenvolvimento de uma economia circular sustentável.
“Já há muito tempo que a sustentabilidade é uma das principais prioridades da Henkel. Hoje é a 28.º vez que reportamos o progresso feito ao longo do tempo para reduzir o consumo de recursos e, ao mesmo tempo, criar mais valor. Conseguimos conduzir com sucesso diversos projetos, iniciativas e atividades, apoiados pela excelente colaboração dos nossos parceiros”, refere Kathrin Menges, Vice-Presidente Executiva de Recursos Humanos e Presidente do Conselho de Sustentabilidade da Henkel.
Para contribuir para um desenvolvimento sustentável, a Henkel pretende criar mais valor para os seus clientes e consumidores, para as comunidades em que se insere e para a própria empresa até 2030 – reduzindo, ao mesmo tempo, a sua pegada ambiental. Neste contexto, a Henkel apoia ativamente a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram adotados pelas Nações Unidas em 2015.
No ano passado, a Henkel conquistou os seguintes resultados relacionados com as suas metas internas para 2020 (ano base 2010):
No geral, a empresa aumentou a sua eficiência total em 43%, em comparação com o ano base de 2010 – apoiada pelas atividades em todas as regiões do mundo. A Henkel pretende aumentar a sua eficiência de recursos em 75% até 2020.
Contra o pano de fundo do Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas, a Henkel quer ter uma contribuição ativa na meta de limitar o aquecimento global abaixo dos dois graus Celsius. Os esforços iniciais da empresa concentrar-se-ão em reduzir a pegada de CO2 da sua própria produção em 75% até ao ano de 2030. A Henkel está também a esforçar-se para obter 100% da eletricidade que utiliza na produção a partir de fontes renováveis até 2030. Ao mesmo tempo, a empresa quer alavancar o potencial das suas marcas e tecnologias: a Henkel tem o objetivo de ajudar os seus clientes e consumidores a economizar 50 milhões de toneladas métricas de CO2 até 2020.
Em relação ao desenvolvimento de embalagens, a Henkel está concentrada na redução e reutilização de material, bem como no aumento do uso de materiais reciclados. Como parte da sua nova estratégia para as embalagens, a empresa estabeleceu a meta de tornar 100% das suas embalagens recicláveis, reutilizáveis e compostáveis até 2025 – isso já havia sido alcançado em mais de 80% das suas embalagens até ao final de 2018. A Henkel quer também utilizar 35% de plástico reciclado nas embalagens dos seus produtos de bens de consumo na Europa até 2025. No final de 2018, já havia alcançado quase 10%.
A Henkel está a trabalhar em conjunto com parceiros ao longo de toda a cadeia de valor para impulsionar o progresso em direção a uma economia circular. Exemplo disso é a parceria com o Plastic Bank – uma empresa social que visa impedir o desperdício de plástico nos oceanos e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades para pessoas na pobreza. Nos três centros de recolha no Haiti, que foram construídos como parte da cooperação com a Henkel, já foram recolhidas e separadas cerca de 63 toneladas de plástico, que foram posteriormente introduzidas na cadeia de valor de reciclagem. A Henkel já utilizou este Social Plastic® em 25 000 embalagens de detergentes para roupa e limpeza do lar. Este ano, a empresa manterá o seu compromisso: a Henkel é membro fundador da Aliança global para acabar com os resíduos plásticos.
“O compromisso dos nossos funcionários em todo o mundo é um fator decisivo para o sucesso do desenvolvimento na área da sustentabilidade da Henkel,” refere Kathrin Menges. “Nos últimos anos, cerca de 50 000 dos funcionários concluíram um curso de formação para se tornarem Embaixadores da Sustentabilidade. Eles utilizam esse conhecimento em conversas com colegas e clientes, bem como em diversos projetos em comunidades, escolas e universidades.”
O desempenho de sustentabilidade da Henkel foi uma vez mais confirmado por especialistas independentes, agências de rating e mercados de capitais em 2018. A empresa foi incluída no índice de ética FTSE4Good pelo 18.º ano consecutivo e foi ainda listada em diversos índices (ECPI Index, Ethibel Sustainability Indices, Euronext Vigeo Eiris Indices, Global Challenges Index, MSCI ESG Leaders and SRI Indices, as well as STOXX Global ESG Leaders Indices). Em 2018, a Henkel tornou-se também a primeira empresa alemã a concluir um “green loan”, que é uma linha de crédito com um volume de 1,5 mil milhões de euros, com prazos relacionados com o seu desempenho em sustentabilidade.
Relatório de Sustentabilidade 2018 (Capa)
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