Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
08/04/2024 Bobadela
Para elevar ao próximo nível a avaliação das suas emissões de CO2 na cadeia de abastecimento a montante, a Henkel lançou um programa de envolvimento abrangente para os seus fornecedores a nível mundial denominado "Climate Connect". O programa tem como objetivo promover a descarbonização ao longo da cadeia de valor através da recolha de dados de emissões, ações definidas em conjunto para a respetiva redução e formação contínua.
A Henkel irá cooperar com o "Manufacture 2030", um parceiro no domínio da redução de carbono, para se dirigir aos seus fornecedores de matérias-primas e embalagens, bem como aos fabricantes contratados e fornecedores de bens comercializados em todo o mundo, onde ocorre um total de mais de 90% das emissões a montante de âmbito 3 da Henkel. O programa, que registará os principais dados sobre energia, consumo de água e volumes de resíduos, será implementado e adaptado gradualmente a um número crescente de fornecedores nas diferentes categorias de âmbito 3, no futuro. Com a ajuda dos dados gerados, bem como das formações correspondentes, a Henkel e o "Manufacture 2030" oferecerão aos fornecedores participantes apoio individual na avaliação da sua linha de base e na definição de medidas para ações climáticas.
"Em comparação com as grandes empresas, os nossos parceiros de pequena e média dimensão têm muitas vezes dificuldade em registar as suas emissões de CO2 por falta de capacidade para o fazer. No entanto, estes dados são extremamente relevantes, uma vez que são a única forma de definir objetivos e medidas para reduzir estas emissões. Para nós, na Henkel, esta é a base para reduzir as nossas emissões de âmbito 3 e atingir os nossos objetivos de proteção climática", afirma Bertrand Conquéret, Chief Procurement Officer da Henkel. "O programa 'Climate Connect' foi, portanto, concebido como um projeto de parceria a longo prazo com o qual queremos apoiar os nossos fornecedores diretamente e tão individualmente quanto possível".
Para além das formações, o programa oferece aos fornecedores a possibilidade de acompanharem regularmente os seus progressos em termos de indicadores ambientais e de tornarem os dados gerados no " Manufacture 2030" visíveis também para outros clientes. Os fornecedores podem também exportar dados relevantes para o Carbon Disclosure Project (CDP), um sistema global de divulgação para gerir dados ambientais, ao qual muitas empresas aderiram. A visão geral dos dados também lhes pode servir para obter acesso a parceiros comerciais e oportunidades de financiamento ecológico.
Através da iniciativa "Together for Sustainability (TfS)", que a Henkel co-fundou em 2011 juntamente com outros parceiros da indústria química, a empresa já está a trabalhar em estreita colaboração com outros membros na recolha de dados da Pegada de Carbono dos Produtos de fornecedores estratégicos. Com o novo programa "Climate Connect", esta abordagem deve agora ser alargada a uma base de fornecedores ainda maior com vários níveis de maturidade.
A Henkel está a perseguir objetivos claros para reduzir a sua pegada de carbono em linha com o Acordo Climático de Paris. A empresa estabeleceu objetivos para as emissões de Âmbito 1 e Âmbito 2, que incluem a redução das emissões em 67% até 2030 (ano base: 2017). A Henkel desenvolverá também um caminho líquido zero para suas emissões de Âmbito 3 ao longo da cadeia de valor, de acordo com o padrão "Science Based Targets initiative (SBTi)". Isto implica emissões causadas por matérias-primas e embalagens, que atualmente representam cerca de um quarto das emissões na cadeia de valor da Henkel. Até 2030, a Henkel tem como objetivo reduzir as suas emissões de CO2 provenientes de matérias-primas e embalagens em 30%.
Mais informações