Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
10/08/2023 Düsseldorf / Alemanha
A Henkel aumentou significativamente as vendas e os lucros no primeiro semestre de 2023 num ambiente económico persistentemente desafiante.
"Conseguimos um crescimento muito forte em ambas as unidades de negócio. Ao mesmo tempo, conseguimos melhorar significativamente os nossos lucros, apesar dos contínuos ventos contrários provocados pelos elevados preços dos materiais e da logística. Na sequência do forte desempenho no primeiro semestre do ano, estamos confiantes para o resto do ano e aumentámos significativamente a nossa orientação para o ano inteiro em termos de vendas e lucros", afirma o CEO da Henkel, Carsten Knobel.
"Fizemos também bons progressos na implementação da nossa agenda estratégica de crescimento nos primeiros seis meses do ano. Na unidade de negócio de Consumer Brands, estamos a avançar com a integração mais rapidamente do que o planeado. Ao mesmo tempo, estamos a aperfeiçoar de forma consistente a nossa carteira de produtos para marcas e produtos com margens elevadas e de elevado crescimento. Isto também se reflete nos ganhos da unidade de negócio. Na unidade de negócio de Adhesive Technologies, alinhámos a estrutura organizacional ainda mais de perto com os nossos clientes para expandir a nossa posição de liderança global e aumentar ainda mais a dinâmica de crescimento. Além disso, estamos a impulsionar iniciativas importantes nas áreas da sustentabilidade e da digitalização para melhorar ainda mais a nossa posição competitiva", acrescenta Carsten Knobel.
Ao nível do Grupo, a Henkel espera agora um crescimento orgânico das vendas de 2,5% a 4,5% no ano fiscal de 2023 (anteriormente: 1,0% a 3,0%). Para a unidade de negócio de Adhesive Technologies, espera-se que o crescimento esteja na faixa de 2,0% a 4,0% (anteriormente: 1,0% a 3,0%), e para a unidade de negócio de Consumer Brands, entre 3,0% a 5,0% (anteriormente: 1,0% a 3,0%). Espera-se agora que o retorno ajustado das vendas (margem EBIT) a nível do Grupo se situe no intervalo de 11,0% a 12,5% (anteriormente: 10,0% a 12,0%). Para a unidade de negócios Adhesive Technologies, espera-se que o retorno ajustado das vendas se situe entre 13,5% e 15,0% (anteriormente: 13,0% a 15,0%), e para a unidade de negócios Consumer Brands entre 9,5% e 11,0% (anteriormente: 7,5% a 9,5%). Para o desenvolvimento dos lucros ajustados por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes, a Henkel espera agora um aumento na ordem dos +5% a +20% (anteriormente: -10% a +10%).
Com 10.926 milhões de euros, as vendas do Grupo no primeiro semestre de 2023 ficaram 0,1% acima do nível do ano anterior (Q2: 5.316 milhões de euros, -5,8%). Isso corresponde a um crescimento orgânico de vendas muito forte de 4,9% (Q2: 3,2%). Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo no desenvolvimento das vendas de -2,5% (Q2: -5,8%). As aquisições e desinvestimentos reduziram as vendas em -2,2% (Q2: -3,2%).
O crescimento das vendas no primeiro semestre do ano foi impulsionado por ambas as unidades de negócio. A Adhesive Technologies registou um forte crescimento orgânico das vendas de 4,7%, impulsionado pelas áreas de negócio Mobility & Electronics e Craftsmen, Construction & Professional. As Consumer Brands registaram um forte crescimento orgânico das vendas de 5,7%, impulsionado pelas áreas de negócio Laundry & Home Care e Hair.
No primeiro semestre do ano, o crescimento orgânico das vendas na região da Europa atingiu 2,4% (Q2: 0,8%). Na região IMEA, as vendas aumentaram organicamente em 25,7% (Q2: 23,6%). A América do Norte registou um crescimento orgânico das vendas de 3,8% (Q2: 0,9%). A região da América Latina registou um crescimento orgânico das vendas de 13,2% (Q2: 9,4%). Em contrapartida, a região da Ásia-Pacífico registou um desenvolvimento negativo das vendas orgânicas de -2,7% (Q2: -0,6%), principalmente devido ao ambiente de mercado persistentemente desafiante na China.
O lucro operacional ajustado (EBIT ajustado) aumentou no primeiro semestre do ano em 7,6% para 1.254 milhões de euros, em comparação com 1.166 milhões de euros no período do ano anterior. Este aumento foi suportado pela evolução dos preços de venda, pelas poupanças resultantes da criação da unidade de negócio integrada Consumer Brands e pelas medidas de otimização do portfólio.
O retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) aumentou 80 pontos base para 11,5%.
O lucro ajustado por ação preferencial aumentou para 2,13 euros no primeiro semestre de 2023. A taxas de câmbio constantes, este é um aumento de 14,4% em comparação com o período do ano anterior.
O capital circulante líquido aumentou 0,8 pontos percentuais para 6,1% das vendas (período do ano anterior: 5,2%).
O fluxo de caixa livre atingiu 749 milhões de euros e, com isso, excedeu significativamente o nível do primeiro semestre de 2022 (46 milhões de euros), devido, em particular, ao maior fluxo de caixa das atividades operacionais no exercício.
A posição financeira líquida em 30 de junho de 2023 ascendia a -1.311 milhões de euros (31 de dezembro de 2022: -1.267 milhões de euros).
Em 20 de abril de 2023, a Henkel anunciou a assinatura de um acordo para vender as suas atividades comerciais na Rússia a um consórcio de investidores financeiros locais. A empresa tinha anunciado a saída das suas operações na Rússia na sequência do ataque russo à Ucrânia no ano passado. A transação foi concluída e o preço de venda ascende a 54 mil milhões de rublos (cerca de 600 milhões de euros).
As vendas da unidade de negócios Adhesive Technologies registaram um desenvolvimento nominal estável de 0,1% para 5.475 milhões de euros no primeiro semestre de 2023 (Q2: 2.683 milhões de euros, -5,4%). Organicamente, as vendas aumentaram 4,7% (Q2: 2,7%). Esse desenvolvimento foi alcançado por meio de aumentos de preços de dois dígitos, enquanto os volumes permaneceram abaixo do nível do ano anterior devido à procura moderada em alguns mercados finais relevantes. A área de negócios Mobility & Electronics alcançou um crescimento orgânico de vendas de dois dígitos de 10,9% (Q2: 9,2%). Na área de negócios Packaging & Consumer Goods, o desenvolvimento orgânico das vendas foi de -1,5% (Q2: -3,7%). Na área de negócios Craftsmen, Construction & Professional, as vendas aumentaram organicamente em 4,9% (Q2: 2,9%). O lucro operacional ajustado aumentou 3,0% para 766 milhões de euros no primeiro semestre de 2023, em comparação com 743 milhões de euros no período do ano anterior. O retorno ajustado das vendas aumentou para 14,0% em comparação com 13,6% no período do ano anterior. Aqui, os aumentos de preços, em particular, tiveram um impacto positivo.
A unidade de negócios Consumer Brands gerou vendas de 5.365 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2023 (Q2: 2.594 milhões de euros). Isso corresponde a um desenvolvimento nominal de 0,6% (Q2: -5,7%). Organicamente, as vendas aumentaram 5,7%, impulsionadas pelos preços (Q2: 4,5%). Em contrapartida, os volumes diminuíram, em parte também devido às medidas de otimização do portfólio em curso. A área de negócios de Laundry & Home Care registou um crescimento orgânico muito forte das vendas de 5,3% (Q2: 4,4%). O negócio de Hair alcançou um aumento geral de vendas orgânicas de 7,9% no primeiro semestre de 2023 (Q2: 6,1%). Os Other Consumer Businesses registaram um desenvolvimento de vendas estável no primeiro semestre do ano (0,0%, Q2: -1,4%). O lucro operacional ajustado foi de 559 milhões de euros, 15,9% acima do nível do período do ano anterior. Este aumento foi suportado pelo desenvolvimento dos preços de venda para compensar os preços ainda elevados dos materiais diretos, as poupanças resultantes da integração dos negócios de bens de consumo na nova unidade de negócio Consumer Brands e as medidas de otimização do portfólio. O retorno ajustado das vendas aumentou para 10,4%.
No primeiro semestre de 2023, a Henkel continuou a impulsionar de forma consistente as prioridades estratégicas da sua agenda de crescimento e alcançou um bom progresso em todas as áreas.
No primeiro semestre de 2023, a fusão dos antigos negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care na unidade de negócios Consumer Brands foi impulsionada mais rapidamente do que o planeado. No processo, a Henkel conseguiu mais poupanças - no geral, a empresa pretende realizar poupanças líquidas (antes de reinvestimentos) de pelo menos 400 milhões de euros até ao final de 2026. A Henkel também concentrou ainda mais o seu portefólio de Consumer Brands. No processo, marcas e atividades com vendas totais de cerca de 0,5 mil milhões de euros foram alienadas ou descontinuadas desde o anúncio da fusão dos negócios de consumo. Ao mesmo tempo, a Henkel fortaleceu o seu portefólio com a aquisição da marca de Laundry & Home Care Earthwise na Nova Zelândia. A integração do negócio Hair Professional da Shiseido na Ásia-Pacífico, que a Henkel adquiriu no ano passado, está bem encaminhada e o negócio está a ter um bom desempenho.
No âmbito da segunda fase da integração, iniciada no princípio deste ano e centrada na excelência da cadeia de abastecimento, foram implementadas as primeiras medidas. Estas incluem, entre outras coisas, a consolidação da rede de produção para a atividade europeia de Hair and Body Care. Além disso, o chamado princípio 1-1-1 foi introduzido nos primeiros países. Este princípio visa promover a integração comercial com processos logísticos otimizados, de acordo com o princípio "uma cara para o cliente". Isto significa: uma encomenda, uma entrega, uma fatura.
Na unidade de negócio de Adhesive Technologies, a Henkel estabeleceu uma estrutura organizacional otimizada no primeiro semestre de 2023. Isto permite à unidade de negócio utilizar os benefícios da escala e da competência de forma ainda mais eficiente nas três áreas de negócio Mobility & Electronics, Packaging & Consumer Goods, e Craftsmen, Construction & Professional, assegurando ao mesmo tempo a proximidade com os clientes e mercados.
Para reforçar ainda mais a sua competitividade, a Henkel concentra-se em fortes inovações em áreas de negócio atrativas. Estas contribuíram novamente para o crescimento em ambas as unidades de negócio no primeiro semestre de 2023. Nas Adhesive Technologies, por exemplo, as soluções inovadoras da Henkel utilizadas na produção de veículos elétricos registaram um aumento orgânico das vendas de cerca de 70% nos primeiros seis meses do ano, em comparação com o período do ano anterior. Na unidade de negócio de Consumer Brands, a marca Persil registou um crescimento orgânico de dois dígitos nas vendas, apoiado por um relançamento com uma nova tecnologia enzimática única que foi implementada em 30 países.
A Henkel também fez mais progressos na área da sustentabilidade. Por exemplo, no caminho para alcançar uma pegada de carbono positiva para o clima para os seus locais de produção até 2030, a Henkel converteu dez locais adicionais para produção neutra em CO2 no primeiro semestre de 2023. A Henkel também continuou a impulsionar iniciativas importantes na área da digitalização. Aqui, a utilização da inteligência artificial está a desempenhar um papel cada vez mais importante.
"De uma forma geral, estamos orgulhosos do desempenho comercial bem-sucedido no primeiro semestre do ano e do bom progresso que fizemos na implementação da nossa agenda estratégica - apesar do ambiente económico persistentemente difícil", reforçou Carsten Knobel. "Estamos muito confiantes de que conseguiremos moldar com sucesso o futuro da Henkel. Juntos, como uma equipa altamente motivada, com base numa forte cultura empresarial e com uma estratégia de crescimento clara. No negócio das Adhesive Technologies, somos líderes globais e oferecemos soluções inovadoras com um claro enfoque nas tendências futuras, como a mobilidade, a conetividade e a sustentabilidade. E com a nova unidade de negócio de Consumer Brands, lançámos as bases para um maior crescimento rentável no nosso negócio de consumo".
*Ajustado para despesas e receitas pontuais e para despesas de reestruturação.