Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
04/03/2021 Düsseldorf / Alemanha
A Henkel publicou hoje o seu 30.º Relatório de Sustentabilidade, em que detalha as suas conquistas e progressos no âmbito da sustentabilidade.
“Para nós, na Henkel, a sustentabilidade não é só parte da nossa longa tradição, mas também um elemento integrante da nossa agenda estratégica de Crescimento Intencional. Em 2010, definimos a nossa estratégia e os objetivos de sustentabilidade a longo prazo até 2030. E estamos orgulhos do progresso que conquistámos desde então. Alcançámos a maioria dos nossos objetivos e até ultrapassámos alguns deles”, refere Carsten Knobel, CEO da Henkel. “Através de inovações sustentáveis nos nossos negócios de consumo e industriais, pretendemos criar um valor diferencial para superar o crescimento dos nossos mercados, ao mesmo tempo que reforçamos o nosso papel de liderança em sustentabilidade”.
“A pandemia mundial de 2020 trouxa consigo muitos novos desafios. No entanto, em conjunto com as nossas equipas apaixonadas ao redor do mundo temos conseguido impulsionar a nossa agenda de sustentabilidade, especialmente no que diz respeito às nossas três principais áreas de foco: tornarmo-nos uma empresa 100% positiva para o clima, possibilitando uma economia circular e aumentando o nosso impacto social ativo. Os nossos esforços levaram a grandes conquistas, tanto a nível da empresa como ao nível do nosso portefólio de produtos e tecnologias” acrescenta Sylvie Nicol, membro do Conselho de Administração da Henkel responsável de Recursos Humanos e Sustentabilidade.
Em 2010, a Henkel definiu uma estratégia de sustentabilidade a longo prazo até 2030, apoiada por metas e objetivos concretos. Desde então, essa estratégia e os seus objetivos foram constantemente redefinidos e ampliados. A pedra angular da estratégia é a ambição de criar valor com menos recursos – para permitir que uma população mundial em crescimento viva bem, enquanto reduz a pegada global.
2020 marca metade do caminho até 2030. Ao longo da última década, a Henkel conquistou progressos significativos em todas as áreas da sua estratégia para a sustentabilidade: no geral, a empresa foi capaz de reduzir a sua pegada ambiental em 39% em três dimensões – emissões de CO2, resíduos e água – excedendo significativamente a meta de redução de 30% até 2020. Além disso, ao reduzir a taxa global de acidentes em 50%, a Henkel atingiu a sua meta de segurança para 2020.
A Henkel publicou o seu primeiro relatório de sustentabilidade em 1992. Isso torna a Henkel uma das poucas empresas do seu setor, bem como no ambiente DAX alemão, que pode, orgulhosamente, olhar para trás e ver 30 anos de relatórios de sustentabilidade consistentes. O primeiro relatório de sustentabilidade foi denominado “Relatório Ambiental” e abrangia, entre outros, os princípios de proteção ambiental da Henkel. “Desde então, a estratégia de informação e de sustentabilidade da Henkel evoluiu consideravelmente. Hoje, abordamos uma ampla gama de tópicos que são importantes para os nossos acionistas e para o sucesso futuro dos nossos negócios. Vão desde a proteção dos padrões ambientais a questões sociais da nossa cadeia de abastecimento para progredir em direção a uma empresa 100% positiva para o clima”, explica Uwe Bergmann, Diretor de Gestão de Sustentabilidade da Henkel.
Para reduzir as emissões de CO2 e limitar o aquecimento global, a Henkel está a perseguir a sai visão a longo prazo para se tornar uma empresa 100% positiva para o clima até 2040.
A empresa tem um objetivo ambicioso de reduzir em 65% a pegada de carbono resultante da sua produção até 2025. A eficiência energética será continuamente melhorada e, até 2030, será usada somente, eletricidade proveniente de fontes renováveis. Em março de 2020, a Science Based Targets Initiative (SBTi) confirmou que os objetivos de redução de emissões da Henkel atendem aos requisitos para atingir as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris contra as alterações climáticas.
Outro marco em 2020 foi a conclusão de um acordo virtual de compra de energia (Virtual Power Purchase Agreement, VPPA) em grande escala para um novo parque eólico em Bee County, no Texas. Esse acordo irá cobrir 100% da necessidade de eletricidade da Henkel nos Estados Unidos a longo prazo.
Além disso, a Henkel pretende aproveitar o amplo alcance das suas marcas e tecnologias em todo o mundo para ajudar clientes, consumidores e fornecedores a reduzir as suas emissões de CO2. Tendo ajudado a poupar mais de 55 milhões de toneladas no período de cinco anos, até 2020, a empresa está a esforçar-se para atingir a meta de 100 milhões de toneladas até 2025.
A Henkel está também a promover ativamente o desenvolvimento de uma economia circular e em busca de objetivos ambiciosos para as embalagens. A meta até 2025 é de que 100% das embalagens da Henkel sejam recicláveis ou reutilizáveis*. No final de 2020, a empresa já tinha alcançado esse objetivo para cerca de 89% das suas embalagens.
A empresa trabalha constantemente para aumentar a proporção de material reciclado nas suas embalagens. Embora muitas das suas marcas já disponibilizem produtos com embalagens feitas a partir de material reciclado, a empresa pretende aumentar a proporção de plástico reciclado para mais de 30% em todos os produtos de consumo em todo o mundo até 2025. No final de 2020, essa proporção já era de cerca de 15%.
O combate às desigualdades sociais é um dos maiores desafios globais da atualidade. A pandemia de COVID-19 aumentou ainda mais essa desigualdade, atingindo os mais vulneráveis de forma particularmente forte. Por esse motivo, a luta contra a pandemia tem sido uma tarefa particularmente relevante em 2020. A Henkel expandiu significativamente as suas ações de ajuda de emergência ao lançar um programa de solidariedade global no ano passado. Este programa está de acordo com uma das seis áreas focais de sustentabilidade da Henkel, a contribuição para o impacto social.
Para esse fim, a empresa reforçou o seu compromisso de expandir ainda mais o seu impacto social positivo nas comunidades até 2025: através de compras 100% responsáveis, aproveitando os seus mais de 50 000 funcionários, que foram formados como embaixadores da sustentabilidade e ajudando a melhorar 20 milhões de vidas em todo o mundo.
Um exemplo, é a colaboração de longa data da Henkel com a organização de desenvolvimento Solidariedad para apoiar os pequenos produtores de óleo de palma na América do Sul, África e Ásia. Até ao momento, já atingiu cerca de 34 000 pequenos agricultores que cultivaram cerca de 305 000 hectares de terra.
* Excluindo os produtos adesivos cujos ingredientes ou resíduos podem afetar a reciclabilidade ou contaminar os fluxos de reciclagem.
Relatório de Sustentabilidade 2020 (Capa)
Mais informações