09/11/2023  Bobadela

Continuação da dinâmica de crescimento no terceiro trimestre

Henkel aumenta as perspetivas para o ano fiscal de 2023

  • Vendas do grupo: cerca de 5,4 mil milhões de euros, crescimento orgânico das vendas de +2,8%
  • Aumento orgânico das vendas impulsionado por ambas as unidades de negócio:
    • Adhesive Technologies: crescimento orgânico das vendas de +0,8%
    • Consumer Brands: crescimento orgânico das vendas muito forte de +6,2%
  • Adhesive Technologies reforça a sua aposta no crescimento através de fusões e aquisições com a aquisição da Critica Infrastructure
  • Consumer Brands: integração muito antes do planeado – mais de 80% das poupanças previstas até ao final de 2023
  • Aumento das perspetivas para o exercício fiscal de 2023:
    • Crescimento orgânico das vendas: 3,5% a 4,5% por cento (anteriormente: 2,5% a 4,5%)
    • Retorno ajustado das vendas (margem EBIT): 11,5% a 12,5% (anteriormente: 11,0% a 12,5%)
    • Lucro ajustado por ação preferencial (EPS): aumento no intervalo de +15% a +25% a taxas de câmbio constantes (anteriormente: +5% a +20%)

No terceiro trimestre de 2023, a Henkel registou vendas do Grupo de cerca de 5,4 mil milhões de euros e alcançou um crescimento orgânico das vendas de 2,8%. Este crescimento foi impulsionado pela continuidade de preços fortes, tendo em conta os preços significativamente mais elevados das matérias-primas em comparação com o ano anterior. A evolução do volume foi negativa, mas mostrou uma melhoria notável em comparação com o segundo trimestre. Nominalmente, as vendas foram -9,0% abaixo do trimestre do ano anterior, principalmente devido à saída das atividades comerciais na Rússia no segundo trimestre e aos efeitos cambiais negativos.

"Apesar de um ambiente de mercado persistentemente desafiante, conseguimos manter a nossa dinâmica de crescimento no terceiro trimestre, com o contributo de ambas as unidades de negócio. Com base neste desempenho, aumentámos hoje as nossas perspetivas para o ano fiscal em curso. Particularmente para os lucros ajustados por ação preferencial, esperamos agora um aumento significativo na ordem dos 15% a 25% a taxas de câmbio constantes", afirma o CEO da Henkel, Carsten Knobel.

"Reforçámos também o nosso portfolio de Adhesive Technologies com uma aquisição atrativa - o que reflete igualmente a nosso foco no crescimento através de fusões e aquisições. E estamos claramente à frente do planeado no que diz respeito à integração do nosso negócio de Consumer Brands, que representa a maior transformação da nossa empresa nas últimas décadas".

Evolução das Vendas por unidade de negócio

Apesar da procura se manter moderada em alguns mercados finais relevantes para a Henkel, a unidade de negócio Adhesive Technologies registou um crescimento orgânico positivo das vendas no terceiro trimestre, impulsionado pelas áreas de negócio Mobility & Electronics e Craftsmen e Construction & Professional. O forte crescimento orgânico das vendas na unidade de negócio Consumer Brands, que tem estado a operar na nova configuração desde o início do ano, foi impulsionado pelas áreas de negócio globais Laundry & Home Care e Hair.

"Em ambas as unidades de negócio, a evolução do volume melhorou claramente no terceiro trimestre, em comparação com o trimestre anterior - o que confirma as nossas expetativas, tal como declarado aquando da publicação dos resultados do primeiro semestre. E para o próximo trimestre, esperamos uma nova melhoria sequencial", acrescenta Knobel.

Além disso, a Henkel continuou a fazer bons progressos no terceiro trimestre com a implementação da sua agenda de crescimento estratégico. Ao adquirir a Critica Infrastructure, a Henkel acrescentou um negócio adjacente atrativo ao portfólio da sua unidade de negócio Adhesive Technologies, com o objetivo de criar uma plataforma para um maior crescimento: a Critica é um fornecedor especializado em soluções inovadoras de reparação e reforço de compósitos, utilizadas numa vasta gama de aplicações industriais. Na unidade de negócios Consumer Brands, a integração dos negócios de consumo está a progredir antes do previsto. Mais de 80% das poupanças líquidas, cerca de 250 milhões de euros, visadas numa primeira fase até ao final de 2024, deverão estar realizadas até ao final de 2023. Além disso, a empresa tem vindo a concentrar efetivamente o seu portfolio de Consumer Brands em marcas e produtos com fortes margens e perfis de crescimento.

"No terceiro trimestre, continuámos a conduzir de forma consistente as nossas prioridades estratégicas em ambas as unidades de negócio. Assim, continuamos no caminho certo para gerar mais crescimento e para expandir as nossas posições de liderança no mercado mundial", afirmou Knobel.

Desempenho da Vendas do Grupo

As vendas do Grupo no terceiro trimestre de 2023 atingiram 5.440 milhões de euros, uma diminuição nominal de -9,0% em comparação com o trimestre do ano anterior. Os efeitos de aquisições e desinvestimentos - incluindo o impacto da venda do negócio na Rússia - reduziram as vendas em -5,5%. Já os efeitos cambiais afetaram negativamente a evolução das vendas em -6,3%. Organicamente (ou seja, ajustado às variações cambiais e às aquisições/desinvestimentos), as vendas aumentaram 2,8%. Este crescimento foi impulsionado pela manutenção de preços fortes em ambas as unidades de negócio. Os volumes diminuíram em relação ao ano anterior, mas a evolução do volume em ambas as unidades de negócios mostrou uma melhoria sequencial notável em comparação com o segundo trimestre de 2023.

As vendas nos primeiros nove meses de 2023 atingiram 16.366 milhões de euros, representando uma diminuição nominal de -3,1%. Organicamente, a Henkel registou um forte crescimento das vendas de 4,1%, impulsionado por um aumento de dois dígitos nos preços.

O crescimento orgânico das vendas no terceiro trimestre foi impulsionado pelas regiões da Europa, América do Norte, América Latina e IMEA. Em contrapartida, a evolução das vendas orgânicas na região da Ásia-Pacífico foi negativa, principalmente devido ao ambiente de mercado tenso prevalecente na China.

Também nos primeiros nove meses de 2023, o forte crescimento orgânico das vendas da Henkel foi impulsionado por todas as regiões - com exceção da região Ásia-Pacífico.

Desempenho das Vendas da unidade Adhesive Technologies

A unidade de negócios Adhesive Technologies gerou vendas de 2.711 milhões de euros no terceiro trimestre de 2023 (ano anterior: 2.995 milhões de euros). Isto representa uma evolução nominal de -9,5%. Organicamente (ou seja, ajustado ao efeito cambial e aquisições / desinvestimentos), as vendas aumentaram 0,8%. Este crescimento foi impulsionado por um forte aumento dos preços. Em contrapartida, o volume de vendas ficou abaixo do nível do ano anterior, uma vez que a procura em alguns mercados finais relevantes permaneceu fraca. As aquisições/desinvestimentos reduziram as vendas em -3,8%. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo adicional de -6,5%.

Nos primeiros nove meses de 2023, a unidade de negócio Adhesive Technologies reportou uma redução nominal nas vendas de -3,3% para 8.186 milhões de euros. Organicamente, a unidade de negócios alcançou um forte aumento nas vendas de 3,3%, impulsionado pelos preços.

O crescimento orgânico das vendas alcançado no terceiro trimestre foi impulsionado pelas áreas de negócio Mobility & Electronics e Craftsmen, e Construction & Professional. A área de negócio Mobility & Electronics registou um forte crescimento orgânico das vendas de 4,6%. Este aumento foi impulsionado pelo negócio de Automotive, enquanto o desempenho do negócio de Electronics foi inferior ao do ano anterior devido à persistência de uma procura fraca. O negócio de Industrials registou um crescimento orgânico das vendas positivo. A área de negócio Packaging & Consumer Goods registou um desenvolvimento orgânico das vendas de -5,0%, com as vendas a diminuírem nos negócios de Consumer Goods e Packaging. Este facto deveu-se a uma procura mais fraca e aos elevados valores comparáveis alcançados no período do ano anterior. A área de negócios Craftsmen, Construction & Professional gerou um crescimento orgânico das vendas de 2,8%, impulsionado pelos negócios de Construction e Consumer & Craftsmen. Em contraste, a área de negócios General Manufacturing & Maintenance registou uma evolução ligeiramente negativa, devido ao enfraquecimento da procura.

Numa perspetiva regional, o desempenho da unidade de negócio Adhesive Technologies no terceiro trimestre foi misto. Na Europa, o desenvolvimento orgânico das vendas foi ligeiramente negativo. Aqui, o crescimento nas áreas de negócio Mobility & Electronics e Craftsmen, Construction & Professional não foi capaz de compensar o desenvolvimento negativo das vendas registado na área de negócio Packaging & Consumer Goods. A região da América do Norte registou um crescimento orgânico das vendas positivo, impulsionado pela área de negócios Mobility & Electronics. A unidade de negócios Adhesive Technologies registou um crescimento orgânico das vendas de dois dígitos na região IMEA, para o qual contribuíram todas as áreas de negócio. O crescimento orgânico das vendas foi muito forte na região da América Latina, impulsionado pelas áreas de negócio Mobility & Electronics e Packaging & Consumer Goods. Em contrapartida, a região Ásia-Pacífico registou um declínio em termos anuais, uma vez que todas as áreas de negócio foram afetadas, em particular, pelo ambiente de mercado tenso que prevalece na China.

Desempenho das Vendas da unidade Consumer Brands

A unidade de negócio Consumer Brands atingiu vendas de 2.695 milhões de euros no terceiro trimestre de 2023, uma diminuição nominal de -7,6% em relação ao trimestre do ano anterior. Organicamente (ou seja, ajustado ao efeito cambial e aquisições / desinvestimentos), as vendas aumentaram 6,2%. Este crescimento foi impulsionado por um aumento de dois dígitos no preço. Em contrapartida, os volumes diminuíram, também devido às medidas de otimização de portfolio em curso. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -6,3% e as aquisições/desinvestimentos tiveram um impacto negativo de -7,5%.

Nos primeiros nove meses de 2023, as vendas da unidade de negócio Consumer Brands atingiram 8.060 milhões de euros, ficando assim -2,3% abaixo do ano anterior em termos nominais. Organicamente, as vendas cresceram 5,9%, impulsionadas pelo preço.

A área de negócios Laundry & Home Care registou um forte crescimento orgânico das vendas de 5,8% no terceiro trimestre. O negócio de Laundry Care registou um aumento muito forte das vendas orgânicas, impulsionado predominantemente por um crescimento significativo de dois dígitos nas vendas da categoria Fabric Care. O negócio de Home Care também registou um crescimento muito forte, impulsionado principalmente por um aumento significativo das vendas na categoria Toilet Care.

A área de negócio Hair registou um crescimento orgânico das vendas significativo de 8,9% no terceiro trimestre. Dentro desta área de negócio, o negócio de Consumer registou um crescimento de dois dígitos, impulsionado pelas categorias de Hair Styling e Hair Care. O negócio Professional registou um crescimento orgânico das vendas muito forte.

A área de negócio Other Consumer Businesses registou uma evolução das vendas orgânicas ligeiramente negativa de -0,6% no terceiro trimestre, resultante de medidas de portfolio.

Numa perspetiva regional, a unidade de negócio Consumer Brands registou um bom crescimento orgânico das vendas na Europa no terceiro trimestre, impulsionado principalmente pela área de negócio Hair. A região da América do Norte registou um crescimento orgânico das vendas muito forte, com a contribuição de todas as áreas de negócio. O crescimento orgânico das vendas na região da América Latina foi também muito forte, principalmente impulsionado pela área de negócio Hair. A região IMEA registou um crescimento orgânico das vendas de dois dígitos, com a contribuição das áreas de negócio de Laundry & Home Care e Hair. Em contrapartida, a evolução das vendas orgânicas na região Ásia-Pacífico foi inferior ao trimestre do ano anterior, devido ao facto de a área de negócio Hair ter sido afetada pelo fraco desenvolvimento do mercado, particularmente na China.

Ativos líquidos e situação financeira do Grupo

Não ocorreram alterações substanciais nos ativos líquidos e na situação financeira do Grupo no período em análise em comparação com a situação reportada a 30 de junho de 2023.

Perspetivas para o Grupo Henkel

Com base no desempenho comercial nos primeiros nove meses de 2023 e nos pressupostos para o resto do ano, o Conselho de Administração da Henkel AG & Co. KGaA decidiu aumentar as expetativas para o ano fiscal de 2023.

Para o Grupo Henkel, espera-se agora que o crescimento orgânico das vendas no ano fiscal de 2023 se situe no intervalo de 3,5% a 4,5% (anteriormente: 2,5% a 4,5%). O crescimento orgânico das vendas na unidade de negócios Adhesive Technologies está agora previsto para estar na faixa de 2,5% a 3,5% (anteriormente: 2,0% a 4,0%) e na unidade de negócios Consumer Brands na faixa de 5,0% a 6,0% (anteriormente: 3,0% a 5,0%).

Para o Grupo Henkel, espera-se agora que o retorno ajustado das vendas (margem EBIT) se situe entre os 11,5% e os 12,5% (anteriormente: 11,0% a 12,5%). Para a unidade de negócios Adhesive Technologies, espera-se agora que o retorno ajustado das vendas se situe no intervalo de 14,0% a 15,0% (anteriormente: 13,5% a 15,0%) e para a unidade de negócios Consumer Brands na faixa de 10,0% a 11,0% (anteriormente: 9,5% a 11,0%).

O intervalo de orientação previsto para os lucros ajustados por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes foi agora aumentado para 15,0% a 25,0% (anteriormente: 5,0% a 20,0%).

Além disso, foram atualizadas as seguintes expetativas para 2023:

  • Despesas de reestruturação de cerca de 300 milhões de euros (anteriormente: 300 a 350 milhões de euros)
  • Saídas de caixa para investimentos em ativos fixos tangíveis e intangíveis de cerca de 650 milhões de euros (anteriormente: 650 a 750 milhões de euros)

As seguintes expetativas para 2023 mantêm-se inalteradas:

  • Impacto da moeda nas vendas: impacto negativo na ordem do meio dígito percentual1
  • Impacto das fusões e aquisições nas vendas: impacto negativo na ordem do meio dígito percentual2
  • Preços dos materiais diretos: aumento na ordem de um dígito percentual baixo1

Estrutura de reporting alterada a partir do 1.º trimestre de 2023

In light of the amended reporting structure adopted as of the first quarter of 2023 (see details in
Henkel’s half-year report 2023, page 5), the prior-year figures indicated for the Consumer Brands business unit, for the business areas within the two business units, and for the Europe, IMEA and Asia- Pacific regions reflect in each case the new structure.

Tendo em conta a alteração da estrutura de reporting adotada a partir do primeiro trimestre de 2023 (ver detalhes no relatório semestral da Henkel 2023, página 5), os valores do ano anterior indicados para a unidade de negócio Consumer Brands, para as áreas de negócio dentro das duas unidades de negócio e para as regiões da Europa, IMEA e Ásia-Pacífico refletem, em cada caso, a nova estrutura.

Nota: Todos os valores individuais constantes do presente documento foram arredondados a nível comercial. A adição pode resultar em desvios em relação aos totais indicados.


1 Em comparação com a média do ano anterior.
2 Incluindo o efeito da cessação das atividades comerciais na Rússia.