Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
20/03/2023 Bobadela
Neste dia, mas em 1848, nascia Fritz Henkel. Hoje, faria 175 anos de idade. Por essa razão, a Henkel celebra assim o 175º aniversário do seu fundador, que transmitiu valores, um espírito pioneiro e um sentido de responsabilidade que ainda hoje fazem parte do roadmap da empresa.
Fritz Henkel, desde muito pequeno, que se sentiu fascinado pela química e matemática e, em 1876, com apenas 28 anos de idade, tornou-se num empreendedor e criou o que hoje denominaríamos de uma start-up com o objetivo de desenvolver um detergente para a roupa mais eficaz que os detergentes existentes e com um novo método de lavagem: inventou o primeiro detergente universal do mundo. Após mais de 140 anos de história, a Henkel opera atualmente em duas unidades de negócio, gera vendas superiores a 20 mil milhões de euros, está presente em mais de 80 países e emprega mais de 50.000 colaboradores de mais de 120 nacionalidades - uma história de sucesso da qual se orgulharia certamente!
O objetivo atual da empresa, Pioneers at heart for the good of generations, engloba de certa forma esse espírito empreendedor, essa forma de fazer as coisas com ética e valores, e esse compromisso de responsabilidade para com a sociedade e o ambiente, muito à frente do seu tempo, que tão bem soube incutir desde o início e que se acredita continuar a ser as chaves do sucesso no presente e no futuro.
"O meu trisavô Fritz Henkel foi um verdadeiro empreendedor e pioneiro de coração. Abriu novos caminhos, não só no desenvolvimento de produtos, mas também no marketing e na forma como geria a sua empresa, o que revolucionou a vida quotidiana de milhares de pessoas", afirma Simone Bagel-Trah, Presidente do Conselho de Supervisão e do Comité de Acionistas da Henkel. "Não só pensava nos seus clientes, mas também nos seus colaboradores. Muito antes de o termo sustentabilidade ter surgido, já representava o empreendedorismo social e ambientalmente responsável. Pensou sempre no que as suas decisões e ações significavam para as gerações futuras. Hoje, esse espírito ainda pode ser sentido na Henkel”.
No 50º aniversário da empresa, em 1926, Fritz Henkel, afirmou: "O melhor que consegui com o meu trabalho, não veio do meu pensamento, mas da cooperação mútua dos colaboradores". Isso demonstra a compreensão moderna que já existia da importância dos colaboradores para o sucesso das empresas. No campo dos benefícios sociais também foi pioneiro, ao introduzi-los na sua gestão muito antes de se tornarem num padrão. Estes incluíam, por exemplo, fundos de pensões para os colaboradores, cuidados de enfermagem e guarda de crianças para apoiar as famílias. Além disso, também se envolveu com o público em geral, bem como com as comunidades e cidades onde viveu e trabalhou. Fritz Henkel teve três filhos: Fritz Junior, Hugo e Emmy. No seu testamento, Fritz Henkel declarou que os seus filhos Fritz Júnior e Hugo receberiam cada um 40% dos fundos de capital da empresa e que a sua filha Emmy herdaria 20% do capital. Considerar a filha nessa altura foi também uma decisão inovadora. Hoje, os descendentes dos três filhos, organizados nos ramos familiares "Fritz", "Hugo" e "Emmy", ainda detêm a maioria das ações ordinárias da empresa cotada no índice bolsista alemão DAX.
A empresa presta homenagem ao 175º aniversário de Fritz Henkel com uma exposição histórica, que pode ser visitada pessoalmente na sede em Dusseldorf (apenas para colaboradores) ou online para o público em geral em fritz-henkel.com.