Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
04/05/2023 Bobadela
No primeiro trimestre de 2023, a Henkel aumentou as vendas do Grupo para cerca de 5,6 mil milhões de euros. O forte crescimento orgânico das vendas de 6,6% foi impulsionado por um pricing de dois dígitos, enquanto os volumes ficaram abaixo do nível do ano anterior. Em termos nominais, as vendas aumentaram 6,4%.
"Tivemos um bom início de ano - apesar de um contexto de mercado continuamente desafiante. O forte aumento das vendas em ambas as unidades de negócio sublinha a força do nosso portfolio de marcas de sucesso e tecnologias inovadoras. No primeiro trimestre, continuámos as nossas medidas de fixação de preços para compensar os ainda mais ventos contrários dos custos das matérias-primas e da logística", afirma o CEO da Henkel, Carsten Knobel. "Hoje afirmamos a nossa orientação para 2023 e, com base no forte desenvolvimento de vendas orgânicas no primeiro trimestre, estamos a olhar para o atual ano fiscal com confiança"
O forte aumento das vendas orgânicas da unidade de negócio Adhesive Technologies no primeiro trimestre foi impulsionado por todas as áreas de negócio. A nova unidade de negócio Consumer Brands registou igualmente um forte crescimento orgânico das vendas, com a contribuição de todas as áreas de negócio.
"Também avançámos com as nossas prioridades estratégicas e fizemos progressos importantes. Por exemplo, estamos a conduzir rigorosamente a integração e o foco no portfolio na nossa unidade de negócio Consumer Brands , estamos a alinhar a estrutura organizacional da nossa unidade de negócio Adhesive Technologies ainda mais de perto com a nossa base de clientes e lançámos com sucesso inovações relevantes em ambos os negócios", explica Carsten Knobel.
Como parte da sua estratégia de alocação de capital, a Henkel lançou um programa de recompra de ações pela primeira vez em 2022. O programa foi concluído com sucesso no primeiro trimestre de 2023: No final de março, a empresa havia recomprado ações com um valor total de cerca de mil milhões de euros.
A 20 de abril de 2023, a Henkel anunciou a assinatura de um acordo sobre a venda das suas atividades comerciais na Rússia a um consórcio de investidores financeiros locais. A Henkel anunciou a sua decisão de abandonar as suas atividades comerciais na Rússia no ano passado, após o ataque do país à Ucrânia. A transação foi, entretanto, concluída; o preço de venda ascende a 54 mil milhões de rublos (cerca de 600 milhões de euros).
As vendas do Grupo aumentaram nominalmente em 6,4% no primeiro trimestre de 2023, de 5.271 milhões de euros no trimestre do ano anterior para 5.609 milhões de euros. Organicamente (ou seja, ajustado para câmbio e aquisições/desinvestimentos), as vendas aumentaram 6,6%. Este forte crescimento das vendas ao nível do Grupo foi impulsionado pelo aumento dos preços. As aquisições/desinvestimentos reduziram as vendas em -1,1%. Os efeitos cambiais tiveram um impacto ligeiramente positivo de 0,9% nas vendas.
O crescimento orgânico das vendas na região da Europa foi de 4,2% no primeiro trimestre. Na região IMEA, as vendas aumentaram organicamente em 27,8%. Na região da América do Norte, as vendas aumentaram organicamente em 7,1%. A região da América Latina registou um crescimento orgânico das vendas de 17,6%. O desenvolvimento orgânico das vendas na região Ásia-Pacífico foi de -4,8%.
No primeiro trimestre de 2023, as vendas na unidade de negócios Adhesive Technologies aumentaram nominalmente em 6,1%, de 2.631 milhões de euros no trimestre do ano anterior para 2.791 milhões de euros. Organicamente (ou seja, ajustado para câmbio e aquisições / desinvestimentos), as vendas aumentaram em 6,8% em comparação com o primeiro trimestre de 2022. Os aumentos de preços localizaram-se na faixa percentual dos dois dígitos, enquanto os volumes ficaram abaixo do trimestre do ano anterior. Os efeitos cambiais aumentaram as vendas em 1,1%; as aquisições/desinvestimentos tiveram um efeito negativo de -1,8%.
O forte crescimento orgânico das vendas da unidade de negócio Adhesive Technologies no primeiro trimestre foi impulsionado por todas as áreas de negócio. A área de negócio Mobility & Electronics alcançou um crescimento orgânico de vendas de dois dígitos de 12,6%. Este aumento foi impulsionado pelos negócios Automotive e Industrial, enquanto o negócio Electronics registou um desenvolvimento negativo devido a um contexto de mercado difícil. A área de negócio Packaging & Consumer Goods gerou um crescimento orgânico das vendas de 1,0%. O forte crescimento das vendas no negócio de Consumer Goods mais do que compensou o declínio das vendas no negócio de Packaging. As vendas na área de negócio Craftsmen, Construction & Professional cresceu organicamente 7,0% em comparação com o trimestre do ano anterior, com a contribuição de todos os negócios.
Numa perspetiva regional, a unidade de negócio Adhesive Technologies gerou um crescimento orgânico significativo das vendas na Europa. Aqui, a evolução negativa da área de negócio Packaging & Consumer Goods foi mais do que compensada pelo crescimento da área de negócio Mobility & Electronics. A América do Norte também apresentou um crescimento significativo das vendas, impulsionado pela área de negócio Mobility & Electronics. Tanto a IMEA como a América Latina geraram aumentos das vendas orgânicas de dois dígitos, impulsionados em ambas as regiões pela área de negócio Mobility & Electronics. Em contrapartida, as vendas na Ásia-Pacífico foram organicamente inferiores ao nível do ano anterior. Esta situação deveu-se à evolução na China decorrente do contexto de mercado globalmente difícil, mesmo após o fim das restrições relacionadas com a COVID-19, e com um declínio relacionado com o mercado no negócio de Electronics.
Na unidade de negócio Consumer Brands, as vendas aumentaram nominalmente 7,3% para 2.772 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023. Organicamente (ou seja, ajustado para câmbio e aquisições/desinvestimentos), as vendas aumentaram 7,0% em comparação com o nível do ano anterior. Em termos anuais, a unidade de negócio registou um aumento de dois dígitos nos preços, enquanto os volumes diminuíram, devido, em parte, aos efeitos das medidas de otimização do portfolio. Os efeitos cambiais tiveram um impacto positivo de 0,8% nas vendas. As aquisições/desinvestimentos diminuíram as vendas em -0,5%.
No primeiro trimestre, a área de negócio Laundry & Home Care gerou um forte crescimento orgânico das vendas de 6,3%. O negócio de Laundry Care registou um aumento significativo das vendas orgânicas, impulsionado predominantemente pelo crescimento significativo das vendas na categoria Fabric Cleaning e por um aumento de dois dígitos na categoria Fabric Care. O bom crescimento do negócio de Home Care foi impulsionado principalmente por um aumento de dois dígitos nas vendas da categoria Dishwashing. O crescimento orgânico das vendas na área de negócio Hair, que inclui o negócio Professional, foi de 9,9%. O negócio Consumer gerou um crescimento de dois dígitos, impulsionado em particular pela categoria Hair Styling. O negócio Professional registou um forte crescimento orgânico das vendas.
Todas as regiões servidas pela unidade de negócio Consumer Brands registaram aumentos das vendas orgânicas no primeiro trimestre. A região da Europa registou um crescimento orgânico positivo das vendas no primeiro trimestre, impulsionado principalmente pela área de negócio Hair, enquanto as vendas na área de negócio Laundry & Home Care ficaram abaixo do trimestre do ano anterior. A região da América do Norte gerou um crescimento orgânico muito forte das vendas, com a contribuição de todas as áreas de negócio. As regiões IMEA e América Latina geraram aumentos de vendas orgânicas de dois dígitos em todas as áreas de negócio. O crescimento das vendas na região Ásia-Pacífico foi muito forte, com a contribuição de todas as áreas de negócio.
Não ocorreram alterações substanciais nos ativos líquidos e na posição financeira do Grupo no período em análise em comparação com a situação em 31 de dezembro de 2022.
A orientação para o ano fiscal de 2023, que foi publicada a 7 de março de 2023, foi confirmada.
Para o ano em curso, a Henkel continua a esperar um crescimento orgânico das vendas entre 1,0 e 3,0%, com ambas as unidades de negócios previstas para estarem dentro dessa faixa. Espera-se que o retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT ajustada) ainda esteja na faixa de 10,0 a 12,0%. Prevê-se que o retorno ajustado sobre as vendas esteja entre 13,0 e 15,0% para Adhesive Technologies e entre 7,5 e 9,5% para Consumer Brands. Para os lucros ajustados por ação preferencial (EPS), a Henkel continua a esperar um desenvolvimento entre -10,0 e +10,0% a taxas de câmbio constantes.
A partir do primeiro trimestre de 2023, a Henkel alterou a sua estrutura de reporting para refletir a sua nova configuração organizacional. De agora em diante, a empresa irá reportar o desempenho das suas duas unidades de negócio, Adhesive Technologies e Consumer Brands. Tal como foi anunciado, a Henkel também irá reportar os principais números de vendas ao nível da área de negócio, aumentando assim a transparência. Especificamente, a empresa está agora a comunicar as vendas, bem como o crescimento nominal e orgânico das vendas. Na unidade de negócio de Consumer Brands, estes valores são comunicados para as áreas de negócio de Laundry & Home Care, Hair e Outros Consumer Businesses. Além disso, a Henkel está a otimizar a estrutura organizacional dentro da sua unidade de negócio de Adhesive Technologies, de modo a utilizar os benefícios da escala e da competência de forma ainda mais eficiente, assegurando ao mesmo tempo a proximidade do cliente e do mercado. No futuro, a unidade de negócio incluirá as três áreas de negócio Mobility & Electronics, Packaging & Consumer Goods, e Craftsmen, Construction & Professional. Esta nova estrutura já está refletida na presente Declaração Trimestral para o primeiro trimestre de 2023, portanto, antes da sua plena implementação organizacional efetiva no segundo trimestre de 2023.
A empresa também modificou ligeiramente a sua estrutura de reporting por região para refletir melhor a atribuição de responsabilidades de gestão. A partir do primeiro trimestre de 2023, a Henkel irá comentar o seu desempenho comercial nas regiões da Europa, IMEA (Índia, Médio Oriente, África), América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico.
Nota: Todos os valores individuais constantes do presente documento foram arredondados a nível comercial. A adição pode resultar em desvios em relação aos totais indicados.