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22/02/2022 Düsseldorf/Alemanha
Com o objetivo de desenvolver uma avaliação do impacto ambiental e um mesmo sistema de pontuação para toda a indústria de produtos cosméticos, 36 empresas do setor da cosmética, do cuidado pessoal e associações profissionais uniram-se para formar o Consórcio EcoBeautyScore.
Com pequenas e grandes empresas e associações dos quatro continentes, o Consórcio EcoBeautyScore tem a intenção de ser global e inclusivo. Além disso, permanecerá aberto para que outras empresas e associações se possam juntar.
Os 36 membros até agora incluem: Amorepacific, Babor, Beiersdorf, Colgate-Palmolive, Cosmébio, COSMED, Cosmetic Valley, Cosmetics Europe, cosnova, Coty, The Estée Lauder Companies, Eugène Perma, FEBEA, The Fragrance Creators Association, Henkel, IKW Beauty Care, The International Fragrance Association, Johnson & Johnson Consumer Inc., JUST International AG, Kao, L’Oréal Groupe, LVMH, Nafigate, NAOS, Natrue, Natura &Co, NOHBA, Oriflame, P&G, Paragon Nordic, Puig, PZ Cussons, Shiseido, Sisley, STANPA, Unilever.
O Consórcio EcoBeautyScore está a desenvolver um sistema de pontuação e avaliação do impacto ambiental para toda a indústria dedicada à cosmética. Com um alcance global e baseado numa metodologia comum, o Consórcio pode ajudar a fornecer aos consumidores informação clara, transparente e comparável sobre o impacto ambiental dos produtos. Isto irá contribuir para responder à crescente procura dos consumidores por uma maior transparência sobre o impacto ambiental dos produtos cosméticos (fórmula, embalagem e utilização). De facto, grande parte dos consumidores (42%) estão interessados em comprar marcas com práticas circulares e sustentáveis1.
O Consórcio está a trabalhar com a consultoria especialista em sustentabilidade Quantis para garantir uma abordagem sólida e científica para co-construir uma metodologia de avaliação e um sistema de pontuação guiados e articulados em torno de:
Operacionalmente, o Consórcio EcoBeautyScore conta também com o apoio da Capgemini Invent (gestão de projetos) e da Mayer Brown (assessor jurídico).
Os 36 membros do Consórcio EcoBeautyScore organizaram-se em grupos de trabalho temáticos. Para o final de 2002, prevê-se ter um protótipo de impacto e pontuação, que permitirá calcular a pontuação ambiental de uma seleção de categorias de produtos, verificada por entidades independentes.
Este Consórcio está aberto a todas as empresas de cosmética e cuidado pessoal, independentemente da sua dimensão ou recursos. Serão informadas e consultadas outras partes interessadas ao longo do processo. Todas as empresas vão beneficiar do trabalho pré-existente e estão convidadas a contribuir com a sua própria experiência. O Consórcio também consultará especialistas externos, incluindo cientistas, académicos e ONG’s para garantir que o processo seja o mais inclusivo possível. Os trabalhos desenvolvidos pelo Consórcio serão publicados e poderão ser utilizado de forma estreitamente voluntária, tanto pelos participantes do Consórcio, como por todas as outras partes interessadas.
As empresas de cosmética e cuidado pessoal e organizações profissionais que desejem saber mais estão convidadas a entrar em contacto com: contact@ecobeautyscore-consortium.org.
1Fonte: Capgemini Research Institute, Circular Economy for a Sustainable Future Report, agosto-setembro de 2021
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