22/02/2022  Düsseldorf/Alemanha

Nasce o Consórcio EcoBeautyScore, uma iniciativa inovadora formada por 36 empresas que disponibiliza opções mais sustentáveis ao consumidor

Com o objetivo de desenvolver uma avaliação do impacto ambiental e um mesmo sistema de pontuação para toda a indústria de produtos cosméticos, 36 empresas do setor da cosmética, do cuidado pessoal e associações profissionais uniram-se para formar o Consórcio EcoBeautyScore.

Com pequenas e grandes empresas e associações dos quatro continentes, o Consórcio EcoBeautyScore tem a intenção de ser global e inclusivo. Além disso, permanecerá aberto para que outras empresas e associações se possam juntar.

Os 36 membros até agora incluem: Amorepacific, Babor, Beiersdorf, Colgate-Palmolive, Cosmébio, COSMED, Cosmetic Valley, Cosmetics Europe, cosnova, Coty, The Estée Lauder Companies, Eugène Perma, FEBEA, The Fragrance Creators Association, Henkel, IKW Beauty Care, The International Fragrance Association, Johnson & Johnson Consumer Inc., JUST International AG, Kao, L’Oréal Groupe, LVMH, Nafigate, NAOS, Natrue, Natura &Co, NOHBA, Oriflame, P&G, Paragon Nordic, Puig, PZ Cussons, Shiseido, Sisley, STANPA, Unilever.

O objetivo do Consórcio EcoBeautyScore: permitir que os consumidores tomem decisões sustentáveis através de um mesmo sistema de avaliação do impacto ambiental e de pontuação

O Consórcio EcoBeautyScore está a desenvolver um sistema de pontuação e avaliação do impacto ambiental para toda a indústria dedicada à cosmética. Com um alcance global e baseado numa metodologia comum, o Consórcio pode ajudar a fornecer aos consumidores informação clara, transparente e comparável sobre o impacto ambiental dos produtos. Isto irá contribuir para responder à crescente procura dos consumidores por uma maior transparência sobre o impacto ambiental dos produtos cosméticos (fórmula, embalagem e utilização). De facto, grande parte dos consumidores (42%) estão interessados em comprar marcas com práticas circulares e sustentáveis1.

O objetivo do Consórcio EcoBeautyScore: co-construir uma metodologia científica para o sistema de avaliação e pontuação do impacto ambiental

O Consórcio está a trabalhar com a consultoria especialista em sustentabilidade Quantis para garantir uma abordagem sólida e científica para co-construir uma metodologia de avaliação e um sistema de pontuação guiados e articulados em torno de:

  1. Um método comum para medir o impacto ambiental dos produtos o longo do seu ciclo de vida, apoiado pelos princípios da “Product Environmental Footprint” (o método científico PEF da União Europeia baseado na avaliação do ciclo de vida (LCA) para quantificar a pegada ambiental dos produtos).
  2. Uma base de dados comum de impacto ambiental dos ingredientes padrão e das matérias-primas utilizadas em fórmulas e embalagens, bem como durante a utilização do produto.
  3. Uma ferramenta comum que permita uma avaliação do impacto ambiental dos produtos individuais, que pode ser utilizada por não especialistas.
  4. Um sistema de pontuação harmonizado que permita às empresas, de forma voluntária, informar os consumidores sobre a pegada ambiental dos seus produtos cosméticos. A metodologia, base de dados, ferramenta e sistema de pontuação serão verificados por partes independentes.

Operacionalmente, o Consórcio EcoBeautyScore conta também com o apoio da Capgemini Invent (gestão de projetos) e da Mayer Brown (assessor jurídico).

Próximos passos do Consórcio EcoBeautyScore

Os 36 membros do Consórcio EcoBeautyScore organizaram-se em grupos de trabalho temáticos. Para o final de 2002, prevê-se ter um protótipo de impacto e pontuação, que permitirá calcular a pontuação ambiental de uma seleção de categorias de produtos, verificada por entidades independentes.

O Consórcio EcoBeautyScore chama as empresas de cosmética e cuidado pessoal e associações profissionais a unir-se a esta iniciativa única

Este Consórcio está aberto a todas as empresas de cosmética e cuidado pessoal, independentemente da sua dimensão ou recursos. Serão informadas e consultadas outras partes interessadas ao longo do processo. Todas as empresas vão beneficiar do trabalho pré-existente e estão convidadas a contribuir com a sua própria experiência. O Consórcio também consultará especialistas externos, incluindo cientistas, académicos e ONG’s para garantir que o processo seja o mais inclusivo possível. Os trabalhos desenvolvidos pelo Consórcio serão publicados e poderão ser utilizado de forma estreitamente voluntária, tanto pelos participantes do Consórcio, como por todas as outras partes interessadas.

As empresas de cosmética e cuidado pessoal e organizações profissionais que desejem saber mais estão convidadas a entrar em contacto com: contact@ecobeautyscore-consortium.org.


1Fonte: Capgemini Research Institute, Circular Economy for a Sustainable Future Report, agosto-setembro de 2021