Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
21/09/2022 Düsseldorf / Alemanha
No Dia do Mercado de Capitais, o Conselho de Administração da Henkel apresentou os sucessos alcançados na implementação da agenda de crescimento, destacando o potencial de crescimento e ganhos das duas unidades de negócios, Adhesive Technologies e Consumer Brands. Na implementação da nova estrutura organizacional, a Henkel já está à frente do cronograma originalmente anunciado. A Henkel elevou também a orientação das vendas para o ano de 2022 tanto para a unidade de negócio de Adhesive Technologies, que continua o seu forte crescimento orgânico das vendas no terceiro trimestre, como para o Grupo Henkel.
O foco do Dia do Mercado de Capitais foi nas duas unidades de negócios Adhesive Technologies e Consumer Brands com as suas respetivas orientações estratégicas, competência tecnológica e atratividade do negócio com marcas líderes globais. Além disso, o foco claro na sustentabilidade em todas as dimensões foi reafirmado como um fator de sucesso para a implementação da agenda de crescimento da empresa – tanto para as unidades de negócios individuais, como para o Grupo.
Além de apresentar os progressos realizados na implementação da estratégia e na criação de as duas unidades de negócios, a Henkel também elevou as suas perspetivas para o ano fiscal de 2022.
"Tendo em vista o forte crescimento contínuo das vendas em Adhesive Technologies, atualizámos as perspetivas para o ano fiscal de 2022 tanto para a unidade de negócios de Adhesive Technologies como para o Henkel Group. Além disso, continuamos a trabalhar intensamente em medidas abrangentes para compensar, na medida do possível, o impacto do aumento drástico das matérias-primas, logística e custos de energia no desenvolvimento dos nossos lucros", afirma o CEO da Henkel, Carsten Knobel.
A Henkel espera agora um crescimento das vendas orgânicas de +5,5 a +7,5% ao nível do Grupo no ano fiscal 2022 (anteriormente: +4,5 a +6,5%). Um crescimento das vendas orgânicas de +10,0 a +12,0% é agora esperado para a unidade de negócios Adhesive Technologies (anteriormente: +8,0 a +10,0%). Para Beauty Care, a Henkel continua à espera de um crescimento das vendas orgânicas de -3,0 a -1,0%, nomeadamente devido à implementação das medidas de portefólio anunciadas para 2022. Para a unidade de negócios Laundry & Home Care, a Henkel continua à espera de um crescimento das vendas orgânicas de +4,0 a +6,0%.
A expectativa de retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT) ao nível do Grupo permanece inalterada na faixa de 9,0 a 11,0%. Para o desenvolvimento do lucro ajustado por ações preferenciais (EPS) a taxas de câmbio constantes, a Henkel continua à espera de um declínio na faixa de -35 a -15%.
A Henkel está à procura de uma agenda para o crescimento e desenvolveu uma estrutura estratégica clara para isso. Os elementos-chave da estrutura estratégica são um portfólio de sucesso, vantagem competitiva clara nas áreas de inovação, sustentabilidade e digitalização, assim como modelos operacionais prontos para o futuro baseados numa forte cultura organizacional.
Ao longo de 2022, a Henkel continuou a trabalhar consistentemente na implementação da sua agenda de crescimento e fez progressos significativos em todas as áreas. Com o anúncio da fusão de Laundry & Home Care e Beauty Care numa nova unidade de negócios Consumer Brands, a Henkel está a levar a sua agenda de crescimento para o próximo nível.
Ao implementar a nova estrutura organizacional de Consumer Brands, a Henkel está à frente do cronograma, inicialmente anunciado, maioria das regiões. Como parte da fusão, Wolfgang König, que é atualmente responsável por Beauty Care no Conselho de Administração e liderará a nova unidade no futuro, assumirá também a gestão de Laundry & Home Care a partir de outubro de 2022. Bruno Piacenza, responsável pela unidade de negócios Laundry & Home Care desde 2011, deixará o Conselho de Administração no final de setembro. Carsten Knobel, CEO da Henkel, agradeceu-lhe expressamente pelos seus feitos em mais de 30 anos ao serviço da Henkel.
"Desde 2020, temos impulsionado com sucesso e consistentemente a implementação da nossa agenda estratégica para o crescimento, apesar de um ambiente extremamente difícil marcado pela pandemia de covid e guerra na Ucrânia. Com base nisso, estamos a olhar em frente. Com o nosso negócio de Adhesive Technologies, somos líderes globais, oferecendo soluções inovadoras para uma ampla gama de indústrias, com foco em megatendências como sustentabilidade, e-mobilidade e conectividade. A fusão dos negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care para Consumer Brands é um importante passo estratégico para nós. Estamos a criar agora uma plataforma multicategoria globalmente presente com marcas fortes e posições de mercado e categoria líderes mundiais com o objetivo de aumentar o crescimento futuro e o perfil da margem dos nossos negócios de consumo. Estou convencido que com os nossos dois fortes pilares, Adhesive Technologies e Consumer Brands, alcançaremos as nossas metas ambiciosas e continuaremos a implementar com sucesso a nossa agenda de crescimento com grande ênfase", conclui o CEO da Henkel, Carsten Knobel.
Dia do Mercado de Capitais na Henkel
Mais informações