Descubra as marcas das nossas dois unidades de negócios Henkel Adhesive Technologies e Henkel Consumer Brands.
11/03/2025 Düsseldorf / Alemanha
A Henkel acaba de publicar o seu relatório de sustentabilidade para 2024. A empresa avançou, ainda mais, especialmente nas áreas de proteção climática e economia circular, mas também em questões sociais. Já este ano, a Henkel reporta voluntariamente de acordo com os requisitos relacionados com o conteúdo da nova Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD) da União Europeia e das suas Normas Europeias de Relatórios de Sustentabilidade (ESRS).
“Fizemos grandes progressos e conseguimos melhorias tangíveis na sustentabilidade durante o ano passado - em todas as áreas da nossa estratégia de sustentabilidade”, disse Carsten Knobel, CEO da Henkel. “Mesmo em tempos difíceis, mantemo-nos fiéis aos nossos valores fundamentais: através dos nossos produtos, processos e contribuição para a sociedade, estamos empenhados num mundo mais sustentável. Isto também se reflete no nosso roadmap net-zero que visa reduzir as nossas emissões de gases com efeito de estufa em 90% até 2045”.
“Estou orgulhosa do nosso progresso nas principais iniciativas de sustentabilidade”, afirmou Sylvie Nicol, Vice-Presidente Executiva de Recursos Humanos, Infraestruturas e Sustentabilidade. “Em 2024, por exemplo, aumentámos a proporção de plástico reciclado nas nossas embalagens de bens de consumo para 25%. E introduzimos uma licença parental neutra em termos de género de, pelo menos, oito semanas com pagamento integral em todo o mundo - que recebeu uma excelente resposta. Além disso, implementámos o primeiro relatório de sustentabilidade de acordo com os requisitos de conteúdo da nova ESRS, o que também melhorou ainda mais os nossos processos internos”.
No final do ano passado, a Henkel reduziu as emissões de CO2 na sua produção por tonelada de produto em 64% em comparação com o ano base de 2017 e aumentou a energia comprada a partir de fontes renováveis para 47%.
A Henkel também estabeleceu objetivos Net-Zero no ano passado que abrangem uma parte maior da cadeia de valor do que os seus objetivos climáticos anteriores. Até 2045, a Henkel pretende reduzir as suas emissões absolutas de gases com efeito de estufa (GEE) de âmbito 1, 2 e 3 em 90%. Como objetivos climáticos a curto prazo, a Henkel planeia reduzir as suas emissões absolutas de GEE de âmbito 1 e 2 em 42% e as suas emissões absolutas de GEE de âmbito 3 em 30% até 2030 (em comparação com 2021). Os novos objetivos foram validados pela Science Based Targets Initiative (SBTi), uma organização para as alterações climáticas que apoia as empresas na definição de objetivos de redução de GEE que estão em linha com o Acordo Climático de Paris. Até ao final de 2024, a Henkel reduziu as suas emissões de GEE de âmbito 1, 2 e 3 em 20% (em comparação com 2021).
Para descarbonizar ainda mais a cadeia de valor e capturar melhor as emissões de CO2 na cadeia de fornecimento (âmbito 3), a Henkel acelerou o seu programa de compromisso com os seus fornecedores globais no ano passado. Este programa recolhe dados de emissões e define medidas específicas para reduzir as emissões.
A Henkel aumentou ainda mais a percentagem de plástico reciclado nas suas embalagens de bens de consumo para 25%. Até ao final deste ano, a empresa espera atingir os 30%. Dois exemplos realçam este progresso: Na Europa, a Henkel aumentou a percentagem de reciclado pós-consumo nas embalagens de detergentes líquidos e de produtos para o cuidado do cabelo para, pelo menos, 50%. Isto inclui marcas como Persil, Weißer Riese, Spee e Gliss. Na América do Norte, a empresa introduziu uma nova embalagem para o seu sabonete líquido para as mãos Dial, que agora é feito de plástico 100% reciclado.
A Henkel também tem como objetivo conceber todas as embalagens de consumo para reciclagem. No final de 2024, esta percentagem tinha atingido os 89%.
Com as inovações em adesivos da sua unidade de negócio Adhesive Technologies, a Henkel está a estabelecer novos padrões para embalagens mais sustentáveis. Por exemplo, um novo adesivo de fusão a quente da marca Technomelt, que é usado para embalagens de alimentos, entre outras coisas, consiste em pelo menos 49% de matérias-primas de base biológica. Ao mesmo tempo, é necessária uma quantidade significativamente menor de energia para os clientes durante a fase de aplicação do produto.
Um marco na área da diversidade e da igualdade é o programa de licença parental sem distinção de género que a empresa introduziu para todos os seus 47.000 colaboradores em todo o mundo. Garante um mínimo de oito semanas de licença parental totalmente paga e aplica-se a todas as constelações familiares, incluindo crianças adotadas ou de acolhimento, casais LGBTQ+ e pais solteiros. A resposta à oferta foi muito positiva; cerca de mais 30% dos colaboradores em todo o mundo tiraram licença parental face ao ano anterior.
Além disso, a Henkel conseguiu aumentar a percentagem de mulheres na gestão para 42%.
Como parte do seu compromisso para com condições de trabalho justas, a empresa introduziu uma avaliação anual adicional para garantir que a remuneração dos colaboradores da Henkel em todo o mundo se mantém consistentemente alinhada com os valores de referência locais de salários dignos.
Agências de classificação externas e independentes reconheceram mais uma vez o progresso da sustentabilidade da Henkel. Entre outras, a agência de classificação ESG EcoVadis concedeu à Henkel a Medalha de Ouro. Isto faz da Henkel uma das cinco empresas mais bem avaliadas. Além disso, a Henkel foi reconhecida como uma empresa de topo pela Morningstar Sustainalytics pelo seu desempenho de sustentabilidade. E a empresa recebeu outro prémio da Corporate Knights no seu ranking 2025 Global 100 Most Sustainable Corporations in the World. A Henkel também foi homenageada com o Prémio Futuro Sustentável 2024 pelo Instituto F.A.Z. e pela Cision Alemanha pelos seus muitos anos de comunicação de sustentabilidade credível.
Relatório de Sustentabilidade 2024 (Capa)