Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
23/11/2020 Lisboa
O MIT é o programa de voluntariado corporativo da Henkel, no qual são os próprios funcionários e aposentados quem arrecadaram fundos para as ONG’s e os projetos sociais com os quais colaboram a nível pessoal. Ao implementar este programa em 1998, a Henkel tornou-se uma das primeiras empresas na Alemanha a criar um programa de voluntariado corporativo. Nestes mais de 20 anos, a Henkel apoiou mais de 14 mil projetos globalmente em mais de 100 países através da Fundação Fritz Henkel. Atualmente, o MIT é implementado anualmente em todas as filiais do Grupo, e abrange propostas relacionadas com as áreas de assistência social, saúde, educação, ciências, artes e ecologia.
Especificamente na Henkel Ibérica, o programa foi lançado em 2005 e, desde então, foram realizadas novas edições anuais de forma ininterrupta. Em 2020, a Henkel Ibérica bateu um novo recorde de pedidos recebidos por parte dos seus colaboradores em Portugal e Espanha, registando um total de 31 projetos que vão receber financiamento por parte da empresa, e com os quais vão ajudar mais de 7 500 pessoas, em 10 países. O ponto diferencial e o sucesso do programa MIT estão no fato de serem os próprios funcionários a proporem a ONG, fundação ou entidade com que estão relacionados a nível pessoal e que querem apoiar através da ajuda financeira que a Henkel oferece a um determinado projeto.
“Este ano, estamos especialmente orgulhosos em anunciar que batemos um novo recorde de inscrições. A pandemia de Covid-19 gerou uma crise social e de saúde sem precedentes, mas o compromisso da Henkel e dos nossos funcionários está mais ativo do que nunca para permanecer ao lado daqueles que mais necessitam nestes tempos difíceis”, explica Griselda Serra, Diretora de Recursos Humanos da Henkel Ibérica. Nesse sentido, a este financiamento disponibilizado para os 31 projetos apresentados no âmbito do programa MIT, é adicionado o programa de solidariedade que a Henkel lançou a nível global e local para ajudar a aliviar os efeitos da pandemia de Covid-19. Através deste programa, a empresa doou dois milhões de euros ao fundo Covd-19 da Organização Mundial de Saúde e da Fundação das Nações Unidas, e a outras organizações selecionadas, bem como cinco milhões de unidades de produtos de limpeza e de higiene pessoal em todo o mundo. Em Portugal, a Henkel Ibérica doou mais de 14 000 produtos de limpeza e de higiene pessoal para ajudar famílias carenciadas através de três ONG’s portuguesas: Cruz Vermelha, Re-food Alvalade e Casa da Alegria. Além disso, a Henkel Ibérica integrou a iniciativa de solidariedade da Centromarca, a associação portuguesa de fabricantes, para ajudar a colmatar a necessidade de Salas de Pressão Negativa no Serviço Nacional de Saúde. Três hospitais, em Lisboa, Porto e Coimbra, receberam estes equipamentos num valor total de cerca de 50 mil euros.