Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
08/05/2024 Bobadela
No primeiro trimestre de 2024, a Henkel alcançou vendas do Grupo de cerca de 5,3 mil milhões de euros e gerou um forte crescimento orgânico das vendas de 3,0%. O aumento foi impulsionado por um desenvolvimento positivo dos preços em ambas as unidades de negócio. O desenvolvimento do volume a nível do Grupo, que ainda está a ser impactado pelas medidas de portfólio na unidade de negócio Consumer Brands, mostrou uma nova melhoria sequencial em comparação com o quarto trimestre de 2023. Em termos nominais, as vendas diminuíram -5,2% em comparação com o trimestre do ano anterior - predominantemente devido à venda das atividades comerciais na Rússia e aos efeitos cambiais negativos.
“Tivemos um início de ano muito bom. Além disso, conseguimos fechar as aquisições da Seal for Life Industries e da Vidal Sassoon na China mais rápido do que o previsto e, assim, fortalecer ainda mais os nossos negócios", disse Carsten Knobel, CEO da Henkel. “À luz destes desenvolvimentos, aumentámos significativamente as nossas perspetivas de vendas e lucros para 2024 na semana passada. Isto demonstra: Temos uma estratégia clara que estamos a executar de forma rigorosa. Cumprimos o que prometemos. E estamos no caminho certo para um maior crescimento rentável”.
O aumento positivo das vendas orgânicas da unidade de negócio Adhesive Technologies no primeiro trimestre foi principalmente impulsionado pelo forte crescimento orgânico das vendas na área de negócio Mobility & Electronics. O forte crescimento orgânico das vendas na unidade de negócio Consumer Brands foi impulsionado por todas as áreas de negócio, com um contributo especial do negócio Hair.
As vendas do Grupo no primeiro trimestre de 2024 totalizaram 5.317 milhões de euros , um decréscimo nominal de -5,2% em comparação com o trimestre do ano anterior (5.609 milhões de euros). Organicamente (ou seja, ajustado para efeitos cambiais e aquisições/desinvestimentos), as vendas aumentaram 3,0%. O forte crescimento orgânico das vendas a nível do Grupo foi impulsionado pelos preços. As aquisições/desinvestimentos reduziram as vendas em -4,3%. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo adicional de -3,9% no desenvolvimento das vendas.
O crescimento orgânico das vendas na região da Europa ascendeu a 2,5% no primeiro trimestre. Na região IMEA, as vendas aumentaram organicamente em 26,9%. A região da América do Norte registou um desenvolvimento orgânico das vendas negativo de -3,0%. Na América Latina, as vendas foram organicamente -2,7% abaixo do trimestre do ano anterior. A região Ásia-Pacífico registou um crescimento orgânico das vendas de 3,5%.
A unidade de negócio Adhesive Technologies alcançou vendas de 2.677 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, representando uma redução nominal de -4,1% em comparação com o trimestre do ano anterior (2.791 milhões de euros). Organicamente (ou seja, ajustado ao efeito cambial e aquisições/desinvestimentos), as vendas aumentaram 1,3% em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Tanto o preço como o volume registaram uma evolução positiva. Os efeitos cambiais reduziram as vendas em -3,8%. As aquisições/desinvestimentos tiveram um efeito negativo adicional de -1,7%.
O positivo desenvolvimento orgânico das vendas da unidade de negócio Adhesive Technologies no primeiro trimestre foi impulsionado principalmente pela área de negócio Mobility & Electronics, que alcançou um forte aumento de 3,7%. Este crescimento foi impulsionado pelos negócios Automotive e Electronics. O negócio Industrial registou um desenvolvimento positivo. Num ambiente de mercado continuamente desafiante, a área de negócio Packaging & Consumer Goods registou um desenvolvimento orgânico das vendas globalmente estável de -0,2%, que foi apoiado por um desenvolvimento de volume positivo. O negócio de Packaging registou um crescimento positivo, beneficiando dos primeiros sinais de melhoria da procura. O negócio de Consumer Goods registou um ligeiro declínio em comparação com um trimestre muito forte do ano anterior. O crescimento orgânico das vendas na área de negócio Craftsmen, Construction & Professional foi de 0,3% em relação ao trimestre do ano anterior. Esta evolução foi particularmente apoiada pelo negócio de Construction que registou um bom crescimento. A área de negócio General Manufacturing & Maintenance apresentou um desempenho global negativo, que se deveu principalmente ao ambiente de mercado atualmente desafiante.
De uma perspetiva regional, o desempenho orgânico das vendas da unidade de negócio Adhesive Technologies foi misto. Na Europa, as vendas globais foram organicamente inferiores ao trimestre do ano anterior, apesar de a área de negócios Craftsmen, Construction & Professional ter registado um crescimento orgânico positivo. Embora a América do Norte tenha registado um aumento orgânico positivo das vendas na área de negócios Mobility & Electronics, o desempenho global das vendas na região foi inferior ao do trimestre do ano anterior. A região IMEA registou um aumento orgânico das vendas de dois dígitos, com todas as áreas de negócio a contribuírem com taxas de crescimento de dois dígitos. A América Latina registou uma evolução orgânica negativa das vendas em todas as áreas de negócio. Em contrapartida, o crescimento das vendas na região da Ásia-Pacífico foi muito forte – principalmente impulsionado por uma evolução significativamente positiva na China, que foi apoiada pelos primeiros sinais de um ambiente de mercado em estabilização, após as condições desafiantes registadas no ano anterior.
Na unidade de negócio Consumer Brands, as vendas no primeiro trimestre de 2024 totalizaram 2.605 milhões de euros, uma diminuição nominal de -6,0% em relação ao trimestre do ano anterior. Organicamente (ou seja, ajustado ao efeito cambial e aquisições/desinvestimentos), as vendas aumentaram 5,2%. Os preços na unidade de negócio permaneceram muito fortes em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Os volumes diminuíram ligeiramente, em particular devido aos impactos das medidas de portfólio em curso. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo de -4,0% nas vendas. As aquisições/desinvestimentos reduziram as vendas em mais -7,2%.
No primeiro trimestre, a área de negócio Laundry & Home Care gerou um forte crescimento orgânico das vendas de 4,6%. O negócio de Laundry registou um forte crescimento, impulsionado principalmente por um aumento de dois dígitos na categoria Fabric Care. A área de negócio Home Care alcançou um crescimento orgânico significativo das vendas, que foi particularmente impulsionado por um aumento de dois dígitos nas vendas da categoria Toilet Care e um crescimento muito forte na categoria Dishwashing.
A área de negócio Hair registou um forte crescimento orgânico das vendas de 6,9%. O crescimento no negócio de Consumer foi significativo, impulsionado em particular pela categoria Hair Styling. A negócio de Professional registou um crescimento orgânico muito forte das vendas.
A área de negócio Other Consumer Businesses registou um forte crescimento orgânico das vendas de 3,4%.
De uma perspetiva regional, a unidade de negócio Consumer Brands registou uma evolução mista no período em análise. A região da Europa registou um forte aumento orgânico das vendas no primeiro trimestre, impulsionado pelas áreas de negócio Hair e Laundry & Home Care. A região da América do Norte registou uma evolução negativa das vendas orgânicas, principalmente devido às medidas de portfólio implementadas na área de negócio Laundry & Home Care. A região IMEA registou um crescimento orgânico das vendas de dois dígitos em todas as áreas de negócio. O aumento positivo das vendas orgânicas na América Latina foi impulsionado pela área de negócio Hair, com os negócios Consumer e Professional a contribuírem para o crescimento. O crescimento das vendas manteve-se estável na região da Ásia-Pacífico, apoiado pela área de negócio da Laundry & Home Care.
Não se verificaram alterações substanciais nos activos líquidos e na posição financeira do Grupo no período em análise em comparação com a situação em 31 de dezembro de 2023.
A orientação para o exercício fiscal de 2024, publicada a 4 de março de 2024, foi aumentada a partir de 3 de maio.
Para este ano, a Henkel espera um crescimento orgânico das vendas de 2,5% a 4,5% (anteriormente: 2,0% a 4,0%). Para Adhesive Technologies, o crescimento orgânico das vendas ainda é esperado na faixa de 2,0% a 4,0%. Relativamente a Consumer Brands, a empresa prevê agora um aumento orgânico das vendas de 3,0% a 5,0% (anteriormente: 2,0% a 4,0%).
Prevê-se agora que o retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) a nível do Grupo se situe no intervalo de 13,0% a 14,0% (anteriormente: 12,0% a 13,5%). Para Adhesive Technologies, prevê-se agora que o retorno ajustado das vendas se situe entre 16,0% e 17,0% (anteriormente: 15,0% a 16,5%) e para Consumer Brands no intervalo de 12,0% a 13,0% (anteriormente: 11,0% a 12,5%).
Para os lucros ajustados por ação preferencial (EPS), a Henkel espera agora um aumento no intervalo de +15,0% a +25,0% a taxas de câmbio constantes (anteriormente: +5,0% a +20,0%).
A Henkel actualizou também as seguintes expetativas:
As seguintes expetativas para 2024 mantêm-se inalteradas:
1 Em comparação com a média do ano anterior.