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15/03/2021 Lisboa
Todos os anos, o World Economic e a McKinsey & Company identificam e reconhecem os líderes entre os fabricantes mais avançados, que se tornam em membros da Global Lighthouse Network. O objetivo conjunto da comunidade é o de promover a liderança no uso de tecnologias da Indústria 4.0 para transformar as fábricas, as cadeias de valor e os modelos de negócio. Uma vez mais, a Henkel prevaleceu entre os 1 000 centros de produção avaliados e foi reconhecida como líder na categoria “4-wall factory lighthouse” com as suas instalações de Laundry & Home Care de Montornès del Vallès, a primeira Global Lighthouse reconhecida pelo World Economic Forum (WEF) na Península Ibérica. Ao implementar em escala industrial vários casos de uso avançado da 4.ª Revolução Industrial, a Henkel está incluída na Global Lighthouse Network com duas fábricas modelo (4IR Lighthouses).
A Henkel foi premiada, pela segunda vez, como “Advanced 4th Industrial Revolution Lighthouse" pelo World Economic Forum (WEF) e pela McKinsey & Company. Um painel de especialistas independentes nomeou a unidade de produção de Laundry & Home Care da Henkel Ibérica em Montornès del Vallès, Barcelona, como fábrica modelo e pioneira na Indústria 4.0. A empresa tornou-se miembro da Global Lighthouse Network do WEF no início de 2020 com a sua unidade de produção em Düsseldorf, na Alemanha.
“A digitalização é o elemento chave da nossa estratégia para um crescimento intencional. E a Indústria 4.0 é um pilar importante do nosso percurso de transformação digital, que nos permite alavancar a sustentabilidade em toda a cadeia de valor e ajuda-nos a cumprir o nosso ambicioso objetivo de nos convertermos numa empresa 100% positiva para o clima em 2040”, afirma Carsten Knobel, CEO da Henkel. “Estamos muito orgulhosos de que o nosso centro de produção em Espanha tenha sido reconhecido como um exemplo de vanguarda, o que demonstra que as tecnologias avançadas, não só promovem os processos de produção sustentável, como também a agilidade e a colaboração digital”.
“Este segundo reconhecimento por parte do World Economic Forum destaca o nosso papel pioneiro na implementação da Industria 4.0 na produção de Laundry & Home Care em todo o mundo. É uma grande conquista para todas as equipas envolvidas e assinala um importante marco no nosso caminho em direção à transformação digital”, refere Bruno Piacenza, Executive Vice President da unidade de negócio de Laundry & Home Care da Henkel.
Uma vez mais, a Henkel demonstrou a sua capacidade para expandir a conectividade digital na produção através de tecnologias da 4.ª Revolução Industrial. “Temos conduzido a transformação digital na unidade de negócios de Laundry & Home Care da Henkel de forma constante desde há muitos anos. Em 2013, desenvolvemos uma plataforma de dados única em cloud chamada Digital Backbone para digitalizar a nossa cadeia de abastecimento”, comenta Dirk Holbach, Chief Supply Chain Officer da unidade de negócio de Laundry & Home Care da Henkel. "Atualmente, esta plataforma conecta mais de 30 centros de produção e seis centros de distribuição em todo o mundo, em tempo real”. O ecossistema digital ajuda a melhorar as crescentes expectativas dos clientes e dos consumidores em relação ao serviço e à sustentabilidade, enquanto atinge custos de dois dígitos, bem como uma redução de stock, e desempenhou um papel fundamental no reconhecimento Global Lighthouse do ano passado.
Para fortalecer ainda mais o ecossistema digital, a unidade de negócio de Laundry & Home Care da Henkel começou a implementar algoritmos de inteligência artificial na fábrica de Montornès del Vallès, cujo objetivo é prescrever ações para garantir operações sem falhas na linha, utilizando o histórico de dados. Ao conectar o Digital Backbone aos sistemas de TI, a unidade de negócio está a impulsionar a eficiência da linha através da manutenção preditiva e de tecnologias avançadas. Além disso, a empresa substituiu com sucesso as empilhadoras por veículos guiados automatizados (AGVs) para permitir o fluxo seguro do produto sem a necessidade de contacto total na instalação. Os veículos totalmente automatizados melhoram a segurança no local de trabalho, enquanto mantêm os níveis ideais de stock de matérias-primas e produtos. Além disso, foi estabelecida uma tecnologia baseada em plataforma digital que permite a serialização inteligente dos produtos, facilitando a capacidade total de seguimento e rastreamento desde a fábrica até aos consumidores.
A digitalização é um fator crucial no controlo do impacto ambiental na fabricação. Para se tornar uma empresa 100% positiva para o clima e para ter uma contribuição ativa para a proteção do clima, a Henkel coloca um grande foco nas suas unidades de produção. Para reduzir em 65% a pegada de carbono da sua produção até 2025, a Henkel implementou tecnologias da Indústria 4.0 em todas as suas fábricas espalhadas pelo mundo.
Com base em ecossistemas digitais escaláveis, a Henkel tem impulsionado o progresso no seu percurso da transformação digital estratégica a longo prazo. Ao digitalizar os processos que requerem um grande consumo de energia, como a secagem por spray dos detergentes em pó, a Henkel está a aumentar a eficiência energética na produção. Esses processos são incorporados no chamado “Digital Twin”, uma réplica 3D da instalação baseada em cloud, que simula operações e prescreve aos operários os parâmetros do processo, bem como ações de sustentabilidade e segurança. Desta forma, não só foi reduzida em 35% a quantidade de resíduos totais no centro de produção de última geração da Henkel em Montornès del Vallès, como também foi possível melhorar o consumo de energia e água em intervalos de dois dígitos desde 2017. Ao escalar estas aplicações da Indústria 4.0, a empresa melhorará ainda mais o desempenho em sustentabilidade das suas 17 torres de atomização em diferentes centros de produção.
Além disso, o ecossistema digital apoia os funcionários da linha da frente nas operações diárias, fornecendo acesso a dados em tempo real e fluxos de trabalho padronizados. Isso permite a monitorização e uma avaliação comparativa nos locais de produção para identificar as práticas mais eficazes e sustentáveis. Exemplo disso é a implementação de uma plataforma baseada numa aplicação móvel, que simplifica e digitaliza os processos da fábrica. Desta forma, desde 2018, foi eliminado cerca de 70% do papel na fábrica de Montornès del Vallès. Além disso, a conectividade e a digitalização da fábrica permitem a monitorização remota e promovem a colaboração digital entre as equipas.