03/05/2024  Düsseldorf / Alemanha

Excelente início de ano fiscal

Henkel aumenta vendas e perspetivas de lucros para 2024

Com base no excelente desempenho comercial do ano até à data e nos pressupostos para o resto do ano, o Conselho de Administração da Henkel AG & Co. KGaA decidiu aumentar as perspetivas para o ano financeiro atual, que foram publicadas no início de março.

As expectativas para o desempenho das vendas e dos lucros da Henkel foram aumentadas:

  • Crescimento orgânico das vendas: 2,5% a 4,5% (anteriormente: 2,0% a 4,0%)
  • Adhesive Technologies: 2,0% a 4,0% (inalterado)
  • Consumer Brands: 3,0% a 5,0% (anteriormente: 2,0% a 4,0%)
  • Retorno ajustado das vendas: 13,0% a 14,0% (anteriormente: 12,0% a 13,5%)
  • Adhesive Technologies: 16,0% a 17,0% (anteriormente: 15,0% a 16,5%)
  • Consumer Brands: 12,0% a 13,0% (anteriormente: 11,0% a 12,5%)
  • Lucro ajustado por ação preferencial (EPS): Aumento no intervalo de +15,0% a +25,0% a taxas de câmbio constantes (anteriormente: +5,0% a +20,0%)

“O excelente início de ano e o aumento das perspetivas para o ano inteiro demonstram muito claramente que estamos no caminho certo com a nossa agenda de crescimento. Sempre afirmámos que queríamos apresentar resultados. E é isso que estamos a fazer. As mudanças iniciadas em ambas as unidades de negócio estão a mostrar resultados claros", afirma Carsten Knobel, CEO da Henkel.

O aumento das expetativas para 2024 é apoiado por ambas as unidades de negócio. No caso da unidade de Adhesive Technologies, o negócio globalmente mais robusto e o desenvolvimento da margem bruta num ambiente de mercado persistentemente desafiante, bem como a recuperação do mercado da Eletrónica, têm um impacto positivo no desempenho dos lucros.  

Já, no caso da unidade de Consumer Brands, a implementação de medidas e iniciativas estratégicas está a ter um impacto positivo nas vendas, nas margens brutas e nos resultados. Este desenvolvimento é apoiado pelo forte desempenho do negócio de Hair, pela implementação contínua de medidas de portfólio e pelo forte desenvolvimento das principais marcas e inovações. Ao mesmo tempo, a Henkel continua os seus investimentos em inovação e, particularmente, em marketing a níveis elevados para alimentar um maior crescimento.

A Henkel atualizou também as suas expetativas relativamente aos efeitos das aquisições/desinvestimentos, bem como das taxas de câmbio nas vendas. As aquisições mais recentes - Seal for Life Industries e Vidal Sassoon na China - foram concluídas mais rapidamente do que o previsto, contribuindo assim mais cedo para o desenvolvimento das vendas e dos lucros.

  • Aquisições/Desinvestimentos: impacto neutro no crescimento nominal das vendas (anteriormente: impacto negativo na ordem de um dígito percentual baixo)
  • Conversão das vendas em moeda estrangeira: impacto negativo no intervalo médio de um dígito percentual (anteriormente: impacto negativo no intervalo médio de um dígito percentual)

As seguintes expetativas para 2024 mantêm-se inalteradas:

  • Preços dos materiais diretos: evolução estável1
  • Despesas de reestruturação de 250 a 300 milhões de euros
  • Saídas de caixa para investimentos em ativos fixos tangíveis e intangíveis entre 650 e 750 milhões de euros

Evolução orgânica das vendas no primeiro trimestre de 2024

Com base em números preliminares, a Henkel gerou vendas do Grupo de cerca de 5,3 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, alcançando um forte crescimento orgânico das vendas de 3,0%. A unidade de negócio de Adhesive Technologies registou vendas de cerca de 2,7 mil milhões de euros e um crescimento orgânico positivo de 1,3%. A unidade de negócio de Consumer Brands registou vendas de 2,6 mil milhões de euros e um crescimento orgânico muito forte das vendas de 5,2%.

A Henkel comunicará mais pormenores sobre o desenvolvimento das vendas no primeiro trimestre a 8 de maio.

 

Em comparação com a média do ano anterior