Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
05/03/2020 Düsseldorf / Alemanha
A Henkel publicou hoje o seu 29.º Relatório de Sustentabilidade, detalhando o seu desempenho e progresso em todas as dimensões da sustentabilidade. Ao mesmo tempo, a Henkel apresentou o seu novo enquadramento estratégico para o futuro e delineou novas metas em áreas estratégicas como embalagens sustentáveis e proteção climática.
“O nosso compromisso com a sustentabilidade é parte integrante da nossa cultura corporativa há décadas. Enquanto trabalhamos com determinação para cumprir as metas que definimos para 2020, estamos a ampliar as nossas metas para o futuro com novos marcos para contribuir ativamente para a proteção do clima, uma económica circular e o progresso social. A sustentabilidade está firmemente incorporada no nosso novo enquadramento estratégico, como um dos fatores de vantagem corporativa”, refere Carsten Knobel, CEO da Henkel.
“Os próximos cinco anos serão decisivos, tanto a nível global quanto para nós, como empresa. Necessitamos garantir que estamos no caminho certo para limitar o aquecimento global e cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, acrescentou Sylvie Nicol, membro do Conselho de Administração da Henkel responsável pelos Recursos Humanos e pela Sustentabilidade.
Até 2030, a Henkel pretende tornar-se três vezes mais eficiente nas suas atividades comerciais, em comparação com a pegada ambiental no ano base de 2010. Essa é a pedra angular da estratégia de sustentabilidade da Henkel. Até ao final de 2019, a Henkel já aumentou a sua eficiência total em 56% (em comparação a 2010).
A Henkel já alcançou três metas para 2020 antes do tempo: as emissões de CO2 foram reduzidas em 31% e o desperdício por tonelada de produto foi reduzido em 40%. Com uma melhoria na saúde e segurança ocupacional em 42%, a Henkel ultrapassou a sua meta para 2020. E o consumo de água por tonelada de produto foi reduzido em 28%, em comparação a 2010. Isso significa que a meta de 30% está claramente ao alcance.
Tendo em vista a necessidade de reduzir as emissões de CO2 para limitar o aquecimento global, a Henkel aprimorou a sua visão a longo prazo para se tornar uma empresa climaticamente positiva e impulsionar o progresso em áreas relevantes da sua cadeia de valor.
“Com a nossa visão de nos tornarmos uma empresa climaticamente positiva até 2040, vamos explicitamente um passo além de nos tornarmos neutros em carbono e demonstramos o compromisso da Henkel de ser líder em sustentabilidade. Queremos impulsionar o progresso nas nossas próprias operações e trabalhar com os nossos parceiros ao longo da cadeia de valor para contribuir em conjunto para proteger o nosso planeta”, explicou Sylvie Nicol.
No caminho para se tornar favorável ao clima em 2040, a empresa planeia reduzir a pegada de carbono da sua produção em 65% até 2025. A Henkel pretende alcançar isso melhorando continuamente a sua eficiência energética e utilizando energia de fontes renováveis. Até 2040, a Henkel pretende converter todos os combustíveis fósseis restantes utilizados na produção em alternativas neutras em termos de clima e fornecer o excedente de energia neutra em carbono a terceiros.
Além disso, a Henkel deseja alavancar as suas marcas e tecnologias para ajudar clientes, consumidores e fornecedores a economizarem 100 milhões de toneladas de CO2 num período de 10 anos até 2025.
Com base no seu progresso e atividades em embalagens sustentáveis para promover uma economia circular, a Henkel reforça os seus esforços com novas, e ainda mais ambiciosas, metas para embalagens sustentáveis para 2025:
No final de 2019, 85% das embalagens da Henkel eram recicláveis ou reutilizáveis*. A participação de plástico reciclado nas embalagens de bens de consumo da Henkel na Europa foi de 12%.
Contribuir para o progresso social é uma das seis áreas de foco da estratégia de sustentabilidade da Henkel. A Henkel deseja aumentar ainda mais o seu impacto social positivo nas comunidades até 2025, através de um abastecimento 100% responsável, alavancado os seus mais de 50.000 funcionários, que foram formados como embaixadores da sustentabilidade, e ajudando a melhorar 20 milhões de vidas em todo o mundo.
A Henkel mantém um diálogo intenso com os seus fornecedores para promover práticas sustentáveis e o respeito pelos direitos humanos ao longo da cadeia de valor. O elemento-chave da estratégia de fornecimento responsável da Henkel é um processo de fornecimento responsável em seis etapas, usado para avaliar o desempenho de sustentabilidade dos seus fornecedores e firmemente incorporado às atividades de compra da empresa. Em 2019, a empresa cobriu cerca de 86% do seu volume de compras nas áreas de embalagens, matérias-primas e fabricação por contrato.
Um forte exemplo do compromisso da Henkel com o fornecimento responsável é o Together Sustainability – The Chemical Initiative for Sustainability Supply Chains (TfS), que foi cofundado pela Henkel em 2011. Na iniciativa, 23 parceiros de toda a indústria química unem-se para harmonizar processos de gestão da cadeia de abastecimento cada vez mais complexos em relação à sustentabilidade. Os principais elementos da iniciativa TfS são as auditorias e avaliações online, realizadas por empresas independentes de auditoria selecionadas e pela EcoVadis, uma prestadora de serviços especializada em análise de sustentabilidade.
“Na Henkel, queremos ancorar firmemente a sustentabilidade em todas as nossas atividades e garantir que seja um pilar central nas estratégias de inovação em todas as unidades de negócio. Isso ajudará a Henkel a tornar-se mais eficiente em termos de recursos e a reforçar a nossa vantagem competitiva”, refere Carsten Knobel.
As unidades de negócio de Beauty Care e de Laundry & Home Care, por exemplo, irão promover os seus portefólios de produto com um foco particular nas soluções de embalagens sustentáveis e na distribuição de marcas com uma finalidade. A unidade de Adhesive Technologies alavancará ainda mais o seu potencial através de produtos e tecnologias que permitem soluções inovadoras no setor.
Mais informações sobre a estratégia de sustentabilidade da Henkel, desempenho e progresso visite henkel.pt/sustentabilidade.
* excluindo produtos adesivos em que os resíduos podem afetar a reciclabilidade.
Relatório de Sustentabilidade 2019 (Capa)
Mais informações