Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Adhesive Technologies e Beauty Care.
17/07/2024 Bobadela
A Henkel acaba de publicar os resultados preliminares relativos ao primeiro semestre de 2024. As vendas ascenderam a 10,813 milhões de euros. Isto corresponde a um crescimento orgânico das vendas de 2.9%. Em particular, o retorno ajustado sobre as vendas e os ganhos ajustados por ação excederam as expectativas do mercado: O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT ajustada) subiu para 14.9% (ano anterior: 11.5%). O lucro ajustado por ação preferencial ascendeu a €2.78 no primeiro semestre de 2024. A taxas de câmbio constantes, isto representa um aumento de 32.9% em comparação com igual período do ano anterior. Devido ao forte desenvolvimento registado e tendo em conta o desenvolvimento esperado do negócio no resto do ano, a Henkel reviu em alta as suas perspetivas para 2024. Na base desta revisão está a expectativa de lucros mais elevados na unidade de negócio Consumer Brands, enquanto aumentam os investimentos em marketing para apoiar as inovações. A perspetiva já considera a expetativa de preços mais altos para materiais diretos no segundo semestre do ano. A Henkel espera agora o seguinte desenvolvimento de vendas e lucros para o ano fiscal de 2024:
“O muito bom desempenho geral dos negócios no primeiro semestre do ano e o facto de termos aumentado novamente as nossas perspetivas para o ano fiscal de 2024 demonstram, claramente, que estamos no caminho certo com a nossa estratégia”, disse Carsten Knobel, CEO da Henkel.
“A fusão do negócio na área do consumo é bem-sucedida e a implementação das nossas medidas e iniciativas estratégicas têm um impacto muito positivo nas vendas, na margem bruta e na evolução dos resultados. No primeiro semestre do ano, mantivemos o aumento dos nossos investimentos em marcas e inovações, e vamos aumentá-los ainda mais ao longo de 2024, a fim de apoiar as nossas ambições de crescimento futuras. As mudanças estruturais e de equipa iniciadas no nosso negócio de Adhesive também estão a mostrar resultados tangíveis e a contribuir significativamente para o desempenho muito forte da Henkel. Estamos a cumprir o que nos comprometemos e estamos no caminho certo para um maior crescimento”, acrescentou Knobel.
De acordo com os números preliminares, a Henkel gerou vendas de 10,813 milhões de euros no primeiro semestre de 2024. Isto corresponde a um crescimento orgânico de 2.9% das vendas. O crescimento nas unidades de negócio foi impulsionado por um desenvolvimento positivo dos preços (+2.5%). Ao nível do Grupo, a evolução do volume, que continua a ser influenciado pelas medidas no portfólio da unidade Consumer Brands, foi ligeiramente positiva (+0.4%) e também apresentou uma melhoria sequencial em comparação com o primeiro trimestre de 2024. Em termos nominais, as vendas diminuíram -1.0% em comparação com o mesmo período do ano anterior, em particular devido à venda de atividades comerciais na Rússia e a efeitos cambiais negativos, enquanto as aquisições recentemente concluídas da Seal for Life e da Vidal Sassoon contribuíram positivamente.
O lucro operacional ajustado (EBIT ajustado) aumentou 28.4% para 1,610 milhões de euros no primeiro semestre do ano, em comparação com 1,254 milhões de euros no mesmo período do ano anterior. O retorno ajustado sobre as vendas (margem EBIT ajustada) também aumentou significativamente em 340 pontos base para 14.9%. O lucro ajustado por ação preferencial aumentou para €2.78 no primeiro semestre de 2024. A taxas de câmbio constantes, este valor corresponde a um aumento de 32.9% em comparação com o primeiro semestre de 2023.
As vendas na unidade de negócio Adhesive Technologies ascenderam 5,475 milhões de euros na primeira metade de 2024. O crescimento das vendas orgânicas foi de 2.0%. Este desenvolvimento foi impulsionado por uma componente de preço de +0.2% e um crescimento de volume de 1.8%. Assim, a unidade de negócio apresentou uma melhoria sequencial no desenvolvimento do volume em comparação com o primeiro trimestre de 2024. O lucro operacional ajustado aumentou 21.8% para 933 milhões de euros na primeira metade de 2024, comparativamente aos 766 milhões de euros no mesmo período do ano passado. O retorno ajustado das vendas aumentou significativamente em 300 pontos base para 17.0%.
A unidade de negócio Consumer Brands gerou vendas de 5,266 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2024. O crescimento das vendas orgânicas ascendeu a 4.3%. Este desenvolvimento foi impulsionado por uma componente de preço de +5.1%. Principalmente devido às medidas contínuas de otimização de portfólio, o desenvolvimento do volume foi negativo em -0.9%. No entanto, mostrou uma melhoria sequencial comparativamente ao primeiro trimestre de 2024. O lucro operacional ajustado ascendeu a 753 milhões de euros e foi, portanto, 34.7% maior do que no mesmo período do ano anterior. O retorno ajustado das vendas aumentou significativamente por 390 pontos base para 14.3%.
A Henkel vai apresentar mais pormenores sobre o desenvolvimento do negócio no segundo trimestre e na primeira metade do ano, dia 13 de agosto de 2024, como planeado.
Relativamente aos pontos seguintes, as expetativas para 2024 permanecem inalteradas face às perspetivas atualizadas do início de maio de 2024:
1 Por comparação com a média do ano anterior