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20/09/2021 Düsseldorf / Alemanha
A Henkel, L’Oréal, LVMH, Natura & Co e Unilever anunciaram uma nova colaboração global para co-desenvolver um sistema de avaliação de impacto ambiental em toda a indústria e um sistema de pontuação para os produtos cosméticos. O objetivo é co-projetar uma abordagem que seja neutra para a marca e que forneça aos consumidores informações claras, transparentes e comparáveis sobre o impacto ambiental, com base numa metodologia transversal baseada na ciência. Estas marcas estão a desafiar outras empresas do setor a unir-se a este propósito.
O novo sistema de avaliação e pontuação terá como objetivo dar resposta à crescente procura dos consumidores sobre o impacto ambiental dos produtos cosméticos (fórmula, embalagem e uso). O objetivo é melhorar a informação disponibilizada aos consumidores e permitir-lhes fazer escolhas de consumo mais sustentáveis.
Para tal, será criado um consórcio aberto a todas as empresas do setor cosmético que pretendam associar-se e contribuir para a conceção de um sistema que permita aos consumidores comparar os produtos cosméticos dentro de uma mesma categoria. A ambição é que a pontuação geral informe os consumidores sobre o impacto ambiental dos produtos, tendo em consideração todo o seu ciclo de vida.
Propõe-se que o consórcio trabalhe com a consultora de sustentabilidade Quantis para garantir uma abordagem sólida e científica e que os esforços para co-construir uma metodologia de avaliação voluntária e o sistema de pontuação sejam orientados e articulados em torno de:
Esta iniciativa global pretende ser aberta a todas as empresas do setor cosmético, independente da sua dimensão ou recursos. Outras partes interessadas serão informadas e consultadas ao longo do processo. As cinco empresas participantes reunirão a sua experiência e conhecimento no desenvolvimento de metodologias de avaliação de impacto ambiental (como é o caso da Henkel, LFMH, Natura & Co e Unilever) e de um sistema de rotulagem ambiental e social (desenvolvido pela L’Oréal). Todas as empresas serão beneficiadas com este trabalho pré-existente e serão convidadas a contribuir com a sua própria experiência. O consórcio consultará também especialistas externos, incluindo cientistas, académicos e ONG’s para garantir a integridade contínua da abordagem. Os trabalhos desenvolvidos pelo consórcio serão publicados e disponibilizados de forma estritamente voluntária tanto pelos participantes do consórcio como pelas demais partes interessadas no processo.
“É possível para o setor cosmético, como já aconteceu noutros setores, fazer uma avaliação científica do impacto ambiental dos seus produtos, a partir de uma avaliação do ciclo de vida completo. Reque uma combinação de conhecimento e experiência entre setores, particularmente no que diz respeito aos dados de impacto ambiental; é exatamente nisso que os membros fundadores do consórcio estão focados” refere Philippe Osset, especialista na aplicação da avaliação do ciclo de vida ao design ecológico, consultor especializado na Comissão Europeia e na AFNOR (Association française de normalization, French Standardization Association).
A Cosmetics Europe tem acompanhado ativamente o processo; outras associações do setor estão a ser contactadas para integrar o consórcio.
Empresas e associações comerciais que desejam saber mais podem entrar em contacto através do seguinte e-mail contact@ecobeautyscore-consortium.org.
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