Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
08/11/2022 Düsseldorf / Alemanha
O A Henkel manteve com sucesso a sua dinâmica de crescimento no terceiro trimestre do ano fiscal de 2022 e alcançou vendas do Grupo de cerca de 6 mil milhões de euros. Isto representa um novo recorde histórico de vendas trimestrais e equivale a um crescimento orgânico de dois dígitos de +11,3%, impulsionado pela evolução de preços a dois dígitos em todas as unidades de negócio e em todas as regiões. Os volumes diminuíram de ano para ano devido aos negócios de consumo. Em termos nominal, as vendas cresceram +17,3%.
"Num ambiente de mercado que permanece extraordinariamente desafiante, continuámos a impulsionar a execução da nossa estratégia e conseguimos um claro crescimento das vendas de dois dígitos. É particularmente gratificante que todas as unidades de negócio e regiões tenham contribuído para este forte desempenho do negócio, que foi impulsionado, em particular, pelo claro aumento de dois dígitos nas vendas alcançado pela unidade de negócio de Adhesive Technologies no terceiro trimestre", afirma Carsten Knobel, CEO da Henkel.
"O crescimento de dois dígitos nas vendas no terceiro trimestre é mais uma prova da força do nosso robusto e equilibrado portfolio de marcas de sucesso e tecnologias inovadoras. Além disso, impulsionámos de forma consistente a implementação das nossas medidas de otimização de portfolio, continuámos a nossa rigorosa gestão de custos e trabalhámos para melhorar ainda mais a eficiência. Além disso, à medida que fundimos os nossos dois negócios de consumo, ficámos à frente do nosso calendário planeado para a implementação das novas estruturas. Este forte desempenho é resultado da nossa equipa global cujo extraordinário empenho é fundamental para o sucesso a longo prazo da Henkel nestes tempos difíceis", acrescenta esse responsável.
O crescimento das vendas a dois dígitos da Henkel no terceiro trimestre foi impulsionado predominantemente pela unidade de negócio Adhesive Technologies. Todas as áreas de negócio registaram aumentos significativos, ou de dois dígitos, nas vendas orgânicas.
A unidade de negócio Beauty Care conseguiu um crescimento positivo das vendas orgânicas no terceiro trimestre, apesar de ter implementado as anunciadas medidas de portfolio. Tanto a área de negócio Professional como Consumer contribuíram para este desempenho.
A unidade de negócio Laundry & Home Care gerou um crescimento significativo das vendas orgânicas, impulsionado principalmente pela área de negócio Laundry Care.
Em termos regionais, as vendas aumentaram organicamente em todas as regiões no terceiro trimestre. O forte desempenho de vendas do Grupo foi principalmente impulsionado pelos mercados emergentes, onde todas as regiões apresentaram taxas de crescimento orgânico de dois dígitos.
Olhando para o restante ano fiscal de 2022, Carsten Knobel, CEO da Henkel, comenta: "Estamos a operar num ambiente de negócio que se caracteriza por um elevado grau de volatilidade e incerteza. Neste ambiente inflacionista global com aumento dos custos de matérias-primas e energia, conseguimos um forte desempenho do negócio nos primeiros nove meses. Neste contexto, estamos a aumentar a nossa orientação para o ano 2022 em termos de vendas e ganhos".
A nível do Grupo, a Henkel espera agora um crescimento das vendas orgânicas de +7,0% a +8,0% (anteriormente: +5,5% a +7,5%) e retorno ajustado das vendas (margem EBIT) na faixa de 10,0% e 11,0% (anteriormente: 9,0% e 11,0%). Para lucros ajustados por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes, a Henkel espera agora um declínio no intervalo de -25% a -15% (anteriormente: -35% e -15%).
No terceiro trimestre de 2022, as vendas do Grupo aumentaram nominalmente em +17,3% para 5.976 milhões de euros. Organicamente (ou seja, ajustado para câmbios e aquisições/desinvestimentos), as vendas aumentaram +11,3%. A nível do Grupo, o aumento foi impulsionado pelo preço, enquanto a evolução do volume diferiu entre as unidades de negócio. As aquisições e desinvestimentos reduziram as vendas em -0,6%. Pelo contrário, os efeitos cambiais tiveram um impacto positivo de +6,6% nas vendas.
Nos primeiros nove meses de 2022, as vendas aumentaram nominalmente em +12,5%, para 16.889 milhões de euros. Em termos orgânicos, a Henkel gerou um crescimento significativo das vendas de +9,7%, que foi impulsionado pelo preço, enquanto os volumes diminuíram.
Os mercados emergentes registaram um crescimento das vendas orgânicas de +18,6% no terceiro trimestre. Os mercados maduros registaram um crescimento das vendas orgânicas de +5,6%. As vendas na região da Europa de Leste aumentaram +25,2%. No terceiro trimestre de 2022, conseguimos um crescimento das vendas orgânicas de +13,2% na região da África/Médio Oriente e +22,5% na região da América Latina. O desenvolvimento das vendas orgânicas na região da Ásia-Pacífico atingiu +13,0%. Na região da Europa Ocidental, conseguimos um forte crescimento das vendas orgânicas de +3,9%. A região da América do Norte gerou um aumento significativo das vendas orgânicas de +7,1%.
Nos primeiros nove meses de 2022, o crescimento das vendas orgânicas nos mercados emergentes atingiu +14,8%, enquanto os mercados maduros registaram um aumento de +5,5%.
As vendas na unidade de negócio Adhesive Technologies aumentaram nominalmente em +22,6% para 2.995 milhões de euros no terceiro trimestre de 2022. Organicamente (ou seja, ajustado para câmbios e aquisições/desinvestimentos), as vendas cresceram +16,8%. Conseguimos aumentos de dois dígitos nos preços, enquanto o desempenho em volume foi ligeiramente positivo. As aquisições/desinvestimentos reduziram as vendas em -1,9%, enquanto os efeitos cambiais tiveram um efeito positivo de +7,7%.
Nos primeiros nove meses de 2022, a unidade de negócio Adhesive Technologies aumentou nominalmente as vendas em +17,6%, para 8.462 milhões de euros. Organicamente, conseguimos um crescimento de vendas de +13,7%. O desenvolvimento dos preços foi consistentemente forte em todas as regiões e áreas de negócio.
Numa perspetiva regional, o crescimento das vendas gerado pela Adhesive Technologies nos mercados emergentes, em comparação com o terceiro trimestre do ano anterior, estava nos dois dígitos. Este desempenho foi impulsionado por aumentos de dois dígitos em todas as regiões, com contribuições particulares das áreas de negócio Packaging & Consumer Goods e Automotive & Metal.
Os mercados maduros também conseguiram um crescimento de vendas orgânicas de dois dígitos em todas as regiões. Dentro das regiões da América do Norte e da Europa Ocidental, a área de negócio Automotive & Metals registou o crescimento mais forte. Nos mercados maduros da região Ásia-Pacífico, o crescimento de dois dígitos foi impulsionado em particular pelas áreas de negócio Electronics & Industrial e Packaging & Consumer Goods.
No terceiro trimestre de 2022, as vendas na unidade de negócio Beauty Care aumentaram nominalmente em +8,4% para 1.013 milhões de euros. Organicamente (isto é, ajustado para câmbios e aquisições/desinvestimentos), as vendas aumentaram +0,9% em comparação com o nível do ano anterior. Os volumes diminuíram, enquanto a unidade de negócio registou aumentos de preços de dois dígitos. Os efeitos cambiais aumentaram as vendas em +5,9%, e as aquisições/desinvestimentos em mais +1,6%.
Nos primeiros nove meses de 2022, as vendas na unidade de negócio Beauty Care foram nominalmente superiores em +2,9% de ano para ano, fixando-se nos 2.855 milhões de euros. Organicamente, as vendas cresceram +0,6%, impulsionadas pelos preços.
Na área de negócio Consumer, registámos um crescimento orgânico positivo das vendas no terceiro trimestre de 2022 - impulsionado por aumentos de preços de dois dígitos que mais do que compensaram a diminuição de volumes resultante da implementação das medidas de portfolio anunciadas e da elasticidade da procura. Globalmente, a categoria Hair Cosmetics registou um crescimento muito forte das vendas orgânicas, para o qual todos os negócios contribuíram. O negócio de Hair Styling gerou um crescimento de vendas orgânico de dois dígitos, continuando assim a recuperação dos últimos trimestres após o declínio relacionado com a pandemia. O desempenho das vendas orgânicas foi forte tanto nos negócios de Hair Colorants como Hair Care, impulsionado em particular pelos mercados emergentes. O desempenho de vendas na categoria de Body Care diminuiu ano após ano, principalmente devido às anunciadas medidas de otimização de portfolio.
No terceiro trimestre, a área de negócio Professional foi capaz de desenvolver o seu forte desempenho no primeiro semestre do ano e mostrou um bom crescimento das vendas orgânicas, impulsionado em particular por um aumento de dois dígitos nos mercados emergentes.
O crescimento das vendas nos mercados emergentes foi significativo no terceiro trimestre. Todas as regiões contribuíram para este desempenho - com exceção da região de África/Médio Oriente. As regiões da Ásia (excluindo o Japão), América Latina e Europa de Leste registaram, cada uma, um crescimento orgânico de dois dígitos nas vendas.
O desempenho das vendas orgânicas nos mercados maduros diminuiu ano após ano, devido em particular a um declínio na Europa Ocidental e América do Norte. Em contrapartida, os mercados maduros da região Ásia-Pacífico registaram um crescimento significativo das vendas.
A unidade de negócio Laundry & Home Care gerou vendas de 1.902 milhões de euros no terceiro trimestre de 2022, equivalente a um aumento nominal de +13,2% em relação ao trimestre do ano anterior. Organicamente (ou seja, ajustada para câmbios e aquisições/desinvestimentos), a unidade de negócios registou um aumento significativo nas vendas de +7,3%. Este desempenho foi impulsionado principalmente por um aumento percentual de dois dígitos nos preços, enquanto os volumes diminuíram. Os efeitos cambiais aumentaram as vendas em +5,5%. As aquisições/desinvestimentos tiveram um efeito positivo de +0,4% nas vendas.
Nos primeiros nove meses de 2022, a unidade de negócio Laundry & Home Care registou um aumento nominal nas vendas de +8,9% para 5.396 milhões de euros. Organicamente, conseguimos um aumento significativo nas vendas de +7,4%, impulsionado pelos preços.
A área de negócio Laundry Care registou um crescimento de dois dígitos nas vendas orgânicas no terceiro trimestre de 2022, impulsionado em particular pelo aumento de dois dígitos nas categorias de heavy-duty detergents e specialty detergents. As nossas principais marcas Persil, 'all e Perwoll alcançaram, cada uma, um crescimento de dois dígitos.
O desempenho das vendas orgânicas na área de negócio Home Care foi globalmente plano no terceiro trimestre, atribuível em particular ao forte desempenho contínuo dos nossos produtos de lavagem de louça com as nossas famílias de marcas Pril e Somat. Em contraste, o desempenho de vendas nas categorias de produtos de limpeza de superfícies duras e produtos de limpeza de casas de banho foi negativo devido à procura de produtos de higiene que voltaram ao normal após o aumento no período do ano anterior, em resposta à pandemia da COVID-19.
Nos mercados emergentes, conseguimos um crescimento de vendas orgânicas de dois dígitos no terceiro trimestre. As regiões da Europa de Leste, África/Médio Oriente e América Latina contribuíram, cada uma, com um crescimento orgânico de dois dígitos para este desempenho.
Os mercados maduros mostraram um bom crescimento global das vendas orgânicas no terceiro trimestre. O crescimento das vendas orgânicas foi bom na região da América do Norte e plano na Europa Ocidental. O crescimento das vendas foi significativo nos mercados maduros da região da Ásia-Pacífico.
Não ocorreram alterações substanciais no património líquido e na posição financeira do Grupo no período em análise em comparação com a situação em 30 de junho de 2022.
Com base no desenvolvimento do negócio nos primeiros nove meses de 2022 e nos pressupostos de evolução até ao final do ano fiscal, o Conselho de Administração da Henkel AG & Co. KGaA decidiu atualizar as suas orientações para o ano fiscal de 2022.
Esperamos agora um crescimento orgânico das vendas a nível do Grupo de +7,0% a +8,0% no ano fiscal de 2022 (anteriormente: +5,5% a +7,5%).
Para a unidade de negócio Adhesive Technolgies, antecipamos agora um crescimento das vendas orgânicas na ordem dos +11,0% a +12,0% (anteriormente: +10,0% a +12,0%). Para a unidade de negócio Beauty Care, esperamos agora um desenvolvimento das vendas orgânicas de -1,0% a 0,0% (anteriormente: -3,0% a -1,0%), com o desempenho a ser principalmente afetado pela implementação das medidas de portfolio já anunciadas. Para a unidade de negócio Laundry & Home Care, esperamos agora um crescimento das vendas orgânicas na ordem dos +5,5% a +6,5% (anteriormente: +4,0% a +6,0%).
Esperamos agora que o Grupo Henkel gere um retorno ajustado das vendas (margem EBIT) na ordem dos 10,0% a 11,0% (anteriormente: 9,0% a 11,0%). Prevemos agora que as vendas ajustadas sejam reinvestidas na unidade de negócio Adhesive Technologies na faixa de 13,5% a 14,5% (anteriormente: 13,0% a 15,0%), para Beauty Care na faixa de 7,5% a 8,5% (anteriormente: 5,0% a 7,0%), e para Laundry & Home Care na faixa de 8,0% a 9,0% (anteriormente: 7,0% a 9,0%)
Para ganhos ajustados por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes, esperamos agora um declínio no intervalo de -25% a -15% (anteriormente: -35% a -15%).
Além disso, temos as seguintes expectativas para 2022:
As previsões continuam a basear-se no pressuposto de que não haverá mais encerramentos generalizados na indústria, no retalho e na produção relacionados com a pandemia, e que os efeitos da guerra na Ucrânia não se agravarão significativamente. Além disso, as previsões baseiam-se no pressuposto de que não haverá interrupções de produção na indústria devido à escassez de gás na Europa.