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07/03/2023 Bobadela
A Henkel publicou hoje o 32º Relatório de Sustentabilidade, que descreve o seu desempenho e progresso na implementação da sua estratégia e objetivos de sustentabilidade. Num ambiente de mercado altamente desafiante, a empresa conseguiu, entre outras coisas, impulsionar o progresso na sustentabilidade em diversas dimensões-chave, em particular ao reduzir ainda mais as suas emissões de CO2 e expandir o seu envolvimento social.
"Não consigo recordar-me de um ano, num passado recente, em que o ambiente empresarial global fosse tão desafiante para a nossa empresa. A guerra na Ucrânia abalou-nos profundamente e tem consequências abrangentes. Moldou o ambiente económico, em particular a crise energética e o aumento dos preços das matérias-primas. Mas é precisamente em tempos tão difíceis que é ainda mais importante concentrarmo-nos na sustentabilidade e estar à altura das nossas responsabilidades para com o ambiente e a sociedade. Apesar de todos os desafios, conseguimos fazer progressos na maioria dos nossos objetivos ambiciosos de sustentabilidade, e gostaria de agradecer aos nossos mais de 50.000 colaboradores da Henkel em todo o mundo pelo seu empenho e dedicação", disse Carsten Knobel, CEO da Henkel.
"Em 2022, demos um passo significativo em direção ao nosso objetivo de alcançar uma produção favorável para o clima até 2030, expandindo mais a nossa utilização de energias renováveis", acrescentou Sylvie Nicol, membro do Conselho de Administração da Henkel, responsável pelos Recursos Humanos e Sustentabilidade. "Também fizemos progressos no âmbito da paridade de género. A percentagem de mulheres em cargos de gestão aumentou para 38,7% em 2022. Estamos totalmente empenhados em acelerar e intensificar os nossos esforços com programas e ações concretas para aproveitar todo o potencial da nossa diversidade".
No ano passado, a Henkel publicou o seu Quadro de Metas de Sustentabilidade 2030+, no qual a empresa definiu metas novas e adicionais, tendo em conta os desenvolvimentos globais. Em particular, a Henkel fez progressos na proteção do clima em 2022, reduzindo as suas emissões de CO2 na produção em 55% por tonelada métrica de produto (em comparação com o ano base de 2010). A Henkel aumentou a proporção de eletricidade adquirida a partir de fontes renováveis para 70%. Até 2030, a Henkel pretende atingir uma pegada de carbono favorável para o clima para a sua produção mundial e adquirir 100% da eletricidade para locais de produção a partir de fontes renováveis.
O contrato de 10 anos celebrado com a IGNIS em dezembro de 2022 para o fornecimento de energia renovável sob a forma de um acordo virtual de compra de energia (VPPA- Virtual Power Purchase Agreement) é um exemplo de cooperação com os serviços energéticos. O contrato é acompanhado pela construção de duas novas unidades fotovoltaicas em Espanha. Isto irá assegurar o fornecimento de energia renovável às localizações da Henkel na Europa em cerca de 200 GWh por ano.
Para minimizar os resíduos e o seu impacto negativo no ambiente, a Henkel também trabalha continuamente para evitar e reduzir a utilização de materiais de embalagem, especialmente para os seus bens de consumo, e para os manter em ciclos económicos o máximo de tempo possível. Até 2025, 100% das embalagens serão fabricadas com vista à reciclagem e à reutilização*. Em 2022, a percentagem aumentou para cerca de 87%. A Henkel também pretende aumentar a percentagem de conteúdo de plástico reciclado nas suas embalagens de bens de consumo. Em 2022, esta quota era de cerca de 16%.
Até 2025, a Henkel também pretende reduzir o seu volume de resíduos em 50% por tonelada de produto em relação a 2010. Em 2022, a empresa já registou uma redução de 43%. Até 2030, a Henkel pretende alcançar uma utilização circular do seu material de resíduos de produção.
A Henkel também fez progressos na proteção dos recursos naturais no ano passado. Como parte da sua gestão de fornecedores, a empresa trabalha com fornecedores estratégicos selecionados para assegurar a aquisição de matérias-primas sustentáveis. Em 2022, por exemplo, a Henkel conseguiu aumentar a taxa de rastreabilidade das matérias-primas à base de palma até às fábricas de origem de 84% para 89% em comparação com o ano anterior.
Em particular no contexto dos acontecimentos geopolíticos do ano passado, a Henkel expandiu o seu envolvimento social. Até 2030, a empresa visava melhorar a vida de 30 milhões de pessoas em todo o mundo através de projetos sociais e donativos. A Henkel superou este objetivo no ano passado. De 2010 até ao final de 2022, a Henkel chegou a mais de 30 milhões de pessoas. Tal deve-se especialmente à contribuição feita para combater a pandemia global da COVID 19, bem como ao apoio às vítimas da guerra na Ucrânia.
Para promover a igualdade de oportunidades, a Henkel pretende aumentar continuamente a quota de mulheres nos níveis de gestão e ambiciona alcançar a meta da paridade de género em todos os níveis de gestão até 2025. Em 2022, a percentagem de mulheres em cargos de gestão aumentou para cerca de 38,7%, representando um novo aumento em relação ao ano anterior.
A sustentabilidade é um pilar central das estratégias de inovação tanto dos bens de consumo da Henkel, como das empresas industriais clientes. No negócio dos bens de consumo, um dos focos é a otimização dos componentes, entre outros. Para este fim, a Henkel está a trabalhar com diversos parceiros. No ano passado, por exemplo, a Henkel celebrou um acordo de cooperação plurianual com a BASF. Com a ajuda da chamada abordagem de equilíbrio de biomassa, as matérias-primas fósseis devem ser substituídas por matérias-primas renováveis em até 110.000 toneladas métricas de componentes por ano.
No negócio industrial de Adhesive Technologies, as soluções inovadoras da empresa ajudam a reduzir as emissões, aumentar a eficiência energética e material e reciclar recursos valiosos. Um exemplo são os adesivos otimizados para reciclagem para o desenvolvimento de embalagens flexíveis circulares. Neste sentido, a Henkel trabalha em conjunto com fabricantes de embalagens e especialistas em reciclagem. A reciclabilidade dos adesivos foi também certificada por institutos independentes.
Para promover o envolvimento dos colaboradores na sustentabilidade, a Henkel alargou a sua oferta de formação existente a um programa de envolvimento holístico, que foi lançado em março de 2022. O objetivo do programa global Sustainability at Heart é informar e formar os colaboradores de forma ainda mais abrangente sobre a sustentabilidade. Por exemplo, a formação Sustainability Pioneers, desenvolvida em colaboração com a IESE Business School, está agora disponível em várias línguas. Só em 2022, participaram mais de 5.800 colaboradores. O objetivo é também motivar e apoiar os colaboradores na promoção ativa da sustentabilidade no seu ambiente de trabalho e na sua vida pessoal.
Relatório de Sustentabilidade 2022 (Capa)